.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 955

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/11/2010


1. Bolsa de pós-doutorado (PNPD) em Química Analítica - UFSCar

Bolsa de pós-doutorado-PNPD em Química Analítica: Desenvolvimento de sensores eletroquímicos para a determinação de amostras de interesse ambiental.
No presente projeto serão desenvolvidas novas arquiteturas para sensores e biossensores para a determinação de amostras ambientais. Para isso serão imobilizados nanotubos de carbono, nanopartículas e filmes de bismuto com o auxílio de polímeros condutores, quitosana entre outros, juntamente com enzimas ou modificadores de interesse, objetivando melhorar a resposta analítica em termos da diminuição do sobrepotencial do eletrodo que muitas vezes é alto, diminuindo a interferência de espécies eletroativas (aumento da seletividade) e também aumentando a magnitude da corrente (aumento do sinal analítico), sensibilidade (aumento da inclinação da curva analítica) e seletividade do sensor. Os eletrodos serão construídos a partir da eletrodeposição de bismuto e posterior aplicaç ão na quantificação de pesticidas em amostras de água; de enzimas tirosinase para compostos fenólicos e/ou catecolaminas e, acetilcolinesterase para a determinação de pesticidas (organofosforados). Ademais, serão também empregados sensores eletroquímicos para a determinação de drogas veterinárias empregando as técnicas de voltametria cíclica, de onda quadrada e de pulso diferencial e o eletrodo de diamante dopado com boro (BDD), com ou sem modificação, como eletrodo de trabalho. Sistemas de análise por injeção em fluxo com detecção amperométrica e amperométrica de múltiplos pulsos para a determinação destes analitos serão também empregados. Estudar-se-ão neste projeto as características eletroquímicas dos sensores e biossensores desenvolvidos, a saber: cinética das reações e os mediadores de elétrons, e a estabilidade de cada sensor. Os métodos eletroquímicos oferecem inúmeras vantagens em termos de custo e simplicidade, os quais atendem muitos dos requisitos para análise em laboratório e em campo devido ao seu relativo baixo custo, rapidez na aquisição dos resultados, sensibilidade e portabilidade.
Maiores informações poderão ser obtidas com o Prof. Orlando Fatibello Filho (email:bello@ufscar.br)


Fonte: Orlando Fatibello Filho (UFSCar)



2. Reabertura de inscrições - concurso de provas e títulos para professor adjunto - NPPN-UFRJ

Encontram-se reabertas, até dia 30/11, as inscrições no Concurso de Provas e Titulos para provimento uma vaga de Prof. Adjunto 40h DE na área de Quimica de Produtos Naturais Marinhos no NPPN. A reabertura das inscrições foi publicada no DOU de 01/11/2010. Os interessados podem entrar em contato por e-mail (diretor@nppn.ufrj.br) ou realizar diretamente as inscrições na Administração do NPPN (Av. Carlos Chagas Filho, 373, NPPN, Bloco H, Predio do CCS, Ilha do Fundao, 21.941-902, Rio de Janeiro, RJ).


Fonte: Gilda Guimaraes Leitão (UFRJ)



3. Concurso público para professor de ensino básico, técnico e tecnológico - IFRJ

Estão abertas, no período de 25/10 a 12/12/2010, as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de Cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do IFRJ.
Clique aqui para obter maiores informações ou através do Edital.


Fonte: Giselle Rôças (IFRJ)



4. Seleção de bolsista para Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) - UEPG

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa está selecionando, nos termos do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD, Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP No 28/2010, recém doutores (com título obtido há no máximo 5 anos) para atuar em atividades de pesquisa, e docência na Área de Química.
As inscrições estão abertas de 18/11 a 10/12/2010.
Maiores informações.


Fonte: Augusto Celso Antunes (UEPG)



5. Processo seletivo para vagas de professores (Química Orgânica e Química Ambiental Marinha) - PUC-Rio

O Departamento de Química da PUC-Rio comunica à comunidade científica e acadêmica que está em processo seletivo para duas vagas de professores, na área Química Orgânica e Química Ambiental Marinha. As inscrições estão abertas até 13/12/2010.
Acesse o edital para maiores informações.


Fonte: Angela de Luca Rebello Wagener (PUC-Rio)



6. Concurso público para professor efetivo, classes Adjunto, Assistente e Auxiliar, nível I - UNIVASF

A Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Tornar público que realizará concurso público para provimento de 5 (cinco) vagas para o cargo de professor efetivo, classes Adjunto, Assistente e Auxiliar, nível I.
As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 16/11 às 23h50 do dia 07/12/2010, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico http://www.concurso.univasf.edu.br, observado o horário de Brasília-DF.

Edital


Fonte: Mayane Nóbrega (UNIVASF)



7. Vaga para Auxiliar de laboratório (efetivo) - Laborsan Comércio e Importação de Corantes e Polímeros

A empresa Laborsan Comércio e Importação de Corantes e Polímeros abre vaga para Auxiliar de laboratório (efetivo). Os interessados deverão ter experiência (conhecimento) na da área têxtil.
Benefícios: VT+VR+ASSITÊNCIA MÉDICA. Salário: á combinar
Email para contato:rh@laborsanbrasil.com


Fonte: Flávia Oliveira (RH-Laborsan Corantes e Polímeros)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299