.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 948

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


30/09/2010


1. Bolsa de PRODOC (RMN) - UFPR

Ainda estão abertas as inscrições para o processo de seleção de um recém doutor com formação em Ressonância Magnética Nuclear no Estado Sólido, para atuar no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR. Para maiores informações, consultar o edital e/ou entrar em contato através do e-mail andernmr@ufpr.br.

Fonte: Andersson Barison (UFPR)



2. Concurso público para Técnico de Laboratório/Vidraria - UFSCar

Estão abertas as inscrições para o concurso público para contratação de um Técnico de Laboratório/Vidraria para trabalhar no Departamento de Química da UFSCar. As inscrições serão realizadas no período de 21/09 a 22/10/2010, exclusivamente no endereço www.concursos.ufscar.br


Fonte: Arlene G. Corrêa (UFSCar)



3. Concurso público para professores de Química - UNIFEI

Estão abertas as inscriçõe para 4 vagas na Universidade Federal de Itajubá:
- Ensino de Química- 1 vaga
- Produtos Naturais - 1 vaga
- Química Inorgânica - 2 vagas

Edital
Programas do edital nº 10/2010 – Concurso Público Docente

Maiores informações


Fonte: Márcia Matiko Kondo (UNIFEI)



4. Vagas para professor adjunto – (Química Geral e Analítica/Química Geral e Inorgânica) - UFAL

Encontram-se abertas duas vagas para Professor Adjunto 40 h com Dedicação Exclusiva no Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL, uma para a área de Química Geral e Analítica e outra para a área de Química Geral e Inorgânica. Maiores informações poderão ser obtidas nas páginas do Instituto de Química e Biotecnologia e da COPEVE ou através do e-mail edson.iqb@gmail.com, com o Prof. Edson Bento.


Fonte: Mario Roberto Meneghetti (UFAL- IQB)



5. Exame de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (Mestrado e Doutorado) - UNESP

Estarão abertas, no período de 01/10/2010 a 29/10/2010, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, Cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru.
As inscrições serão realizadas on-line pelo site: http//www.fc.unesp.br/posmat. Clique aqui para ver o edital.


Fonte: Andressa C. Talon (UNESP)



6. Concurso público para docente (Ciência de materiais aplicada a Biocombustíveis) - IFSC-USP

Encontram-se abertas, de 13/09/2010 a 11/11/2010, as inscrições para o concurso público para docente que será realizado no IFSC-USP na área de Ciência de materiais aplicada a Biocombustíveis. O Instituto busca um pesquisador com comprovada produtividade científica que tenha experiência em estudos de materiais poliméricos, sua caracterização com técnicas diversas, e que tenha interesse em desenvolver pesquisa na área de biocombustíveis de segunda geração, com ênfase no estudo de biomassa. Vale ressaltar que o pesquisador, apesar de desejável, não precisa necessariamente possuir experiência na área de biocombustíveis e biomassa, mas sim ter interesse em desenvolvimento de pesquisa nesta área. A contratação visa incorporação do futuro docente no grupo de Biotecnologia Molecular.
Maiores informações: Instituto de Física de São Carlos e Grupo de Biotecnologia Molecular.

Edital


Fonte: Leandro Martinez (IFSC-USP)



7. Concurso para professor adjunto ou assistente (Química) - UFAC/Campus Rio Branco

Estarão abertas, de 11/10 a 05/11, as inscrições para o Concurso para professor adjunto ou assistente na área de química na Universidade Federal do Acre (campus Rio Branco). Regime DE. Requisitos: Graduação na área de Química (Licenciatura em Química,Bacharel em Química, Químico Industrial ou Engenheiro Químico) com Mestrado e/ou Doutorado, para assumir disciplinas das áreas de Química Geral/Inorgânica/Analítica.

Maiores informações


Fonte: Anelise Maria Regiani (UFAC)



8. Vaga para profissional com formação PhD em química ou área correlata - Empresa: Kemin Industries na América do Sul

A Kemin está disponibilizando uma vaga para profissional com formação PhD em química ou área correlata, que tenha interesse em trabalhar na região de Campinas, interior de São Paulo.
É uma empresa voltada a desenvolvimento de soluções inovadoras para alimentação animal e humana a partir de pesquisas moleculares.
Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail rodrigo.lima@kemin.com


Fonte: Rodrigo Lima (Kemin Industries na América do Sul)



9. CTC/PUC-Rio recebe alunos para competições de matemática e química

Olimpíadas Estaduais de Matemática e Química acontecem nos dias 02 e 23 de outubro na PUC-Rio, reunindo cerca de 1.500 estudantes no campus da Gávea

Nos dias 02 e 23 de outubro, serão realizadas, respectivamente, as fases finais das Olimpíadas Estaduais de Matemática e Química, e um dos locais escolhidos para a realização das provas foi o campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea. Cerca de 1.500 estudantes das duas competições estão sendo esperados na universidade. A novidade deste ano é que os que participam da Olimpíada Estadual de Química e da prova Desafios 2010 estarão todos juntos, fazendo a mesma prova. A prova Desafios 2010 é uma iniciativa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), que oferecerá aos dois primeiros colocados bolsas de estudo integrais para o curso de graduação em Química da PUC-Rio.
Só na Olimpíada Estadual de Matemática, em todo o Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 2.300 alunos estão na disputa da fase final da competição, que acontece simultaneamente em diversas instituições de ensino no Rio. A PUC-Rio deve receber quase 50% dos competidores, já que a estimativa dos organizadores é que 1.200 alunos da rede pública e particular do Rio de Janeiro participem da prova na universidade. A expectativa desses estudantes não é apenas a de estar entre os três primeiros e ganhar suas medalhas de ouro, prata e bronze, mas também todos os brindes oferecidos aos vencedores, como livros e revistas.
A competição envolve duas categorias diferentes: a geral e EPM, para alunos de escola pública municipal. Dessa forma, um aluno pode ganhar uma medalha de bronze no resultado geral, e tem ainda a chance de conquistar uma de ouro se obtiver uma boa classificação entre os concorrentes de escolas públicas municipais. E não pára por aí. Os alunos que forem premiados na categoria EPM ainda serão contemplados com um curso preparatório, ministrado aos sábados, para a Olimpíada Estadual do ano que vem.
Criada na década de 90, a prova conta hoje com cinco diferentes níveis entre os concorrentes. O ensino fundamental tem três níveis: nível Júnior, para os alunos do 5º ano; nível 1, válido para os alunos do 6º e 7º anos; e nível 2, para os estudantes do 8º e 9º anos. O ensino médio é dividido em dois níveis: 3, para 1º e 2º anos; e 4, para o 3º ano.

Em Química, competições diferentes, mas a mesma prova

No dia 23 de outubro, uma única prova será aplicada aos participantes da Olimpíada Estadual de Química e da competição Desafios 2010 de Química - esta última válida apenas para os alunos do 3º ano do ensino médio. Os cerca de 300 participantes serão divididos em três categorias diferentes de competidores: aqueles que farão apenas a Olimpíada, aqueles que farão apenas a prova Desafios 2010 e aqueles que estarão matriculados nas duas competições.
Entre os concorrentes da Olimpíada, já estão confirmados alunos do Sistema Elite de Ensino, Colégio Pedro II, Colégio Militar, Ponto de Ensino, Colégio Marista São José, Colégio Brigadeiro Newton Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, entre outros. Os melhores colocados da Olimpíada receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. Além disso, os 20 melhores colocados da modalidade do 1º e 2º anos do ensino médio estarão automaticamente classificados para a Olimpíada Brasileira de Química, que acontece no ano que vem, e terão a oportunidade de receber um treinamento preparatório na PUC para a competição. A Olimpíada é organizada pela PUC-Rio, Colégio Pedro II e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Maiores informações.


Fonte: Carolina Ribeiro de Souza (Assessoria de Imprensa CTC/PUC-Rio)



10. Concurso público para professor adjunto (Química Geral e Físico-Química) – UFTM/Campus Uberaba, MG

Pró-Reitoria de Recursos Humanos divulga editais de concurso público docente de 3º Grau para provimento de vagas nas classes de Adjunto, em regime de Dedicação Exclusiva para composição do quadro do curso Licenciatura em Química.
Serão admitidas inscrições somente pela internet, entre 22 de setembro e 10 de outubro.
Vagas: Uma - Classe Professor Adjunto, em Regime de Dedicação Exclusiva, na área Componentes Curriculares: Química Geral e Físico-Química, Atividades Acadêmico- Científico-Culturais, Orientação de Estágio Supervisionado, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Estudo e Desenvolvimento de Projetos, Disciplinas Optativas.
Pré-requisitos: Bacharelado ou Licenciatura em Química e Doutorado em Química.

Edital nº 46/2010


Fonte: Luís Antônio da Silva (UFTM)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299