11/4/2013
Instituto de QuÃmica da UFG inaugura prédio do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Desde 2002, NUPEC promove pesquisas especialmente voltadas ao ensino básico de ciências exatas
Na presença de professores e estudantes, foi inaugurado na sexta-feira, 5 de abril, o prédio do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC), do Instituto de QuÃmica da Universidade Federal de Goiás. Com sala de informática, laboratórios, salas de aula e auditório, o lugar será o espaço do desenvolvimento de estudos dos professores e alunos de graduação e mestrado do instituto.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, referiu-se ao NUPEC como modelo a ser seguido no PaÃs. Isso porque, prossegue ele, “promove a interação entre a educação básica e a educação superior de forma exemplar”. “A UFG não pode se omitir neste papel de observar e cuidar de todas as fases da educação. Este é o dever de uma universidade pública.”
Outros investimentos estão por vir para o NUPEC, garante o diretor do Instituto de QuÃmica, NeucÃrio Ricardo de Azevedo. “[A inauguração do prédio] é um momento de júbilo e vai alavancar ainda mais as conquistas deste grupo de pesquisas. Por isso, já há o projeto de um anexo no prédio para a construção de salas para que os professores do instituto estejam sempre presentes”, argumentou.
O começoÂ
As ideias iniciais do núcleo surgiram em 2002, quando a professora Agustina Rosa EcheverrÃa, juntamente com um grupo de alunos, decidiu montar as bases do projeto de pesquisa. Coordenadora do NUPEC, Agustina se emociona ao falar da inauguração do prédio, que define como “a materialização de um sonho”, que apenas foi possÃvel graças a um trabalho coletivo. “Esta parte fÃsica veio de um projeto em aproximação com a Escola de Engenharia Civil. O prédio é um ponto de inflexão, pois as condições fÃsicas serão fundamentais e determinantes para as futuras ações do NUPEC.”
Aluna de graduação em QuÃmica, Érivan Cristina enxerga a edificação como ideal para aulas da licenciatura. “Os laboratórios vão auxiliar bastante nas aulas para estudantes da licenciatura. Além disso, será possÃvel oferecer também cursos de capacitação para os professores de quÃmica nos ensinos básico e fundamental”.
Fonte:Â Ascom/UFG
|