.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1070

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/4/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


Química verde: workshop mostra o saldo do esforço brasileiro



Um conceito transversal. A palavra ganha ênfase especial para muitos pesquisadores quando falam da química verde. Porque a ideia de renovação de processos e produtos, em direção a uma sociedade sustentável, está presente hoje em cada uma das áreas da química. Ao mesmo tempo, consideram, é um movimento de mudança, em escala mundial, que atravessa a economia e a cultura. Mas quais são os contornos da química verde na pesquisa científica brasileira? E na indústria? Parte das respostas será apresentada no workshop "Química Verde: alcances, desafios e perspectivas futuras" durante a 36ª Reunião Anual da SBQ. Entre os 11 participantes do encontro estão profissionais da universidade, da indústria, e de órgãos governamentais.

A escolha dos apresentadores ilustra a transversalidade da química verde, explica Vânia Gomes Zuin (UFSCar) coordenadora do workshop ao lado de Fernando Galembeck (Unicamp). Ela lembra que parte dos palestrantes também esteve presente na 4th International IUPAC Conference on Green Chemistry, realizada no Brasil no final de 2012, sob os auspícios da SBQ. A reunião terá como convidado internacional Werner Sternad, pesquisador do Fraunhofer Institute for Interfacial Engineering and Biotechnology, da Alemanha, que falará sobre a produção de matérias-primas a partir de resíduos orgânicos. O conjunto dos palestrantes abrange pesquisadores da química orgânica (Vitor Ferreira, UFF), catálise (Cláudio Mota, UFRJ), química ambiental e energia (Gilberto Romeiro – UFRJ), da agroenergia (Sívio Vaz Jr – Embrapa), química inorgânica (Ulf Friedrich Schuchardt – Unicamp), quimiometria (Edenir Pereira – UFSCar) e educação ( Carlos Marques – UFSC).

O lugar que a química verde ocupa no planejamento das políticas industriais será apresentado pelo diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, Fernando Rizzo Assunção. A incorporação de novos conceitos pela indústria brasileira, por sua vez, estará representada no workshop através de dois exemplos que ligam a pesquisa ao mercado. Paulo Coutinho, responsável pela área de prospecção e avaliação em Renováveis, da Braskem, fala sobre o cenário da produção de plástico verde. A bem-sucedida pesquisa de insumos para a indústria de cosméticos com base na biodiversidade da floresta amazônica é o tema de Daniel Sabará, da Beraca Sabará Químicos e Ingredientes.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299