.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1073

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


2/5/2013



36ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Química sem Fronteiras


"Química na Praça" vai mobilizar estudantes da rede pública de ensino de Águas de Lindoia



O principal encontro científico dos químicos brasileiros vai estender, em 2013, suas fronteiras além das paredes do hotel que abriga o evento. Durante os dias 26, 27 e 28 de maio, a 36ª Reunião Anual da SBQ irá recepcionar, em uma grande tenda, na praça Adhemar de Barros, em frente ao hotel, alunos da rede de ensino público de Águas de Lindoia. Eles vão participar de experimentos que ilustram processos químicos, orientados por professores e monitores das universidades, com o projeto "Química na Praça". A ação, realizada em conjunto com a prefeitura da cidade, procura abrir um canal de envolvimento de pesquisadores e docentes com os estudantes do município.

A programação prevê que durante os três dias, cerca de 700 alunos, das duas últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio, assistam e participem das apresentações. No domingo (26), na parte da manhã, será oferecido um curso para professores do ensino público, cujo conteúdo procura destacar a importância de realizar experimentos para o aprendizado de ciências. À tarde, o evento vai receber alunos e seus familiares para demonstrações que têm com foco principal a química da água. Na segunda (27) e terça-feira (28) as sessões transcorrerão das 8h00 às 17h00, reunindo grupos de cerca de 60 alunos.

O projeto "Química na Praça" é coordenado pela vice-presidente da SBQ Cláudia Rezende e tem como professores responsáveis Alfredo Luís Mateus (UFMG) e Guilherme Marson (USP) acompanhados de 15 monitores. "A SBQ vem se empenhando em realizar iniciativas que estimulem o interesse e a participação de alunos do ensino básico também fora das salas de aula", explica Cláudia Rezende, lembrando ser esse um caminho para atrair futuros pesquisadores. Ao mesmo tempo é uma forma de ampliar o diálogo com a comunidade do município onde a SBQ realiza seu evento há oito anos, diz.

Parte da programação será dedicada ao estudo da água, tema de particular interesse para uma estância hidromineral como Águas de Lindoia, observa Alfredo Luís Mateus. "Selecionamos experimentos que são seguros, fáceis de repetir e feitos com material simples", nota. As sessões têm o objetivo de ampliar o conhecimento em aspectos como o PH da água, condutividade, reações, propriedades e composição.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299