.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1079

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/6/2013



Avanço mundial da síntese orgânica estará no 15th BMOS


Um fato marcante no cenário científico dos últimos anos é que a distância entre as pesquisas básica e aplicada vem diminuindo. Essa aproximação hoje é claramente visível na síntese orgânica, o que poderá ser constatado no 15th Brazilian Meeting on Organic Chemistry. O evento acontecerá de 10 a 13 de novembro, em Campos de Jordão, confirmando a tradição de atrair os principais pesquisadores internacionais da área.

Os ciclos menores de transformação da pesquisa básica em pesquisa aplicada ocorrem por duas razões, nota Alcindo A. Dos Santos (USP), secretário geral do 15th BMOS. A rapidez com que as informações sobre o trabalho científico circulam no mundo, via internet, é um facilitador decisivo para que o novo conhecimento chegue aos interessados e possa ser assimilado.

Mas os avanços no laboratório obtidos pela síntese orgânica, na construção de novas moléculas e nos processos para fazê-las, têm sido muito expressivos. Novas abordagens tecnológicas, como as novas tecnologias em fluxo contínuo, reduzem o tempo de reações, permitem um domínio mais sofisticado das técnicas de purificação, e exigem menores volumes reacionais para chegar ao resultado de interesse. Resultado que é orientado pela exigência de chegar a moléculas cujo processo de produção seja "limpo", sem efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

Muitos desses conceitos estavam na categoria de pesquisa básica há cerca de dez anos, observa Alcindo Dos Santos. Um dado que reflete essa realidade é a participação cada vez maior de inscritos no BMOS, vindos de empresas privadas, sobretudo da área de farmacologia. Os avanços tornam possíveis respostas mais rápidas da pesquisa feita na universidade para as necessidades das indústrias, movimento que tem evoluído no Brasil, e relaciona como exemplos projetos realizados para o pré sal e na área de catálise, para os biocombustíveis. "Esta é uma fase de maturidade pela qual está passando a comunidade científica brasileira", afirma.

Com 26 apresentações, onde se incluem conferências plenárias de palestrantes convidados, além de minicursos e exposição de pôsteres, o 15th BMOS convidou para a abertura do evento Robert H. Grubbs, professor do California Institute of Technology, (Caltech), Prêmio Nobel de Química de 2005. Veja aqui a programação completa do evento.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299