.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1071

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/4/2013



Programa Ciência sem Fronteiras lança Portal Estágios & Empregos


No dia 17/04, o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) lançou o Portal de Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O evento foi realizado no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Participam do evento, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, além do Embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye.

O Portal Estágios & Empregos é fruto de uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção da integração dos bolsistas e ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras e o setor privado, que será consolidada com empresas parceiras. Na página estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos perfis de mão-de-obra altamente qualificada, já selecionados pelo programa.

A página pretende, ainda, auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica, visando otimizar o ambiente de inovação no país e disponibilizar um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros.

Portal de Acompanhamento - Durante o evento, será lançado, ainda, o Portal de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras, que proporcionará maior transparência na divulgação dos dados de execução do programa e será de acesso público. A ferramenta consolida as principais informações sobre as bolsas já implementadas pelo CNPq e pela CAPES e uma grande e variada quantidade de dados complementares sobre o programa como quantitativos das modalidades de bolsas, países de destino dos bolsistas, instituição de origem, distribuição das bolsas por gênero, entre outros.

Também será apresentada a nova modalidade de bolsa para graduados denominada Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, que terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES). Esta bolsa será destinada ao apoio a participação de especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico, no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, através de estágios e cursos.

Parceria - O anúncio de uma nova parceria entre Brasil e França também integra a programação do evento. A iniciativa tem como objetivo permitir a participação de estudantes brasileiros em cursos de doutorado pleno na França, pelo período de até 36 meses, em laboratórios e empresas, segundo a regulamentação francesa.

As bolsas serão destinadas a candidatos de nacionalidade brasileira, com desempenho e potencial acadêmicos comprovados. Os candidatos devem ter diploma de mestrado adquirido há menos de três anos da data de submissão da proposta, nas seguintes áreas de pesquisa definidas pelo programa.

O evento terá transmissão on line ao vivo pelo link disponível aqui.

Serviço:
Evento Ciência sem Fronteiras
Data: Dia 17 de abril, a partir das 14h30
Local: Auditório do CNPq - Endereço: SHIS
QI1, Conjunto B (Lago Sul)
Edifício Santos Dumont - Bloco D


Fonte: Coordenação de Comunicação Socialdo CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299