.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1080

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/7/2013



CNPq anuncia vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica


Foto: www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou no dia 27/06, o vencedor do 33º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, categoria Divulgação Científica e Tecnológica. Entre 139 candidatos inscritos, Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi o agraciado. A entrega do Prêmio ocorrerá na abertura da 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 21 de julho de 2013. A premiação consiste de R$20 mil em espécie e diploma. Além dos critérios estabelecidos no regulamento do prêmio, a comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq, considerou para a escolha do agraciado, a abrangência temática e o impacto nacional do conjunto de sua obra e o papel de multiplicador na atividade de divulgação científica e tecnológica para o grande público.

Foto: www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/

A comissão (foto) foi composta por Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), presidente da comissão; Marcus Raimundo Vale, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Diogo Onofre Gomes de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Ricardo Gabas Zorzetto, representante da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Roberto Lent, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni, representante da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Síntese do Currículo Lattes de Ildeu de Castro Moreira

Doutor em física pela UFRJ, Ildeu é professor do Instituto de Física da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e na comunicação pública da ciência.

Desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica, dedicando-se também à edição de livros científicos. Foi editor científico da revista Ciência Hoje e é membro de comitês editoriais de revistas científicas. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis (2006).

Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre 2004 e 2012. Foi membro do Comitê Temático de Divulgação Científica do CNPq (2005-2007) e do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (CA-DC). Pertenceu ainda aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994) e da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003). Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural (2009-2012).

É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período entre 2011-2015 e do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Educação Básica, coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Em 2007, recebeu o Prêmio (Especialista) da Rede de Popularização de Ciência e Tecnologia na América Latina (RedPop). Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador - Personalidade Nacional. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre 2004 e 2013.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299