.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1075

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


16/5/2013



Governo federal e CNI iniciam processo de fundação da Embrapii


O governo federal e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) iniciaram nesta sexta-feira (10) o processo de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em cerimônia com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ministro da Educação Aloizio Mercadante, e o presidente da CNI, Robson de Andrade.

“A Embrapii nasce para promover a articulação entre os polos de pesquisa e as indústrias. Queremos acompanhar o resultado [dos projetos], fazer parte desta mudança que será um marco no desenvolvimento de tecnologia e inovação do país”, afirmou o titular do MCTI.

Durante o evento, ocorrido no escritório da CNI, em São Paulo, Raupp detalhou a constituição da Embrapii, que terá no conselho administrativo um diretor-presidente, um diretoria financeira, uma diretoria de prospecção e articulação e uma diretoria de acompanhamento e avaliação. O conselho fiscal e a assembleia de associados completam a estrutura da organização social, anunciada em 14 de março, em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff.  

A associação contará com 16 entidades fundadoras. O diretor de educação e tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, ocupará o cargo de diretor-presidente temporário e dará continuação às articulações da Embrapii.

“A expectativa é que a Embrapii esteja funcionando em até um mês. Após a nomeação da diretoria e da assinatura da ata de fundação, a presidente Dilma assinará um decreto que dará inicio às atividades”, afirmou Raupp.

Investimentos

O aporte do governo federal para a Embrapii será de R$ 1 bilhão até 2014, montante a ser destinado a projetos que tenham como base a inovação. “Teremos rigor na seleção de projetos e definições de metas e objetivos das unidades credenciadas”, disse Raupp. 

Segundo o ministro da Educação, a demanda empresarial “é o ponto de partida”. “Temos de ter sempre em foco a disputa no mercado internacional, e só conseguiremos isto com inovação", acrescentou Mercadante.


Fonte: Ascom do MCTI (Texto: Fernanda Leão)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299