.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1072

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


25/4/2013



Diálogos com o Ministro Marco Antonio Raupp


No dia 09/04, a vice-presidente Claudia Rezende representou a SBQ no evento "Diálogos com o Ministro Marco Antonio Raupp", coordenado pela presidente da SBPC, Helena Nader, em São Paulo.

O objetivo do evento consistiu em uma oportunidade de aproximação das sociedades científicas associadas a SBPC com o MCTI, onde em linhas gerais foi discutido a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) para 2012-2015.

Estavam presentes o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, Glaucius Oliva, presidente do CNPq, o secretario executivo do ministerio, Luiz Antonio Elias e o Ildeu Castro, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T.

O evento se iniciou com uma apresentação do ministro, destacando os projetos mais recentes do ministerio, onde foi ressaltado o importante papel da inovação entre as prioridades do MCTI, assim como os desafios na formação de recursos humanos para PDI.

Foi apresentado, em aspectos gerais, o Portal do Emprego, que tem como objetivo facilitar a alocação dos estudantes egressos do projeto Ciencia sem Fronteiras.

Foi destacada a importancia de programas ja existentes, como o RHAE e o Forma-Engenharia, este com bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação, ensino médio e técnico visando a estimular a formação de engenheiros. Neste contexto, foi reforçado que o programa Ciencia sem Fronteiras foi criado em carater de urgencia, com prazo de validade, para sanar principalmente o problema brasileiro de deficiencia de engenheiros. Alias, esse foi um aspecto bastante questionado pela plateia, especialmente pelos representantes da área de Ciencias Humanas, que se dizem praticamente excluidos deste projeto.

Foi apresentada a infraestrutura atual de PDI para a academia e as empresas, a exemplo do Instituto Nacional de Pesquisa Oceanografica e Hidroviaria e do Reator Multiproposito Brasileiro, para pesquisa e produção de radiofarmacos, com investimento de 850 milhoes de reais. Nosso conselheiro, o professor Fernando Galembeck, foi citado pelo trabalho a frente da coordenação do Laboratório Nacional de Nanotecnologia.

Foram apresentadas ainda as ações na area de biodiversidade, como o Plano Amazonia, P&D para o desenvolvimento sustentavel da regiao, onde serao investidos 2,5 bilhoes em 2013.

Foi citado ainda o Forum Mundial de Ciencias, que ocorrerá em 25 e 26/11 no Rio de Janeiro, organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o International Council for Science (ICSU), a American Association for the Advancement of Science (AAAS), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), o European Academies Science Advisory Council (EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Algumas das colocações da plateia referiram-se aos poucos editais voltados para a pesquisa basica, lançados pelo CNPq, mas seu presidente justificou que o CNPq vem atuando no fomento junto as FAPs, bem como nos editais temáticos, e ainda que o recém lançado Edital Universal teve aumento no aporte de recursos.


Fonte: Claudia M. Rezende (UFRJ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299