.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1077

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/6/2013



Edital em parceria com o INL seleciona projetos na área de nanotecnologia


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nessa segunda-feira, 10, o edital nº 34/2013, relativo ao programa Capes/INL, que tem como objetivo selecionar propostas com vistas a estimular e apoiar a realização de projetos especiais de pesquisa, que não possam ser realizadas exclusivamente no Brasil, permitindo o acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, pesquisadores, estudantes e empresas brasileiras ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

Também busca proporcionar o desenvolvimento de pesquisa na área de Nanotecnologia, utilizando-se da capacidade instalada de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas instituições e demais entidades a ela associadas, estimulando o fomento à formação de recursos humanos altamente qualificados no nível de pós-graduação. O programa é desenvolvido em parceria com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (International Nanothenology Laboratory – INL), sediado em Braga, Portugal.

Inscrições
Podem apresentar proposta as instituições de ensino superior (IES) brasileiras e institutos ou centros de excelência, de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados que cumprirem os requisitos descritos no edital. As propostas devem cobrir prioritariamente áreas e temas relacionados ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços na área Nanotecnologia e demais subáreas (Nanodispositivos, no âmbito de assuntos do meio ambiente e saúde; Nanoeletrônica; e Nanopartículas aplicadas à Nanomedicina, controle ambiental e monitoramento de qualidade de água e alimentos).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 24 de julho, mediante preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos. A divulgação dos resultados está prevista para o final do mês de agosto e o início das atividades a partir de setembro.

Benefícios
Os projetos selecionados terão direito a bolsas de estudo, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento e diárias para missões de trabalho, além das taxas referentes ao uso dos equipamentos, laboratórios e infraestrutura vinculados ao INL.

Mais informações pelo e-mail inl@capes.gov.br.


Fonte: CCS/Capes






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299