4/7/2013
SBPC divulga programação da 65ª reunião anual
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou a programação de sua 65ª reunião anual, que será realizada em Recife, de 21 a 26 de julho, com o tema central Ciência para o novo Brasil.
Serão, ao todo, 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.
O pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, está entre os conferencistas. No dia 23 de julho, ele falará sobre mudanças climáticas, na conferência Climate change: geological and social properties.
As atividades foram preparadas com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão estão: educação, ciência e tecnologia como pilares para a inovação; contribuições da Embrapa para a agricultura brasileira; impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda; novas oportunidades para a inovação em fármacos; sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação: e impacto e avaliação da pesquisa.
Novidades - A novidade deste encontro é a realização da SBPC Mirim, um espaço para oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa voltadas para crianças.
Como em edições anteriores, também serão realizadas a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C. A SBPC Jovem prevê atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas e apresentações culturais, além de uma feira para a qual foram selecionados 50 trabalhos cientÃficos, enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.
Na SBPC Cultural serão realizadas diversas atividades com foco na tradição regional. A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reunirá centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Clique aqui para obter mais informações e acessar a programação completa.
Fonte: Ascom do MCTI, com informações da SBPC
|