.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1079

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/6/2013



Prêmio Enfil "Inovação em Tecnologias Ambientais"


A Enfil - maior empresa nacional de soluções ambientais para controle da poluição atmosférica e tratamento de efluentes líquidos - contemplou os autores e orientadores dos melhores projetos de Mestrado e Doutorado voltados ao controle e mitigação dos impactos ambientais gerados por sistemas associados ao desenvolvimento econômico e social, tais como indústria, agricultura, transporte e urbanização.

Os dois autores premiados nesta edição do Prêmio Enfil "Inovação em Tecnologias Ambientais" foram:
- Mauro Valério da Silva (IPEN-CNEN/SP) - Dissertação de Mestrado -Orientadora: Dra Denise Alves Fungaro
- Lucila Adriani Coral (Universidade Federal de Santa Catarina) - Tese de Doutorado - Orientadores: Dr. Flavio R. Lapolli e Dra. Fátima Jesus Bassetti

O trabalho do mestrando Mauro Valério da Silva buscou solução para dois problemas ambientais: o descarte dos lodos provenientes das estações de tratamento de água e das cinzas resultantes da queima de carvão. O trabalho mostrou a possibilidade de incorporar esses dois resíduos em uma massa utilizada na fabricação de tijolos ecológicos, minimizando os impactos causados por esses materiais no meio ambiente.

O trabalho da doutoranda, Lucila Adriani Coral, abordou o tratamento das florações de cianobactérias potencialmente tóxicas, em mananciais de abastecimento, que vem se tornando preocupação em nível mundial. Lucila conduziu os estudos com diferentes pHs e concentrações de ozônio verificando como ocorre a decomposição e a formação de toxinas.

Mais informações: www.facebook.com/PremioEnfil, tinyurl.com/kdsgnry e tinyurl.com/l7t6ux3


Fonte: Denise Alves Fungaro (IPEN-CNEN-SP)











SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299