.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1071

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/4/2013



Governo federal vai incentivar formação de professores na área de exatas


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o governo federal elabora um programa para incentivar a formação de professores nos cursos de física, química, matemática e biologia. A ideia é atrair jovens que querem ser professores para essas áreas do conhecimento.

A afirmação foi feita em audiência pública na Câmara dos Deputados no dia 10/04. "É preciso estimular a vocação de professor. Temos o problema salarial, de carreira, mas há também o problema de despertar o interesse pela educação desde cedo e valorizar quem tem esse interesse. A demanda por ensino superior nessas áreas é muito baixa", disse o ministro, ao participar de audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

De acordo com Mercadante, a ação vai começar com os jovens ainda no ensino médio, com bolsa, em parceria com as universidades, com laboratório e com cientistas. Dados do relatório Escassez de Professores no Ensino Médio: Soluções Estruturais e Emergenciais, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2007, apontam que as áreas mais carentes de professores eram as de física e química, seguidas das de matemática e biologia.

O Ministério da Educação (MEC) lançará ainda um grande edital de cultura nas escolas públicas e também a criação de uma universidade das artes para aulas de música, cinema, teatro, dança e poesia.


Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil

















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299