.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 947

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


23/09/2010


1. Seleção de bolsista de PRODOC-Capes/2010 - UEPG

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de um Recém-doutor, referente a uma vaga de bolsista de Pós-Doutorado, concedida no edital MEC/CAPES Nº 029/2010 – PRODOC na área de química, síntese e caracterização de materiais.
As inscrições deverão ser realizadas por e-mail pelos seguintes endereços eletrônicos: jrgarcia@uepg.br ou jarem.garcia@gmail. Serão aceitas inscrições no período de 14 a 27 de setembro de 2010. A seleção será realizada nos dias 29 e 30 de Setembro de 2010 e a divulgação dos resultados será realizada no dia 01 de Outubro de 2010.
Os interessados deverão enviar cópia dos seguintes documentos (documentos digitalizados e/ou arquivos eletrônicos):
a) cópia do diploma de doutorado;
b) cópia do CV Lattes atualizado;
c) cópia dos históricos escolares de graduação, mestrado e doutorado;
d) cópia da carteira de identidade e do CPF.

Mais informações.


Fonte: Jarem Raul Garcia (UEPG)



2. Processo seletivo especial no mestrado acadêmico - PPGQ/FURB

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) torna pública a abertura de inscrições para o Curso de Mestrado. Os candidatos selecionados serão contemplados com bolsa de estudo do CNPq por um período de até 24 meses para atuarem nos projetos aprovados por membros do colegiado do PPGQ na Chamada Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: Edital 46/2009 - Linha 1: Etanol.
O período de inscrição indicado no edital foi prorrogado por um período adicional de 10 dias. Edital
Coordenador do PPG/FURB: Prof. Ricardo A. Rebelo
email para contato: ricardorebelo@furb.br


Fonte: Ricardo Andrade Rebelo (FURB)



3. Concurso para professsor adjunto - IQ/UFRJ

Estão abertas inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de 04 vagas de Professor Adjunto do Instituto de Química. O Edital UFRJ 65/2010, de 30/08/2010, foi publicado no Diário Oficial da União n° 170, seção 3, pp 72-74, de 03/09/2010 (DOU 170, Seção 3, pag 72 - DOU 170, Seção 3, pag 73 - DOU 170, Seção 3, pag 74). O concurso será realizado de acordo com as normas aprovadas pela Resolução N° 11/2010 do Conselho Universitário, com a modificação dada pela Resolução N° 13/2010. Departamento de Química Analítica (área de concentração Química Analítica). Edital Departamento de Química Inorgânica (área de concentração Química Inorgânica). Edital Departamento de Química Orgânica (área de concentração Química Orgânica). Edital Departamento de Química Orgânica (área de concentração Ensino de Química). Edital As inscrições serão realizadas na Secretaria da Direção do Instituto de Química (Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A do Prédio do Centro de Tecnologia - 7° andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ). O Edital e os programas podem ser consultados na página http://www.iq.ufrj.br

Fonte: Carlos A S Riehl (DQA/IQ/UFRJ)



4. Vagas para professor adjunto – (Química Orgânica e Ensino de Química) - UFRJ

Encontram-se abertas duas vagas para Professor Adjunto 40 h com Dedicação Exclusiva no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ, uma para a área de Química Orgânica e outra para a área de Ensino de Química. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do IQ/UFRJ até o dia 04 de outubro de 2010 e maiores informações poderão ser obtidas na página do Instituto de Química ou contactando a Profa. Maria Lucia Patitucci (pati@iq.ufrj.br).


Fonte: Joaquim Fernando Mendes da Silva (UFRJ)



5. Vaga para professor adjunto nível I (Química Analítica) - UFMG

O Setor de Química Analítica do Departamento de Química da UFMG divulga edital nº 591, de 09/09/10, para concurso público de 1 vaga para professor adjunto nível I - área de conhecimento Química Analítica. Inscrições até dia 08/10/2010
Maiores informações


Fonte: Maria José de Sousa Ferreira da Silva (UFMG)



6. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Mestrado e Doutorado) - FC/UNESP

Estarão abertas, no período de 01 a 08/10/2010, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências – UNESP – Câmpus de Bauru. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet.
Clique aqui para obter mais informações ou através do e-mail pgfc@fc.unesp.br


Fonte: Roberto Nardi (UNESP)



7. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto (Educação em Química) - UFRN

Encontram-se abertas, de 20/09 a 22/10/2010, as inscrições para o concurso público de provas e títulos para professor adjunto, na área de Educação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Edital 23/2010 completo, os programas e as datas de realização dos concursos podem ser vistos nos links http://www.prh.ufrn.br/conteudo/concursos ou http://quimica.ufrn.br.


Fonte: Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN)



8. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto (Química Orgânica e Química Inorgânica) - UNICENTRO

O Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-PR, informa que no período de 01/10/2010 a 20/10/2010, estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 2 vagas para professor adjunto na área de Química Orgânica e 2 vagas para professor adjunto na área de Química Inorgânica.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva.
Maiores informações.


Fonte: Sérgio Toshio Fujiwara (UNICENTRO)



9. Bolsa de Pós-Doutorado em Química Analítica - UNESP

O Projeto Temático “Avaliação da Ocorrência, Toxicidade/Genotoxidade e Processos Para Degradação de Corantes em Efluentes e Águas Superficiais”, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga para pós-doutoramento no Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O projeto tem por objetivo obter diagnósticos sobre os níveis de contaminação de efluentes indústrias e águas superficiais recebendo rejeitos de corantes azo, bem como avaliar a potencialidade tóxica e/ou mutagênica envolvendo alguns corantes e seus derivados, visando obter subsídios para entender seus processos de transporte, bioacumulação, persistência e biotransformação no ambiente ou no metabolismo humano. Dentro deste contexto, o candidato a pós-doutorado deverá apresentar experiência em análise por espectrometria de massa nas áreas de química analítica, tendo como foco subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo envolvendo os temas:
1) otimizar metodologias analíticas baseadas em cromatografia líquida e espectrometria de massas para pré-concentração, detecção e quantificação de corantes e sub-produtos em efluentes e águas superficiais, lodos e sedimentos contaminados por resíduos da industria têxtil, curtumes, alimentos e tintura de cabelo;
2) correlacionar a estrutura química de possíveis corantes mutagênicos com testes de indução de dano ao material genético e alterações preliminares do sistema imunológicos por corantes do tipo azo e águas oriundas de curtumes, tinturaria, salões de beleza e alimentos;
3) utilizar a técnica de espectrometria de massas para identificação de intermediários e sub-produtos formados em processos de degradação de diversas classes de corantes portadores de grupo azo como cromóforo por métodos oxidativos avançados, tais como foto-fenton, ferro zero e fotoeletrocatálise sob irradiação artificial e solar;
4) contribuir com os órgãos ambientais na elaboração de legislação mais consistente para o descarte de corantes. O grupo de pesquisadores envolvidos neste projeto conglomera conhecimentos multidisciplinares em áreas de fronteira de ciências exatas e biológicas, importantes para o avanço da área.
Interessados devem apresentar currículo Lattes atualizado, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira no assunto, bem como duas cartas de apresentação/recomendação.
O prazo foi prorrogado para até 01/10/2010. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin Zanoni (boldrinv@iq.unesp.br) do Departamento de Química Analítica da UNESP.


Fonte: Maria Valnice Boldrin Zanoni (IQ/UNESP-Araraquara)



10. Concurso Público para uma vaga de professor adjunto (Química Inorgânica) - UFRJ

Encontram-se abertas, até o dia 04/10/2010, as inscrições em concurso público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto no Departamento de Química Inorgânica do IQ-UFRJ, na área de Química Inorgânica, conforme o Edital no 65, de 30 de agosto de 2010, publicado no DOU no 170 de 03 de setembro de 2010, seção 3, pág. 72. Clique aqui para acessar o edital e o programa do concurso.
As inscrições devem ser feitas no gabinete da direção do Instituto de Química, localizado no sétimo andar do bloco A do Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.
Maiores informações podem ser obtidas com a Profa. Rosa C. D. Peres (rosacdp@iq.ufrj.br) ou com a direção do IQ (diretora@iq.ufrj.br).


Fonte: Rosa Cristina Dias Peres (IQ-UFRJ)



11. Concursos público para professor adjunto (Química Analítica e Química Ambiental) - UFPB

Estão abertas as inscrições para os concursos públicos para professores adjuntos (DE) nas áreas de Química Analítica (01 vaga) e Química Ambiental (01 vaga) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus João Pessoa/PB.
Para maiores informações, clique aqui.


Fonte: Claudete Fernandes Pereira (UFPB)



12. Concurso público de títulos e provas para professor doutor - IFSC/USP

Estão abertas, de 13/09 a 11/11/2010, as inscrições concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo de professor doutor, no Departamento de Física e Informática do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.
Edital


Fonte: Samira Italiano dos Santos (IFSC-USP)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299