18/4/2013
Em oficina, representantes elencam as prioridades do Amazonas para o PCTI
Representantes do Amazonas, que trabalham no Plano de Ação para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia (PCTI-Amazônia), elegeram como medidas prioritárias para integrarem o texto final do documento a necessidade de ampliar os investimentos em bioindústrias, parques cientÃficos e tecnológicos e fixação de cientistas no Estado. As sugestões foram explanadas durante a oficina realizada no dia 05/04, em Manaus.
As propostas elaboradas por um grupo formado por 40 profissionais de instituições de ensino, pesquisa e inovação do Amazonas, foram baseadas nos seguintes temas: infraestrutura fÃsica e institucional; formação, atração e fixação de recursos humanos e consolidação e expansão dos polos de inovação regional.
Segundo o representante técnico do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Henrique Villa, o conjunto de proposições apresentadas, se colocadas em prática, criará uma espécie de programa Ciências sem Fronteiras (CsF) para a Região. A redação final do documento, que conterá contribuição dos nove Estados da Amazônia Legal, deve ficar pronta até 31 de outubro.
Fonte: Agência Gestão CT&I de NotÃcias com informações da Secti - AM
|