.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 938

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/07/2010



1. Bolsa de Pós-Doutorado (Química Analítica)- UNESP

O Projeto Temático “Avaliação da Ocorrência, Toxicidade/Genotoxidade e Processos Para Degradação de Corantes em Efluentes e Águas Superficiais”, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga para pós-doutoramento no Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O projeto tem por objetivo obter diagnósticos sobre os níveis de contaminação de efluentes indústrias e águas superficiais recebendo rejeitos de corantes azo, bem como avaliar a potencialidade tóxica e/ou mutagênica envolvendo alguns corantes e seus derivados, visando obter subsídios para entender seus processos de transporte, bioacumulação, persistência e biotransformação no ambiente ou no metabolismo humano. Dentro deste contexto, o candidato a pós-doutorado deverá apresentar experiência em análise por espectrometria de massa nas áreas de química analítica, tendo como foco subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo envolvendo os temas:
i) otimizar metodologias analíticas baseadas em cromatografia líquida e espectrometria de massas para pré-concentração, detecção e quantificação de corantes e sub-produtos em efluentes e águas superficiais, lodos e sedimentos contaminados por resíduos da industria têxtil, curtumes, alimentos e tintura de cabelo;
ii) correlacionar a estrutura química de possíveis corantes mutagênicos com testes de indução de dano ao material genético e alterações preliminares do sistema imunológicos por corantes do tipo azo e águas oriundas de curtumes, tinturaria, salões de beleza e alimentos;
iii) utilizar a técnica de espectrometria de massas para identificação de intermediários e sub-produtos formados em processos de degradação de diversas classes de corantes portadores de grupo azo como cromóforo por métodos oxidativos avançados, tais como foto-fenton, ferro zero e fotoeletrocatálise sob irradiação artificial e solar;
iv) contribuir com os órgãos ambientais na elaboração de legislação mais consistente para o descarte de corantes.
O grupo de pesquisadores envolvidos neste projeto conglomera conhecimentos multidisciplinares em áreas de fronteira de ciências exatas e biológicas, importantes para o avanço da área. Interessados devem apresentar currículo Lattes atualizado, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira no assunto, bem como duas cartas de apresentação/recomendação até 15 de agosto de 2010.
Os documentos devem ser enviados em formato PDF para a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin Zanoni(boldrinv@iq.unesp.br) do Departamento de Química Analítica da UNESP.
O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.


Fonte: Maria Valnice Boldrin Zanoni (UNESP-Araraquara)



2. A Rede Nanobiotec-Brasil abre vaga para bolsa de Pós-Doc/CAPES

A Bolsa de Pós-Doc/Capes - Rede Nanobiotec-Brasil do Instituto Nacional de Nanobiotecnologia envolve as áreas de Bionanocompósitos e Polímeros Biodegradáveis.
Coordenação Geral: Profa. Rosario Elida Suman Bretas (UFSCAR)
Coordenação Local: Prof. Fabiano Vargas Pereira (UFMG)
Duração da bolsa: 24 meses - início: agosto de 2010
Local de desenvolvimento da pesquisa: Departamento de Química - UFMG.
Supervisor: Prof. Fabiano Vargas Pereira fabianovargas@yahoo.com
Linha de pesquisa: Extração de nanocristais de celulose de fibras vegetais para incorporação em polímeros biodegradáveis visando melhorias nas propriedades das matrizes poliméricas e aplicações dos nanobiocompósitos preparados.
Perfil: Doutor em Química ou em áreas que tenham experiência em preparação de nanomateriais ou compósitos poliméricos – encaminhar curriculum lattes para o Prof. Fabiano: fabianovargas@yahoo.com


Fonte: Fabiano Vargas Pereira (UFMG)



3. Inscrições abertas para o “Desafios 2010” do CTC/PUC-Rio

Provas nas áreas de matemática, física e química revelarão talentos e distribuirão bolsas integrais

           Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Técnico Cientifico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio dos Departamentos de Física, Química e Matemática, acaba de abrir as inscrições — gratuitas — para as provas do “Desafios 2010”, destinadas a alunos interessados em seguir uma das três carreiras. As provas exclusivas de cada matéria acontecerão nos dias 23 e 24 de outubro e os dois melhores colocados em cada prova receberão bolsas integrais para estudar na PUC-Rio.
           Os candidatos podem se inscrever em quantas provas quiserem e as inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.puc-rio.br/desafios/. Para ter direito à bolsa, os estudantes também devem ser aprovados no Vestibular 2011 para o Ciclo Básico do CTC/PUC-Rio ou no ENEM. Os Bacharelados de Física, Matemática, e Química do CTC/PUC-Rio conquistaram nota cinco (5) na avaliação do Enade 2005/2006 e também nota máxima (cinco estrelas) no Guia do Estudante 2008.
           O objetivo do “Desafios 2010” é descobrir e cultivar jovens talentos focados em cada uma das disciplinas. As provas seguem o mesmo padrão adotado nas olimpíadas nacionais, com exercícios desafiadores e até mesmo divertidos. O CTC/PUC-Rio está em busca de alunos com elevado potencial: competitivos, estudiosos e dispostos a enfrentar — e se destacar — em um dos três exigentes Bacharelados.
           Além das bolsas integrais, a universidade também poderá vir a oferecer benefícios adicionais aos vencedores da prova “Desafios 2010”, como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e projetos de Iniciação Científica. Além dessas oportunidades, cada curso dispõe ainda de uma bolsa integral adicional para medalhistas nas respectivas Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática e Química, independentemente do candidato ter participado ou não do “Desafios 2010”.

Aprovados se destacam na PUC-Rio

           O aproveitamento dos alunos contemplados nas provas “Desafios 2009” confirma o sucesso de quem trilha este caminho. Eles se destacam nas turmas que frequentam e firmam o compromisso de honrarem a conquista, reservada exatamente aos mais preparados e competitivos. Os estudos ocupam várias horas do dia, mas todos revelaram que essa é uma atividade prazerosa, natural, necessária e que pode ser equilibrada com o lazer.
           Clauson Carvalho, de 19 anos, vencedor da prova e aluno do primeiro período de Matemática, passou em nove vestibulares (sete para engenharia e dois para administração) antes de optar pelo CTC/PUC-Rio. A infraestrutura da universidade pesou positivamente na escolha entre tantas opções. Experiente em competições de matemática, ele considerou a prova do “Desafio” a mais difícil que já prestou. “As questões eram muito elaboradas. Foi bem interessante, pois me apresentaram a uma matemática mais pura, que eu ainda desconhecia”, explicou Clauson, que tem C.R. (coeficiente de rendimento) 8,5 após cursar sete matérias no primeiro período. Clauson busca um rendimento acadêmico ainda melhor e já se matriculou em nove matérias para o segundo semestre de 2010. Enérgico e autoconfiante, ele se considera capaz de dominar qualquer matéria. Com esse espírito, além de estudar no CTC/PUC-Rio, Clauson também dá aulas particulares de física e é monitor de matemática no colégio onde estudava.
           Na prova de Física, Beatriz Sauer se destacou entre os participantes e deu ao pai um presente ao conquistar uma bolsa integral no CTC/PUC-Rio. Ela ainda estava na dúvida se ingressava na engenharia, mas ao saber que físicos formados na instituição saem empregados, não hesitou e fez a sua escolha. Seu C.R. de 8,3 mostra que cálculos complicados não lhe assustam e são até bem-vindos. “Sempre gostei de física, tive bons professores no colégio e isso fez diferença. Estudo diariamente e vejo um futuro promissor. No CTC/PUC-Rio tenho acesso a laboratórios de primeira linha e estou descobrindo um mundo novo na área científica”, declara Beatriz, de 19 anos.
           Já entre os vencedores em Química, Bruna Ribeiro Mello Alves, de 18 anos, se orgulha de ter conquistado o primeiro lugar na prova do ano passado. Moradora de Belo Horizonte/MG, mas com família no Rio, sequer fez vestibular para outra instituição e escolheu a PUC. Seu potencial é confirmado pelo C.R. de 9,4 conquistado no seu primeiro período em Química. “Estabeleço metas diárias de estudo, reforço antes das provas e me dedico para manter sempre o melhor nível possível na universidade”, declara Bruna. Para o próximo período, a estudante está curiosa em ir mais a fundo no estudo, principalmente da química orgânica, sua favorita.
Para maiores informações entrar em contato: Tel: (21) 3527-1303 (CTC/PUC-Rio)
Maria Estrella - maria.estrella@approach.com.br / (21) 9918-1221, (21) 3461-4616, ramais 152 e 164 / Fabiana Guimarães - fabiana.guimaraes@approach.com.br / Bianca Gomes Sallaberry - bianca.gomes@approach.com.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)



4. Vaga de bolsista para projeto RHAE – pesquisador na empresa – modalidade SET 3B (40h semanais)


Indústria química localizada em Valinhos contrata Bolsista para Projeto RHAE – Pesquisador na Empresa – Modalidade SET 3B (40 h semanais) - com os seguintes requisitos: Doutorado em Química, Biologia, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química; Experiência no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a biomoléculas, especialmente proteínas / enzimas; Conhecimento em técnicas instrumentais de análise; Desejável atuação em pesquisas no ramo de papel e celulose; Inglês avançado; Residir ou ter disponibilidade para residir na região de Valinhos. Principais atividades: Conduzir atividades de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de produtos a base de enzimas; Caracterização físico-química e ensaios de eficiência dos produtos desenvolvidos; Orientação para técnicos de aplicação/desenvolvimento. Além da bolsa referente à modalidade acima citada, a empresa oferece benefícios. Interessados que se adequem ao perfil exposto, enviar currículo para erica.lobo@contechbrasil.com até 27/07/10 com o tipo de modalidadeda bolsa no campo “assunto”.


Fonte: Érica Tonon Lôbo (Contech Prod. Biodeg)



5. Vaga de bolsista CNPq - modalidade ITI A (20h semanais)


Indústria química presente em mais de 80% do mercado em que atua contrata Bolsista CNPq na modalidade ITI A (20 h semanais) com os seguintes requisitos: Cursando Química, Biologia, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química a partir do 5º período; Desejável ter realizado estágios de iniciação científica ou similares; Inglês avançado; Residir em Valinhos e região. Principais atividades: Atuar em atividades de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de produtos a base de enzimas; Realizar a caracterização físico-química de produtos de base enzimática; Realizar ensaios de eficiência dos produtos desenvolvidos. Além da bolsa referente à modalidade acima citada, a empresa oferece benefícios. Interessados que se adequem ao perfil exposto, enviar currículo para erica.lobo@contechbrasil.com até 27/07/10 com o tipo de modalidade da bolsa no campo “assunto”.


Fonte: Érica Tonon Lôbo (Contech Prod. Biodeg)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299