.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 957

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


02/12/2010


1. Duas bolsas de Pós-doutorado – PNPD em Química estão oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Química na Universidade Federal de Santa Maria

Os candidatos deverão desenvolver suas atividades de pesquisa e ensino no Departamento de Química da UFSM e apresentar um perfil que os qualifique para contribuir no desenvolvimento de um dos sub-projetos descritos no Item 5 deste Edital de Seleção. O candidato será integrado a um dos grupos de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Química (Conceito CAPES = 7) da UFSM devendo contribuir com publicações científicas, com orientação de alunos de pós-graduação e de iniciação científica e como docente.
Os candidatos devem escolher um dos sub-projetos listados em baixo no ato de inscrição segundo seu perfil.
“Desenvolvimento de Pesquisa na Área de RMN Multi-Nuclear no Estado Sólido”
Perfil Requerido: Considerando a abrangência do sub-projeto a ser desenvolvido, a aplicação multidisciplinar das técnicas de espectrometria de RMN Multi-Nuclear em solução e no estado sólido, e a conectividade destas técnicas com outras técnicas de análises; serão considerados os candidatos com formação e/ou experiência em temas que envolvam o estudo de reações orgânicas e o estudo estrutural de compostos orgânicos através de: (i) espectrometria de RMN Multi-Nuclear; (ii) de cálculos de mecânica quântica ab initio e DFT; (iii) espectrometria de massas e outras técnicas experimentais.

“Desenvolvimento de Novos Catalisadores e Agentes de Transferência para Polimerização Radicalar Controlada”
Perfil Requerido: Neste sub-projeto serão considerados candidatos com formação e experiência comprovada na áreas de Química Inorgânica, Catalise, Materiais, Físico-química ou Espectroscopia.

“Desenvolvimento de Novos Materiais Poliméricos para o Preparo de Amostras Ambientais e de Alimentos Visando a Determinação Multirresíduo de Agrotóxicos e Drogas Veterinárias”
Perfil Requerido: Para o desenvolvimento do sub-projeto serão considerados os candidatos com formação e experiência comprovada no desenvolvimento de métodos analíticos e no preparo de amostras ambientais, de alimentos e biológicas.

O prazo de inscrição é até 03/12/2010 (18h00) e é feita pelo correio eletrônico da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria (cpgquim@quimica.ufsm.br).
Maiores informações.


Fonte: Robert A. Burrow (UFSM)



2. Bolsa de Pós-Doutorado - PNPD-MEC/CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Química - UFBA

O Programa de Pós-graduação em Química, do Instituto de Química da UFBA, está selecionando até 12/12/2010, dois Recém-Doutores com experiência na Área de Química, especificamente em Química de Produtos Naturais, Química Ambiental, Síntese Orgânica ou Química Analítica Aplicada. Os candidatos selecionados deverão desenvolver projetos relacionados a estudos com balanço de massa de enxofre da exaustão de motores automotivos movidos a diesel e misturas binárias diesel/biodiesel; determinação de elementos traç ;o e de suas espécies, em diferentes matrizes; desenvolver metodologias sintéticas para obtenção de compostos naturais bioativos ou, isolar e identificar substâncias bioativas de plantas através de técnicas biomonitoradas com testes biológicos. É desejável aos candidatos tenham experiência prévia com métodos instrumentais ou laboratoriais na área escolhida.
Os interessados devem enviar e-mail com o curriculum lattes e cópia do diploma (ou Ata de defesa) de doutorado para pgquim@ufba.br ou jmdavid@ufba.br.


Fonte: Jorge Mauricio David (IQ-UFBA)



3. Concurso público para professor adjunto (Química Analítica) - UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizará concurso para contratar professores adjuntos nas áreas de Química Analítica, Síntese Orgância, Físico-Química e Físico-Química Orgânica. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.concurso.ufop.br até o dia 04 de jáneiro de 2011. O edital com maiores informações podem ser obtidos no mesmo site.


Fonte: Mauricio Xavier Coutrim (UFOP)



4. Oportunidade Bolsa Pós-doc PNPD – Qui-UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estará recebendo inscrições até o dia 10/12/2010 para o preenchimento de uma vaga dentro do Programa PNPD/CAPES (Edital 034/2007 – MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP). Projeto: Nanotubos de Carbono Aplicados em Inovações nas Áreas de Semicondutores, Compósitos Poliméricos e Catálise. Os candidatos devem ter formação em Química ou Física e experiência em pelo menos um dos seguintes tópicos: Catálise; Síntese Orgânica; química de compostos de coordenação, o rganometálicos ou nanotubos de carbono; caracterização de materiais nanoestruturados. A inscrição deverá ser feita mediante envio (eletrônico) de Currículo Lattes atualizado aos endereços (e-mail): stumpf@ufmg.br ou pgquimic@qui.ufmg.br. Solicitar, por e-mail, a confirmação da inscricão (recebimento do documento) até dia 11/12/2010 às 12h. O processo de seleção constará de análise da documentação recebida e os candidatos selecionados nesta etapa serão convocados para uma entrevista com data a ser definida.

Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)



5. Concurso público para docente (Eletroanalítica) - UFRGS

Encontram-se abertas até 06/12/2010 as inscrições para Concurso Público para Docente, no Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (01 vaga). Área: Eletroanalítica. Informações e inscrições na página da UFRGS (Edital 33/2010).
Contato: chefedqi@ufrgs.br


Fonte: Liane lucy de Lucca Freitas (UFRGS)



6. Bolsa de Pós-Doc PNPD-CNPq - IQSC-USP

Estão abertas as inscrições junto ao Grupo de Química Inorgânica e Analítica, do Instituto de Química de São Carlos - USP, da Universidade de São Paulo, para uma Bolsa de pós-doutorado, por um período de 02 (dois) anos. A bolsa está relacionada ao Edital MEC/CAPES/MCT/CNPq/FINEP nº 28/2010 - PNPD 2010 - Edital nº 28/2010 projeto aprovado junto ao CNPq e terá valor mensal de R$3.300,00 (três mil e trezentos reais). O candidato selecionado desenvolverá atividades de pesquisa voltadas ao projeto intitulado: “ATIVIDADE ANTIPARASITÁRIA DE NITROSILOS DE RUTÊNIO FRENTE À TRIPANOSOMÍDEOS”, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Douglas Wagner Franco. No momento da inscrição o candidato deverá apresentar cópia de seu Curriculum Vitae e de suas principais publicações.
Contato: Veroneide Athayde (vero@iqsc.usp.br).


Fonte: Douglas Wagner Franco (IQSC-USP)



7. Concurso para professor adjunto (Química Inorgânica e Química Analítica) - UFSJ

O Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ - Campus Dom Bosco - São João Del-Rei) abriu edital de concurso público para contratação de professor efetivo (classe adjunto) nas áreas de Química Inorgânica (CPD111) e Química Analítica (CPD112). As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou pelos Correios, no período de 22/11/2010 a 14/01/2011. Para mais informações e cópia do edital, clique aqui.


Fonte: Stella Maris Resende (UFSJ)



8. Bolsa de Pós-Doutorado (PDJ) - INCT-ACQUA - UFMG

Bolsa de Pós-Doutorado (PDJ) no Grupo de Pesquisa em Química Inorgânica Teórica – GPQIT, sediado no Departamento de Química – ICEx, UFMG, no âmbito do INCT-ACQUA (http://www.acqua-inct.org). O projeto envolve a investigação de argilominerais (nanotubos de aluminosilicatos do tipo imogolita), especiação química e reatividade de minerais sulfetos. Duração da bolsa: 12 meses, prorrogável por mais 12 meses. Interessados devem entrar em contato com o Prof. Hélio A. Duarte pelo e-mail: helioaduarte@gmail.com.
Recentes publicações do grupo podem ser encontradas no site http://www.qui.ufmg.br/~duarteh


Fonte: Helio Anderson Duarte (UFMG)



9. Concurso com 200 vagas de Analista Ambiental para o Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso de Analista Ambiental para o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Estão disponíveis 200 vagas.
Maiores informações.


Fonte: Lauro E. S. Barata (IQ-UNICAMP)



10. Vagas para recém-doutores (Química de Materiais e áreas afins) - UEPG

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa está selecionando, nos termos do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (PRODOC), Edital MEC/CAPES 029/2010, recém-doutores (com título obtido há no máximo 5 anos) para atuar em atividades de pesquisa, extensão e docência na Área de Química de Materiais e áreas afins. As inscrições deverão ser realizadas por e-mail pelos seguintes endereços eletrônicos: jrgarcia@uepg.br ou jarem.garcia@gmail.com. Serão aceitas inscrições no período de 29/11/2010 a 15/12/2010. A seleção será realizada nos dias 16 e 17/12/2010 e a divulgação dos resultados será realizada no dia 20/12/2010.
Maiores informações


Fonte: Jarem Raul Garcia (UEPG)



11. Oportunidade imediata para trabalho de pós-doutorado na área de Oceanografia Química (geoquímica orgânica e metais) - UFSC

Oportunidade imediata para trabalho de pós-doutorado na área de Oceanografia Química (geoquímica orgânica e metais). O projeto é uma parceria do LABOMAR da UFC e Grupo de Geoquímica Orgânica do Depto. de Química da UFSC, INCT-Oceano. Contato: Prof. Luiz Augusto S. Madureira (madureira@qmc.ufsc.br)


Fonte: Luiz Augusto dos Santos Madureira (UFSC)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299