.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 954

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/11/2010


1. Processo de Seleção para Bolsas de Pós-doutoramento PNPD do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos com doutorado obtido há menos de 5 (cinco) anos, concorrendo a uma vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) do MEC/CAPES. O PNPD consiste de bolsa auxílio mensal de Pós-Doutorado paga ao bolsista diretamente pela CAPES, durante todo o período de execução do projeto, que será de 5 (cinco) anos. A bolsa será renovada anualmente pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação e pelo coordenador do projeto, Prof. Carlos Frederico de Oliveira Graeff.
Maiores informações


Fonte: Seção Téc. de Pós-graduação (UNESP-Bauru)



2. Abertas as inscrições para a seleção aos Cursos de Mestrado e Doutorado do do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química - UFABC

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC informa que, no período de 04/11/2010 a 07/01/2011 estarão abertas as inscrições para a seleção aos Cursos de Mestrado e Doutorado deste Programa. O número de vagas é o equivalente a 35 alunos (mestrado) e 15 alunos (doutorado). Os alunos que solicitarem bolsa de estudo e que indicarem a possibilidade de dedicação exclusiva ao curso concorrem a bolsas de estudo sob administração da Coordenação do Curso (CAPES, CNPq e UFABC). Provas de 24/01/2011 a 26/01/2011.
Maiores informações


Fonte: Wagner Alves Carvalho (UFABC)



3. Seleção para ingresso nos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa em Química de Produtos Naturais do NPPN - UFRJ

Encontram-se abertas as inscrições para ingresso, em 2011, nos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais-UFRJ.
Clique aqui para obter maiores informações.


Fonte: Vera Lúcia Patrocinio Pereira (NPPN-UFRJ)



4. Concurso para Educação em Química – UFJF

O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora informa que no período de 08 a 16 de novembro de 2010 (2º. período de inscrição), estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor do magistério superior na área de Educação em Química. O concurso será realizado entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2010.
Habilitação exigida: Graduação em Química ou áreas afins com Doutorado em Química, ou em Ciências, ou em Educação, ou em Ensino de Ciências, ou em Ensino de Química, ou em História das Ciências.
Edital 040/2010
Contato: José Guilherme da Silva Lopes (guilherme.lopes@ufjf.edu.br)


Fonte: José Guilherme da Silva Lopes (UFJF)



5. Bolsa de Pós-Doutorado - IQ/UFRGS

O Núcleo de Excelência em Oligomerização e Polimerização de Olefinas do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está oferecendo 6 bolsas de Pós-doutorado para atuar em um projeto com a Petrobras, nas seguintes áreas: simulação, síntese de ligantes e catalisadores, polimerização e caracterização de poliolefinas. As bolsas terão duração de 3 anos a partir de novembro de 2010. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail: griselda.barrera@ufrgs.br


Fonte: Katia Bernardo Gusmão (UFRGS)



6. Mestrado em Química Aplicada da UNEB inscreve para Seleção de Aluno Regular

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abre o Processo Seletivo 2011, para aluno Regular.
As inscrições serão realizadas de segunda a sexta-feira no período entre 03/11/2010 a 26/11/2010.
Maiores informações ou através do e-mail daferreira.ceped@uneb.br


Fonte: Diogo Assis Ferreira (UNEB)



7. Vestibular 2011 do Instituto Federal de Matão

Encontram-se abertas as incrições para o vestibular 2011 do Instituto Federal de Matão. São 40 vagas para o período matutino e 40 vagas para o período noturno, do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis. As inscrições serão realizadas até as 15h00 horas do dia 19/11/2010. Clique aqui para ver o cronograma completo e para maiores informações.


Fonte: Comissão do Vestibular (IFSP-Campus Avançado Matão)



8. Vagas para 02 bolsas de Pós-doutorado PNPD - (UNESP/Araraquara)

O Grupo Físico Química de Materiais do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara está oferecendo 2 bolsas de Pós-doutorado PNPD para atuar em projeto com início entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
O projeto “Desenvolvimento de novos materiais porosos apresentando ordem hierárquica e com diferentes funções” tem como objetivo o desenvolvimento de novas rotas de síntese de materiais com arranjo hierárquico de poros, ou seja, sistemas com estrutura controlada em diferentes escalas de tamanho desde a nano até a macrométrica. O principal desafio deste projeto é desenvolver uma nova classe de materiais que apresente uma melhoria na acessibilidade do sistema de poros e em suas propriedades de transporte de massa, e conseqüentemente destacado desempenho em diversas funções. Como por exemplo, pode-se citar a liberação controlada de fármacos, a adsorção de metais pesados e suportes de catalisadores.
Os interessados devem enviar o currículo para santilli@iq.unesp.br até 30/11/2010.
- 1 (uma) vaga é para a síntese de materiais cerâmicos com porosidade controlada e aplicação catalítica.
- 1 (uma) vaga é para o estudo de materiais com estrutura hierárquica e caracterização de suas principais propriedades funcionais.


Fonte: Leandro Martins (UNESP-Araraquara)



9. Prohibition of Chemical Weapons (OPCW)

The Technical Secretariat (hereinafter “the Secretariat”) wishes to inform Member States of its intention to hold the OPCW Associate Programme 2011 in The Hague and elsewhere from 21 July to 23 September 2011. The Programme aims to foster a better understanding of the objectives of the Chemical Weapons Convention (hereinafter “the Convention”) and to promote the peaceful uses of chemistry, with an emphasis on chemical safety.
More information.


Fonte: Ruth Kinuthia (Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299