.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1070

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/4/2013



Instituto de Química da UFG inaugura prédio do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências


Desde 2002, NUPEC promove pesquisas especialmente voltadas ao ensino básico de ciências exatas

Na presença de professores e estudantes, foi inaugurado na sexta-feira, 5 de abril, o prédio do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC), do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Com sala de informática, laboratórios, salas de aula e auditório, o lugar será o espaço do desenvolvimento de estudos dos professores e alunos de graduação e mestrado do instituto.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, referiu-se ao NUPEC como modelo a ser seguido no País. Isso porque, prossegue ele, “promove a interação entre a educação básica e a educação superior de forma exemplar”. “A UFG não pode se omitir neste papel de observar e cuidar de todas as fases da educação. Este é o dever de uma universidade pública.”

Outros investimentos estão por vir para o NUPEC, garante o diretor do Instituto de Química, Neucírio Ricardo de Azevedo. “[A inauguração do prédio] é um momento de júbilo e vai alavancar ainda mais as conquistas deste grupo de pesquisas. Por isso, já há o projeto de um anexo no prédio para a construção de salas para que os professores do instituto estejam sempre presentes”, argumentou.

O começo 
As ideias iniciais do núcleo surgiram em 2002, quando a professora Agustina Rosa Echeverría, juntamente com um grupo de alunos, decidiu montar as bases do projeto de pesquisa. Coordenadora do NUPEC, Agustina se emociona ao falar da inauguração do prédio, que define como “a materialização de um sonho”, que apenas foi possível graças a um trabalho coletivo. “Esta parte física veio de um projeto em aproximação com a Escola de Engenharia Civil. O prédio é um ponto de inflexão, pois as condições físicas serão fundamentais e determinantes para as futuras ações do NUPEC.”

Aluna de graduação em Química, Érivan Cristina enxerga a edificação como ideal para aulas da licenciatura. “Os laboratórios vão auxiliar bastante nas aulas para estudantes da licenciatura. Além disso, será possível oferecer também cursos de capacitação para os professores de química nos ensinos básico e fundamental”.


Fonte: Ascom/UFG






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299