.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 958

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


09/12/2010


1. Edital para seleção de bolsistas PD–PPGQ da UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos está selecionando, nos termos do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD, Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP No 28/2010, dois recém-doutores (com título obtido h& aacute; no máximo cinco anos) para atuar nas atividades do projeto: “Água e Energia: desafios à sustentabilidade”, sendo um recém-doutor para cada um dos seguintes sub-projetos:

Sub-projeto 1: “Distribuição espaço-temporal de nutrientes e contaminantes nos sedimentos e águas do Rio do Monjolinho (São Carlos-SP): um manancial afetado por descargas industriais, agrícolas e de esgotos sanitários”
Perfil desejado: Experiência na coleta e preparação de amostras de águas, águas residuárias e sedimentos, visando a determinação de baixas concentrações de contaminantes emergentes, como fármacos, produtos de higiene pessoal, hormônios, e outros, bem como, BTEX e seus metabólitos em águas subterrâneas, utilizando LC-MS-MS e GC-MS. É desejável também experiência profissional internacional.
Local de trabalho: Laboratório de Química Ambiental-Biogeoquímica Ambiental do Departamento de Química da UFSCar

Sub-projeto 2: “Materiais avançados para baterias de íon lítio: obtenção, caracterização e testes curtos e prolongados em protótipos”
Perfil desejado: Formação na área de Eletroquímica, preferencialmente com experiência comprovada em síntese de materiais e preparação e testes de eletrodos e eletrólitos para baterias de íon lítio.
Local de trabalho: Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica (www.ufscar.br/lape) do Departamento de Química da UFSCar

Os interessados devem enviar currículo para ppgq@ufscar.br até 12/12/010.
Seleção: Grau de atendimento ao perfil desejado, avaliado pelo currículo.
Divulgação dos resultados: até 16/12/2010.


Fonte: Luiz Carlos Gomide Freitas (UFSCar)



2. IQ-USP abre vaga de Professor Doutor na área de Química Orgânica

O Departamento de Química Fundamental do IQUSP tem aberta uma vaga para Professor Doutor no conjunto de disciplinas de Química Orgânica. As inscrições estarão abertas até o dia 19/12/2010. Clique aqui para acessar o edital completo. Para maiores informações procure a Assistência Acadêmica do IQUSP no email assacad@iq.usp.br.


Fonte: Instituto de Química - USP



3. Bolsa PNPD para o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental - FURG

O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande está selecionando 02 bolsistas de Pós-Doutorado, Modalidade: PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) para atuar em atividades de pesquisa e docência na Área de Química Analítica, que tenha interesse em desenvolver e validar métodos analíticos para a caracterização físico-química de compostos químicos.
Contatos: fabioand@gmail.com (Prof. Fábio A. Duarte) ou eprimelfurg@gmail.com (Prof. Ednei G. Primel)


Fonte: Fábio Andrei Duarte (FURG)



4. Seleção de Bolsista PNPD-CNPq/2010 em Química Supramolecular - NUQUIMHE/UFSM

Pesquisadores do NUQUIMHE - Núcleo de Química de Heterociclos, da Universidade Federal de Santa Maria comunicam que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Recém-Doutor, referente a 01 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado, concedida no âmbito do Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP No. 28/2010, Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD 2010 (Linha de Pesquisa 3). Os candidatos recém-doutores devem apresentar um perfil que os qualifique para contribuir na consolidação da Linha de Pesquisa de Química Supramolecular do Programa de Pós-Graduação em Química (Conceito CAPES: 7) da U FSM, através de publicações científicas, orientação de alunos de pós-graduação, e a participar do projeto de pesquisa Projeto de Pesquisa: "Heterociclos: Síntese e Estudo Supramolecular" que será desenvolvido no Departamento de Química da UFSM. A inscrição do candidato deverá ser feita pela internet no período de 03/12/2010 a 16/12/2010 (até 18:00 horas) através do endereço eletrônico do Coordenador do Projeto (mmartins@base.ufsm.br) ou do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM (cpgquim@quimica.ufsm.br). A seleção será realizada no dia 21/12/2010, data da entrevista e defesa de produção científica. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo desta chamada podem ser obtidos por e-mail diretamente com o Coordenador do Projeto PNPD.
Edital.


Fonte: Marcos A.P. Martins (UFSM)



5. Inscrições abertas para o Mestrado em Ciências dos Materiais - UFPI

Encontram-se abertas até o dia 03/02/2011, as inscrições do Mestrado em Ciências dos Materiais da Universidade Federal do Piauí. Maiores informações podem ser obtidas através do sítio do programa: www.ufpi.br/materias ou por e-mail: materiais@ufpi.edu.br


Fonte: Liane lucy de Lucca Freitas (UFRGS)



6. Bolsa de pós-doutorado para área de produção de enzimas hidrolíticas (celulases e amilases) - UFVJM

Encontram-se abertas as inscrições para uma bolsa de pós-doutorado, na área de produção de enzimas hidrolíticas (celulases e amilases). Período: prorrogável por até 04 anos.
Documentação necessária para a inscrição:
a) Cópia do Diploma de Doutorado obtido em programa de pós-graduação credenciado pela CAPES;
b) Cópia dos Históricos da Graduação e da Pós-Graduação;
c) Currículo Lattes atualizado;
d) Cópia da carteira de identidade e do CPF;
e) Plano de trabalho no âmbito da proposta aprovada;
f) Endereço, telefone e e-mail do candidato.

Período de inscrição: A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou via Sedex no período de 06/12/2010 a 07/01/2011(inscrições pelo Correio serão aceitas apenas se recebidas até esta data) no seguinte endereço: Secretaria dos Programas de Pós-Graduação da UFVJM (indicar no envelope Edital PPGQ-PNPD-2010). Rodovia MGT 367 – km 583 – Alto da Jacuba - Campus II – Anexo ao Prédio de Ciências Agrárias -Diamantina/MG – 39.100-000
Seleção: Análise do Currículo, que terá caráter eliminatório e classificatório (peso = 70%). Entrevista (peso =30%). O processo seletivo dos candidatos será realizado por uma comissão de dois (02) professores, indicada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFVJM, e presidida pelo coordenador do projeto.
Divulgação do resultado: O resultado final da seleção será divulgado na página do PPGQ-UFVJM (http://www.portais.atrio.scire.coppe.ufrj.br/ufvjm-ppgq/index.php), e na Secretaria dos Programas de Pós-Graduação da UFVJM até o dia 10/01/2011.
Mais Informações: Sec. dos Programas de Pós-Graduação da UFVJM - Fone: (38) 3532-1242
E-mail: adrianakatia@ufvjm.edu.br; cc: ppgq@ufvjm.edu.br


Fonte: Solange Cadore (UNICAMP)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299