.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1080

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/7/2013



XII SBPMat mostra o crescimento da pesquisa em materiais no Brasil e no mundo


Com cerca de 2500 associados, a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, SBPMat, registra o crescimento que a área vem tendo nos anos recentes, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e Europa. Agregando principalmente químicos, físicos e engenheiros, essa pesquisa vai se dividindo em várias direções e se expande com o avanço da nanociência. Hoje, esse conjunto se traduz nos cerca de 1800 trabalhos inscritos para o XII Encontro da SBPMat, e na presença de participantes de 40 países, aguardados em Campos do Jordão, de 29 de setembro a 3 de outubro. Separados em 15 categorias os simpósios do encontro abrangem temas como materiais sol-gel, modelagem molecular, nanomateriais aplicados a biosistemas, caracterização de superfícies e aplicações de materiais.

"O encontro mostra a consolidação da pesquisa em materiais no país", observa José Alberto Giacometti, do Instituto de Física da USP de São Carlos e um dos coordenadores do evento. A avaliação baseia-se também no processo de internacionalização do SBPMat para a qual colaboram a MRS, Materials Research Society, dos EUA, e a EMRS, European Materials Research Society que reúne os países europeus. O presidente da MRS, Orlando Auciello, (Universidade do Texas), é, aliás, um dos organizadores do Simpósio sobre "Ciência, engenharia e a comercialização da próxima geração de dispositivos industriais, eletrônicos e biomédicos". A proximidade com a MRS levou a SBPMat a assinar um acordo pelo qual, a partir de agosto, os associados da entidade brasileira terão acesso às publicações e informações técnico-científicas da congênere norte-americana.

A palestra de abertura "Memorial Lecture Joaquim Costa Ribeiro" será feita por Elson Longo, professor titular do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Coordenador do INCT de Materiais em Nanotecnologia, um dos fundadores e ex-presidente da SBPMat, Longo vai oferecer um panorama sobre "Evolução da pesquisa em materiais no Brasil".

Entre as conferências plenárias apresentadas no encontro, os participantes poderão acompanhar o trabalho de Carlos Paz de Araujo, brasileiro radicado nos EUA, professor da Universidade do Colorado e detentor de mais de 500 patentes. Premiado pelo IEEE, Institute of Eletrical and Electronics Engineers, por sua contribuição à indústria, ele falará sobre os desafios enfrentados pela pesquisa em materiais no desenvolvimento de memórias não voláteis, dispositivos básicos de equipamentos s eletrônicos.

As fronteiras na nanotecnologia na modelagem de novos materiais serão o tema de Douglas Soares Galvão, professor titular do Departamento de Física Aplicada da UNICAMP, que também ministrará conferência plenária. Ele tem como foco as propriedades incomuns de materiais a base de carbono na escala nano, e o uso desse conhecimento para a criação de novos materiais.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299