.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1081

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/7/2013



CNPq disponibilizará bolsas de produtividade para pesquisadores que atuem em Divulgação Científica


Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Desenvolvimento Tecnologico e Extensão Inovadora (DT) para pesquisadores que atuem em Divulgação Científica.

Atendendo a reivindicação dos pesquisadores/assessores do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (CA-DC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq disponibilizará quota de bolsas de produtividade para pesquisadores que atuam na área.

Serão contemplados dois perfis:

1)     Produtividade em Pesquisa (PQ)

O candidato será avaliado pelo mérito científico do projeto; sua contribuição científica, tecnológica e de inovação sobre divulgação científica, incluindo patentes; relevância, originalidade e repercussão da produção sobre divulgação científica do candidato; formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação; coordenação ou participação em projetos e/ou redes de pesquisa que contemplem divulgação científica; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; participação em atividades de gestão científica e acadêmica.

2)     Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)

O candidato será avaliado pela sua efetiva contribuição em divulgação científica. Os critérios de avaliação incluem produção escrita, em mídias variadas, em atividades para o público, e patentes; mérito da proposta de suas ações em divulgação científica; relevância, originalidade e repercussão da produção de divulgação científica do candidato; coordenação ou participação em projetos, redes e/ou outras iniciativas de divulgação científica, incluindo gestão de museus e centros de ciência; formação de recursos humanos para a divulgação científica e/ou educação em ciências e/ou atividades profissionais afins, em qualquer nível; participação em atividades de gestão científica e acadêmica; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; produção tecnológica e interação com o parque produtivo.

Os pesquisadores serão contemplados nos Níveis 1(A,B,C,D) e 2, de acordo com suas qualificações, e as propostas seguirão o calendário das bolsas PQ e DT, inclusive para 2013.

Os critérios específicos de avaliação do CA-DC podem ser acessados na página do CNPq em http://www.cnpq.br/web/guest/criterios-de-julgamento


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299