.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1073

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


2/5/2013



Unicamp cria portal que reúne conteúdo de aulas de seus professores


Com o objetivo de divulgar a produção da universidade e de auxiliar professores na preparação de suas aulas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) criou o portal e-Unicamp.

O portal, que começou a funcionar na segunda (29), reúne materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas criados pelos próprios professores da Unicamp em único local em que será possível realizar consultas por meio de vídeos, animações, simulações, ilustrações e aulas.

O portal já conta com 50 vídeos, 300 animações e mais de mil imagens licenciados em Creative Commons --que permite o livre compartilhamento sem fins comerciais-- e das condições estabelecidas pela Lei 9.610/98 quanto aos direitos autorais.

"O projeto é resultado de esforço relevante, no sentido de aproximar a comunidade da produção técnico-científica que as disciplinas dos cursos de graduação da Unicamp refletem", destaca a professora do Instituto de Biologia e coordenadora-associada do GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais), Vera Solferini.

A ideia do projeto é impulsionar o uso de tecnologias educacionais que permitem a criação de novos relacionamentos entre professores, alunos e comunidade. "A ideia começou há um ano e, nos últimos seis meses, intensificamos o trabalho. Queremos ajudar professores de Ensino Médio e Fundamental a preparar suas aulas e ajudar os alunos em sua preparação de estudos", diz Solferini.

O portal criado pela Unicamp segue uma tendência mundial que amplia a relação entre a instituição e a comunidade, como ocorre no MIT (Massachussets Institute of Technology), dos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare, o qual disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.

Segundo Vera Solferini, a intenção agora é de abastecer o portal com mais resumos, apostilas, roteiro de aulas práticas. "Trata-se de um portal dinâmico que recebe conteúdo de diversas naturezas e esperamos que aos poucos fique cada vez mais completo".


Fonte: Folha de S. Paulo






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299