.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1081

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/7/2013



Faculdades reagem com cautela às mudanças nos cursos de Medicina


A partir de 2015, todo estudante terá que atuar no SUS por dois anos e, com isso, faculdade terá oito anos de duração

Universidades reagiram com cautela aos programas "Mais Médicos" e "Mais formação", anunciados pelo governo federal nesta segunda-feira (8), que causam profundas mudanças nas faculdades de Medicina públicas e privadas do país. A partir de 2015, todo novo estudante terá que passar dois anos atuando numa unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) antes de poder obter seu diploma. Com isso, a duração da faculdade será de até oito anos.

Procurados pelo GLOBO, representantes de instituições como Uerj, UFRJ e UFMG não quiseram dar entrevistas porque, para eles, ainda é cedo para se posicionar. Já o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Moreira, acha válida a vivência no SUS, mas critica a duração dessa experiência, de dois anos.

- Todos os estudantes de instituições públicas deveriam mesmo estar a disposição do governo temporariamente. Mas acho que um ano seria tempo suficiente. Caso contrário, esse aluno poderá demorar até dez anos para chegar ao mercado de trabalho, levando em consideração a residência. E isso pode ser desestimulante para ele - analisa Moreira, completando que isso pode levar também a um excesso de alunos nesses locais.

Este "serviço obrigatório" vai representar o segundo ciclo na formação do novo médico. Atualmente, o curso é dividido em dois ciclos. O primeiro, com quatro anos de curso teórico, e o segundo, com dois anos de estágio obrigatório em regime de internato (7.200 horas). Depois das mudanças, esses seis anos estarão incluídos no primeiro ciclo. O treinamento no SUS virá em seguida e valerá para as redes pública e privada. Os alunos de universidades particulares ficarão isentos da mensalidade neste período final.

Luciano Moreira acha que, para a estratégia dar certo, o governo precisa garantir condições básicas para os estudantes serem recebidos nas unidades do SUS.

- Sabemos que em muitos postos não há sequer analgésicos ou aparelho para medir pressão. Ninguém tem condições de trabalhar e fazer milagre - pontua.

Conforme as informações divulgadas, caberá à universidade supervisionar o estágio do estudante nos postos SUS. Nesse caso, Luciano defende, então, que as instituições recebam todo o apoio necessário.

- Será necessário contratar mais professores. Ou o profissional fica no meio acadêmico ou nos hospitais e clínicas, monitorando esse treinamento. Vamos precisar de muita gente.

O reitor da Universidade Gama Filho, José Raimundo Romeo, critica diversos aspectos das alterações divulgadas nesta terça.

- Antes de tudo, defendo que seja feita uma consulta a todas as instituições de ensino de Medicina do país, para que o governo identifique quais são os reais obstáculos e gargalos desses cursos. Sabemos que há grandes problemas no que diz respeito às atividades práticas, como hospitais que não absorvem as demandas dos alunos. Mas não sei se o SUS terá como absorver isso. O ideal seria que os profissionais fossem atraídos para o sistema público após formados, com salários atrativos e boas condições de trabalho - avalia.

(Eduardo Vanini / O Globo)

http://oglobo.globo.com/educacao/faculdades-reagem-com-cautela-as-mudancas-nos-cursos-de-medicina-8967637#ixzz2YYNyHOB8

Mais sobre o assunto em O Globo:

Entidades médicas vão questionar programa Mais Médicos na Justiça

http://oglobo.globo.com/pais/entidades-medicas-vao-questionar-programa-mais-medicos-na-justica-8963915#ixzz2YYPchuOh

Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para obter diploma

http://oglobo.globo.com/pais/estudantes-de-medicina-terao-que-trabalhar-2-anos-no-sus-para-obter-diploma-8960019#ixzz2YYPsa7wJ

Municípios terão 14 dias para aderir ao programa 'Mais Médicos'

http://oglobo.globo.com/pais/municipios-terao-14-dias-para-aderir-ao-programa-mais-medicos-8960474#ixzz2YYQ72f6v


Fonte: Jornal da Ciência






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299