4/7/2013
Institutos Nacionais de C&T expõem resultados de pesquisas em BrasÃlia
|
Foto: Marcelo Gondim
|
Durante o II Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que segue até o dia 04 de julho, no Hotel Royal Tulip, em BrasÃlia, cada um dos institutos teve espaço para divulgar seus trabalhos e resultados de pesquisas na exposição montada pela organização do evento.
A exposição dos INCT's permite ao publico visitante conhecer o que vem sendo realizado em ciência, tecnologia e inovação no paÃs e facilita a interação entre os institutos que fazem parte do programa, no intuito de firmar novas parcerias para a continuidade das pesquisas. Além da distribuição de materiais de divulgação como folders, revistas, artigos cientÃficos publicados, livros, vÃdeos e fotos, os pesquisadores interagem com o público, explicando pessoalmente seus trabalhos.
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e representantes do INCT em Energia Elétrica (Inerge), Paulo Garcia, esse espaço de divulgação é fundamental em um momento movido pela era da comunicação. "Precisamos mostrar para a sociedade o que tem sido realizado e a conseqüência e os benefÃcios destes desenvolvimentos para a mesma. Estes ambientes de divulgação e interação favorecem a aproximação com a sociedade", afirmou o professor.
Para o pesquisador do INCT de SemioquÃmicos na Agricultura, Antônio Euzébio Goulart Santana, a importância de estar presente no evento é divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido e fazer uma comparação com outros institutos parceiros do Programa, além da interação com os mesmos. "É uma oportunidade Ãmpar, pois é um fórum que reúne todos os INCT´s, pessoas que estão na vanguarda do trabalho realizado na pesquisa aliada à ciência, tecnologia e inovação", disse.
Edimar José de Oliveira, pesquisador da UFJF, concorda que o evento é um espaço importante para a interação. "É um retorno que você tem para permitir novas parcerias e refletir sobre o próprio caminho que está sendo trilhado para alcançar o bem comum que é aprimorar a ciência brasileira e sua aplicabilidade", ressalta Oliveira.
|
Foto: Marcelo Gondim
|
Representante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Dario Amadeu, afirma que "este fórum possibilita levar a pesquisa ao seu objetivo final de gerar tecnologia e inovação para a cadeia produtiva do café e chegar ao produtor rural. Não é somente produzir o café de baixa ou alta qualidade, é gerar lucro para pequeno, médio, grande produtor, agregando produtos que possam gerar renda e emprego", completou.
Os 126 institutos do Programa INCT estão presentes no seminário, que segue até o dia 04 de julho. O objetivo do encontro é acompanhar os resultados alcançados nos projetos de pesquisa ao longo dos últimos três anos, além de apresentá-los à sociedade cientÃfica nacional e internacional.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) são parceiros na organização do evento, que conta com o apoio de outras instituições e empresas.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|