2/5/2013
Unicamp cria portal que reúne conteúdo de aulas de seus professores
Com o objetivo de divulgar a produção da universidade e de auxiliar professores na preparação de suas aulas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) criou o portal e-Unicamp.
O portal, que começou a funcionar na segunda (29), reúne materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas criados pelos próprios professores da Unicamp em único local em que será possÃvel realizar consultas por meio de vÃdeos, animações, simulações, ilustrações e aulas.
O portal já conta com 50 vÃdeos, 300 animações e mais de mil imagens licenciados em Creative Commons --que permite o livre compartilhamento sem fins comerciais-- e das condições estabelecidas pela Lei 9.610/98 quanto aos direitos autorais.
"O projeto é resultado de esforço relevante, no sentido de aproximar a comunidade da produção técnico-cientÃfica que as disciplinas dos cursos de graduação da Unicamp refletem", destaca a professora do Instituto de Biologia e coordenadora-associada do GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais), Vera Solferini.
A ideia do projeto é impulsionar o uso de tecnologias educacionais que permitem a criação de novos relacionamentos entre professores, alunos e comunidade. "A ideia começou há um ano e, nos últimos seis meses, intensificamos o trabalho. Queremos ajudar professores de Ensino Médio e Fundamental a preparar suas aulas e ajudar os alunos em sua preparação de estudos", diz Solferini.
O portal criado pela Unicamp segue uma tendência mundial que amplia a relação entre a instituição e a comunidade, como ocorre no MIT (Massachussets Institute of Technology), dos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare, o qual disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.
Segundo Vera Solferini, a intenção agora é de abastecer o portal com mais resumos, apostilas, roteiro de aulas práticas. "Trata-se de um portal dinâmico que recebe conteúdo de diversas naturezas e esperamos que aos poucos fique cada vez mais completo".
Fonte: Folha de S. Paulo
|