.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1074

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


9/5/2013



Cresce demanda por cursos de engenharia no Brasil


O número de brasileiros à procura de cursos de engenharia aumentou. A constatação, resultado da análise de especialistas de universidades federais do País e do Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada (Ipea), foi apresentada durante o 1º Encontro da "Rede de Pesquisas: Formação e Mercado de Trabalho", no dia 25 de abril, em Brasília (DF).

O foco foi discutir a formação e o desempenho de estudantes e dos cursos de engenharia no Brasil com base nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O evento foi uma parceria entre o Ipea e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com o artigo "A formação de engenheiros e cientistas no Brasil", apresentado pelo pesquisador do Ipea Paulo Nascimento, houve um aumento de 150% nas conclusões dos cursos de ensino superior no Brasil entre os anos 2000 e 2011. Isso significa que o número de universitários que se formaram nesse período mais que dobrou. No caso das engenharias, o avanço tem sido ainda maior, chegando a quase triplicar a quantidade de concluintes. Também houve expansão significativa do sistema de ensino superior com relação ao número de vagas, candidatos e matrículas.

Segundo o pesquisador, a preocupação do setor produtivo e do governo sobre a falta de mão de obra qualificada para o crescimento econômico do Brasil, principalmente na área de engenharia, serviu de estímulo para executar o levantamento. Em quase todos os grupos de engenharia analisados, os afrodescendentes, os pardos, os indígenas e as mulheres obtiveram resultados mais baixos.


Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias (com informações da ABDI)















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299