.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1001

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


27/10/2011


1. Processo Seletivo para uma vaga de Bolsista PNPD (CAPES) no Departamento de Química da UFSC

O programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina abre processo de seleção para um bolsista ao projeto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), intitulado "SÍNTESE E AVALIAÇÃO DE COMPOSTOS ORGANOCALCOGÊNIOS QUIRAIS DERIVADOS DE AMINOÁCIDOS E OUTRAS FONTES NATURAIS". O candidato deve ser recém doutor (até 5 anos de conclusão do doutorado) e apresentar experiência na condução de trabalhos na área do projeto.

As inscrições serão realizadas entre os dias 07 e 08 de novembro de 2011. Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar e-mail para: albraga@qmc.ufsc.br com os seguintes documentos: Currículo Lattes atualizado; Histórico escolar de Doutorado; Diploma de título de Doutor ou ata da Defesa de Doutorado.

A seleção será realizada no dia 21 de novembro de 2011, às 9h, no lab 304 (LabSelen) no Departamento de Química da UFSC, por análise de Currículo e Entrevista.


Fonte: Antonio Luiz Braga (UFSC)



2. Concurso público para contratação de professor de Química para o curso de Licenciatura da UNIFESP-Diadema

Abertas as inscrições (20/10 a 18/11) do Concurso Público para contratação de um professor de Química, regime de dedicação exclusiva, para o Curso de Licenciatura em Ensino de Ciências da UNIFESP-Campus Diadema. Exigências: Título de Doutor e Projeto de pesquisa para Ensino de Química para Nível Médi 

Fonte: Etelvino José Henriques Bechara (IQUSP)



3. Bolsa de pós-doutorado da Capes disponível para desenvolver projeto no Instituto de Quíimica da Universidade Federal Fluminense

Bolsa de pós-doutorado da Capes disponível para desenvolver projeto no Instituto de Quíimica da Universidade Federal Fluminense sobre: "Síntese de nanopartículas de ouro funcionalizadas com receptores para aplicação em sensores luminescentes"

O valor da bolsa é de R$ 3.300,00 por um período de 3 anos, com R$ 12.000,00/ano de taxa de bancada. Os interessados devem ter obtido o título de doutor há, no máximo, 5 (cinco) anos, quando da implementação da bolsa.

Maiores informações: cmronconi@id.uff.br.

Fonte: Célia Machado Ronconi (UFF)



4. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Química na Universidade Federal do Ceará (UFC)

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFC abriu inscrições para 12 vagas de Mestrado e 10 vagas de Doutorado no período de 17 de outubro até 11 de novembro. Há 18 linhas de pesquisa: Aplicações em RMN; Bioinorgânica; Biotecnologia; Catálise; Degradação e Estabilização de Polímeros; Desenvolvimento de Metodologias Analíticas; Eletroquímica de Materiais; Filmes Inorgânicos; Polissacarídeos Naturais: Aplicações Biológicas e Tecnológicas; Polímeros Naturais: Caracterização, Modificação, Reologia e Interação com Íons Metálicos; Química Orgânica Analítica; Química Analítica Ambiental; Química Teórica; Química de Materiais; Química de Produtos Naturais; Química dos Compostos de Coordenação; Síntese Orgânica; Nanotecnologia de Biopolímeros. O edital de seleção está disponível no site do curso da Química (www.quimica.ufc.br).

Fonte: Marcos Carlos de Mattos (UFC)



5. Abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da UFJF


Estarão abertas no período de 07 de novembro de 2011 a 03 de fevereiro de 2012, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora visando o preenchimento de vagas para o 1º semestre letivo de 2012. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluídos feriados e recessos acadêmicos, de 08h30 às 13h30, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – Campus da UFJF – Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Química – Bairro Martelos – Juiz de Fora – MG.

Estão sendo oferecidas até 24 vagas para o Mestrado em Química nas áreas de concentração em Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Educação em Química e até 09 vagas para o Doutorado em Química.

Podem se inscrever portadores de Diploma de Curso Superior em Química ou em áreas correlatas, fornecidos por cursos autorizados pelo MEC, para o Mestrado, e portadores de Diploma de Mestrado em Química ou em áreas correlatas, fornecidos por cursos autorizados pelo MEC, para o Doutorado. As provas serão realizadas de 13 a 15 de fevereiro de 2012, para os candidatos ao Mestrado em Química, e de 16 a 17 de fevereiro de 2012, para os candidatos ao Doutorado em Química.

O Programa possui bolsas CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas na home-page do Programa - www.ufjf.br/pgquimica - ou pelo telefone (32)2102-3309 (secretaria) ou (32)2102-3310 ramal 28 (coordenação).

Fonte: Departamento de Química (UFJF)



6. Aberto processo seletivo em programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia na UFABC


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC informa que, no período de 03/10/2011 a 24/11/2011 estarão abertas as inscrições para a seleção aos Cursos de Mestrado e Doutorado deste Programa. Os alunos que solicitarem bolsa de estudo e que indicarem a possibilidade de dedicação exclusiva ao curso concorrem a bolsas de estudo sob administração da Coordenação do Curso (CAPES, CNPq e UFABC).

Mais informações no site: http://ppgquimica.ufabc.edu.br/

Fonte: Rodrigo L. O. R. Cunha (UFABC)



7. Vaga para professor de química geral na UFRuralRJ


Últimos dias para inscrição no concurso para professor adjunto de Química Geral do Departamento de Química da UFRuralRJ. O Edital pode ser acessado em http://www.ufrrj.br/concursos/edital-572011.pdf.

Fonte: Marcelo Hawrylak Herbst (UFRRJ)




8. Bolsa de Pós-Doutorado no Grupo de Biogeoquimica Ambiental e Remediação da UFPR


Bolsa de Pós-Doutorado no Grupo de Biogeoquimica Ambiental e Remediação da UFPR (Departamento de Engenharia Ambiental).
O projeto e ser desenvolvido envolve marcadores geoquímicos, qualidade da água e biomagnificação. O valor da bolsa é de 3.300 reais por 36 meses e tem auxilio para custeio.

Contato: Prof. Sandro Froehner, tel 041 33613146, froehner@ufpr.br

Fonte: Sandro Froehner (UFPR)



9. Concurso para Departamento de Ciências Agrárias - Para Atuar no PPG de Engenhária de Alimentos - URI - CAmpus Erechim - Erechim - RS


Concurso para Professor Assistente Doutor (40 hs) para atuar nas disciplinas de Mecânica dos Fluídos e Cinética Química e Reatores, junto ao Departamento de Engenharias e Ciência da Computação. Titulação requerida: Dr. Engenharia de Alimentos e/ou Engenharia Química.

Para mais informações, acesse: http://www.reitoria.uri.br
Edital 014/2011
Fone: (54) 3520-9000 r. 9173

Fonte: Rogério Marcos Dallago (URI-Campus Erechim)



10. O Instituto Federal de São Paulo IFSP_SP irá oferecer 7 vagas para professor de química em diferentes unidades


O Instituto Federal de São Paulo IFSP_SP irá oferecer 7 vagas para professor de química em diferentes unidades: 2 vagas em Avaré; 1 em Matão, 1 em São José da Bela Vista, 1 em São Paulo e 2 em São Roque. As inscrições deverão ser realizadas no período de 03 a 11 de novembro de 2011.

Maiores informações

Fonte: Elaine Pavini Cintra (IFSP_SP)



11. Vaga para pos-doutoramento junto ao Laboratorio de Estudos em Ciências Ambientais do Departamento de Química e Ciencias Ambientais da UNESP de São José do Rio Preto


Vaga para pos-doutoramento junto ao Laboratorio de Estudos em Ciências Ambientais do Departamento de Química e Ciencias Ambientais da UNESP de São José do Rio Preto para trabalhar em projetos na área ambiental. Interessados contactar Profs.

Altair e/ou Márcia pelos emails: altair@ibilce.unesp.br ou bisinoti@ibilce.unesp.br

Fonte: Marcia Cristina Bisinoti (IBILCE/UNESP - SJRP)



12. Processo Seletivo para Professor (dedicação exclusiva) – Departamento de Química PUC- Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inicia processo de seleção para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O candidato deve possuir título de doutor na área de Química, experiência em docência de no mínimo de 02 anos e condução de trabalhos de pesquisa experimental. As linhas de atuação preferenciais são: liberação controlada de fármacos, nanotecnologia molecular, química supramolecular, metalômica, materiais biomiméticos ou bioinspirados. O professor contratado atuará no ensino de graduação e de pós-graduação e deverá; mostrar claramente potencial para desenvolver pesquisa independente e, também, interagir com os grupos de pesquisa já existentes.

O processo de seleção constará das seguintes etapas:

Etapa 1 (eliminatória)
• Avaliação do Curriculum Vitae (Lattes)
• Avaliação de Projeto de Pesquisa incluindo a viabilidade de sua implementação em pelo menos uma das linhas de atuação acima mencionadas

Etapa 2
• Entrevista com a banca examinadora.
• Apresentação de seminário de pesquisa.
• Prova de aula (tópico de Química a ser previamente especificado)
• Documentação Requerida
-Cópia do Curriculum Vitae em formato livre e do Currículo Lattes atualizado na Internet
-Cópia dos diplomas, certificados cabíveis, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP, carteira de trabalho
-Separatas dos artigos científicos publicados em revistas indexadas
-Cartas de referência (no mínimo duas)
-Projeto de pesquisa incluindo plano de trabalho
• Prazo limite de inscrição: 02 / 11 / 2011 (entrega de todos os documentos)
• É desejável que os interessados enviem de imediato um e-mail (diretoriaqui@puc-rio.br) assinalando seu interesse.

Datas Importantes:
-Entrega da documentação completa: 01/11/2011
-Divulgação do resultado da Etapa 1: 07/11/2011
-Aceite por parte do candidato: 02/12/2011
-Atividades da Etapa 2: 16-28 de novembro de 2011
-Divulgação dos Resultados: 30/11/2011
-Efetivação do contrato: 01/03/2012

Endereço para envio de documentação:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Diretoria do Departamento de Química
Rua Marquês de São Vicente 225, Sala 772A – Prédio Cardeal Leme - Gávea,

Contatos:
Diretoria do Departamento de Química diretoriaqui@puc-rio.br
Tel: (0xx) 21 3527-1332


Fonte: Fátima Almeida (PUC-Rio)



SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299