.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1080

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/7/2013



Institutos Nacionais de C&T expõem resultados de pesquisas em Brasília


Foto: Marcelo Gondim

Durante o II Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), que segue até o dia 04 de julho, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, cada um dos institutos teve espaço para divulgar seus trabalhos e resultados de pesquisas na exposição montada pela organização do evento.

A exposição dos INCT's permite ao publico visitante conhecer o que vem sendo realizado em ciência, tecnologia e inovação no país e facilita a interação entre os institutos que fazem parte do programa, no intuito de firmar novas parcerias para a continuidade das pesquisas. Além da distribuição de materiais de divulgação como folders, revistas, artigos científicos publicados, livros, vídeos e fotos, os pesquisadores interagem com o público, explicando pessoalmente seus trabalhos.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e representantes do INCT em Energia Elétrica (Inerge), Paulo Garcia, esse espaço de divulgação é fundamental em um momento movido pela era da comunicação. "Precisamos mostrar para a sociedade o que tem sido realizado e a conseqüência e os benefícios destes desenvolvimentos para a mesma. Estes ambientes de divulgação e interação favorecem a aproximação com a sociedade", afirmou o professor.

Para o pesquisador do INCT de Semioquímicos na Agricultura, Antônio Euzébio Goulart Santana, a importância de estar presente no evento é divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido e fazer uma comparação com outros institutos parceiros do Programa, além da interação com os mesmos. "É uma oportunidade ímpar, pois é um fórum que reúne todos os INCT´s, pessoas que estão na vanguarda do trabalho realizado na pesquisa aliada à ciência, tecnologia e inovação", disse.

Edimar José de Oliveira, pesquisador da UFJF, concorda que o evento é um espaço importante para a interação. "É um retorno que você tem para permitir novas parcerias e refletir sobre o próprio caminho que está sendo trilhado para alcançar o bem comum que é aprimorar a ciência brasileira e sua aplicabilidade", ressalta Oliveira.

Foto: Marcelo Gondim

Representante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Dario Amadeu, afirma que "este fórum possibilita levar a pesquisa ao seu objetivo final de gerar tecnologia e inovação para a cadeia produtiva do café e chegar ao produtor rural. Não é somente produzir o café de baixa ou alta qualidade, é gerar lucro para pequeno, médio, grande produtor, agregando produtos que possam gerar renda e emprego", completou.

Os 126 institutos do Programa INCT estão presentes no seminário, que segue até o dia 04 de julho. O objetivo do encontro é acompanhar os resultados alcançados nos projetos de pesquisa ao longo dos últimos três anos, além de apresentá-los à sociedade científica nacional e internacional.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) são parceiros na organização do evento, que conta com o apoio de outras instituições e empresas.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299