.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 952

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/10/2010


1. Seleção para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais - UENF

Encontram-se abertas, de 13/10/2010 a 12/11/2010, as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado (até 15 vagas) e Doutorado (até 12 vagas) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF.
As inscrições poderão ser realizadas das 9 às 12horas e das 14 às 17horas (exceto sábados, domingos e feriados), no Campus da UENF – Av. Alberto Lamego, 2000 – Campos dos Goytacazes-RJ, CEP 28013-602 - Secretaria Acadêmica do CCT – Sala 101 – Prédio P5 ou via Correios (serão aceitas inscrições com a documentação completa e postadas até o último dia de inscrição, remetidas para: UENF / CCT/ Secretaria Acadêmica do CCT, Pós Graduação em Ciências Naturais Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia - Campos dos Goytacazes – RJ - C.E.P.: 28013-602)
Demais informações podem ser consultadas pelo site: www.uenf.br

Fonte: Ivo José Curcino Vieira (UENF)



2. Processo seletivo 2011 do Programa de Pós-Graduação (Química Ambiental) do IBILCE/UNESP-São José do Rio Preto

Inscrições para o processo seletivo de 2011 estarão abertas no período de 03 a 30/11/2010. As provas (escrita + lingua inglesa e entrevista) deverão ocorrer nos dias 15 e 16 de dezembro de 2010, conforme edital. As provas serão aplicadas nos campus da UNESP (Presidente Prudente), UNESP (São José do Rio Preto) e Universidade Federal do Ceará (Fortaleza).
Maiores informações: pos@ibilce.unesp.br


Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP-SJRP)



3. Seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental - FURG

O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abrirá as inscrições para o processo de seleção de novos alunos de mestrado no período de 25/10/2010 a 03/12/2010. Clique aqui para maiores informações ou através do e-mail ppgquimica@furg.br


Fonte: Fábio Andrei Duarte (FURG)



4. Bolsa de PNPD no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - UNIT

Oportunidade de bolsas de PNPD para Químico, Engenheiro Químico, de Alimentos, de Materiais, Biotecnólogo ou de áreas afins. São três (03) vagas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UNIT, Aracaju/Sergipe, no projeto “Formação e fixação de recursos humanos para atuação na cadeia do biodiesel utilizando técnicas não convencionais”.

- 1 (uma) vaga é para estudos da produção de biodiesel por rotas não convencionais. Este profissional deverá ter experiência na preparação e caracterização de materiais e/ou em eletroquímica”. Interessados enviar CV para: Giancarlo R. Salazar Banda (gianrsb@gmail.com) - Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia.

- 1 (uma) vaga é para estudos de fermentação para produção de lípase. Este profissional deverá ter experiência em áreas afins aos processos fermentativos. Interessados enviar CV para: Álvaro S. Lima (aslima2001@yahoo.com.br) - Laboratório de Pesquisa em Alimentos.

- 1 (uma) vaga é para o preparo de suportes utilizando resíduos agroindustriais e imobilizar sobre eles lipases que serão empregadas na reação de produção de biodiesel. Interessados enviar CV para: Denise S. Ruzene (ruzeneds@hotmail.com) - Laboratório de Engenharia de Bioprocessos.


Fonte: Giancarlo Richard Salazar Banda (UNIT)



5. Vagas para bolsista PNPD no CTEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - UFAL

São 02 (duas) vagas para bolsista PNPD, no CTEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química a Universidade Federal de Alagoas (PPGEQ-UFAL), no projeto “Investigação de Rotas de Obtenção de Biocombustíveis: Estudos em Termodinâmica, Catálise, Caracterização e Processo”.

- 1 (uma) vaga é para estudos em “Influência do tipo de impelidor, chicanas e agitador mecânico no processo reativo da produção de biodiesel e determinação das curvas de equilíbrio e tie-lines do sistema biodiesel – glicerina – álcool metílico e etílico, a diferentes temperaturas”. Interessados nessa vaga enviar CV para: Sandra H. Vieira de Carvalho (sandra.ufal@gmail.com) do Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (LASSOP).

- 1 (uma) vaga é para estudos em Catálise Química Aplicada a Reações de Esterificação e Transesterificação: obtenção de ésteres alquílicos (biodiesel) e caracterização de catalisadores e produtos reacionais.
Interessados nessa vaga enviar CV para: Simoni Plentz Meneghetti (simoni.plentz@gmail.com) - Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCAR)


Fonte: Paulo Roberto de Oliveira (UTFPR)



6. Bolsas de Pós-doutorado para atuar nas áreas de simulação, síntese de ligantes e catalisadores, polimerização e caracterização de poliolefinas - UFRGS

O Núcleo de Excelência em Oligomerização e Polimerização de Olefinas do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está oferecendo 6 bolsas de Pós-doutorado para atuar nas seguintes áreas: simulação, síntese de ligantes e catalisadores, polimerização e caracterização de poliolefinas. As bolsas terão duração de 3 anos a partir de novembro de 2010. Os interessados devem enviar o currículo no seguinte endereço: griselda.barrera@ufrgs.br


Fonte: Griselda Barrera Galland (UFRGS)



7. Bolsa de Pós-doc no Programa Nacional de Pós-Doutorado – CAPES-PNPD/2010

O Programa de pós-graduação em Agroquímica – Viçosa faz saber que, no período de 28/10 a 30/11 de 2010, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de dois recém-doutores (doutorado obtido no máximo há 5 anos) em química, biologia, bioquímica, ou áreas afins e que tenha experiência comprovada em produtos naturais para trabalhar no projeto: Emprego da técnica de cultura de tecidos para a produção de óleos essenciais e metabólitos secundários para o controle de ectoparasitas.
1. Os candidatos ao processo de seleção deverão encaminhar histórico escolar da pós-graduação e Curriculum Vitae na Plataforma Lattes, atualizado via e-mail para Antonio J. Demuner (ademuner@ufv.br) ou Sérgio A. Fernandes (santonio@ufv.br) e para obter informações adicionais pelos telefones (31) 3899-3070 ou 3071.
2. Os candidatos serão submetidos a processo de seleção que constará de análise da documentação recebida, por uma comissão formada pelo coordenador do projeto Dr. Antonio Jacinto Demuner, Prof. Sergio Antonio Fernandes e pelo responsável pela empresa Viçosa Natural Lab, Murici Duarte.
3. O valor da bolsa é de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais) mensais e será paga ao bolsista diretamente pela Capes.


Fonte: Antonio Jacinto Demuner (UFV)



8. Seleção para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química - UFPE

A Pós-Graduação em Química da UFPE estará recebendo inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado no período de 18/10 a 05/11/2010. As provas serão realizadas dia 29/11/2010. As provas de seleção poderão ser realizadas em português ou inglês, em Recife ou em qualquer outra cidade do Brasil e do mundo. Candidatos cuja formação na graduação não foi o Bacharelado ou a Licenciatura em Química são igualmente benvindos. Os candidatos aprovados e matriculados serão indicados a Bolsas do CNPq, CAPES e FACEPE. Maiores informações.
Inscrições


Fonte: João Bosco Paraiso da Silva (DQF/UFPE)



9. Bolsa Pós-Doc no Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível - UFMG

O Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível (LaMPaC) da Universidade Federal de Minas Gerais, está com inscrições abertas para o processo de seleção de Bolsa Pós-Doc, para trabalhar na área de anodos funcionais para pilhas a etanol.
A bolsa terá início em novembro de 2010, no valor R$ 3.300,00 para 36 meses. Os interessados deverão enviar o currículo até 30/10/2010 para o e-mail tmatencio@ufmg.br


Fonte: Tulio Matencio (UTFPR)



10. Prazo prorrogado para inscrição na seleção de bolsa PRODOC - UFRPE

Encontram-se abertas as inscrições (via e-mail), até o dia 11/11/2010, para seleção de 01 bolsista de Pós-Doutorado na modalidade PRODOC/CAPES, no Laboratório de Química Teórica coordenado pelo Prof. Hélcio J. Batista da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Para informações a respeito da bolsa e dos recursos financiáveis consultar a página da CAPES:
Requisitos do candidato: doutor em Química, Física ou Áreas afins/ Modelagem Computacional; experiência em programação Fortran e Sistema Linux; currículo Lattes atualizado.
Os interessados devem enviar email para helciojb@gmail.com, com os seguintes documentos anexados:
a) comprovação de defesa de tese de doutorado;
b) histórico de doutorado;
c) curriculo Lattes.


Fonte: Hélcio J. Batista (UFRPE)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299