.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 962

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/1/2011


1. Bolsa PNPD- CNPq para Pós-Doutor, especialista em Síntese Orgânica - LAPEN/FCF/USP

O Laboratório de Planejamento e Síntese de Quimioterápicos Potencialmente Ativos em Doenças Negligenciadas (LAPEN) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, está selecionando um Pós-Doutor, especialista em Síntese Orgânica, para o projeto “Síntese de Transportadores Dendriméricos Específicos de Utilização em Doenças Negligenciadas”. A Bolsa (PNPD-CNPq - Linha 3: Projetos Vinculados a Grupos de Pesquisa) tem duração de 24 meses.

Resumo
As doenças negligenciadas despertam pouco interesse por parte dos países que introduzem fármacos na terapêutica. Malária, doença de Chagas, leishmaniose e tuberculose carecem, pois, de alternativas quimioterápicas para o tratamento dos indivíduos infectados. Recai sobre os países acometidos a responsabilidade de buscar novos quimioterápicos, sejam eles obtidos diretamente, por processos racionais de planejamento, ou por meio da modificação de fármacos já existentes, melhorando-lhes as propriedades em vários níveis. Face ao exposto, e com vistas à obtenção de fármacos dirigidos dendriméricos contra essas doenças por meio da latenciação, propõe-se a obtenção de novos transportadores seletivos para ação específica em cada uma das doenças, empregando-se grupos diretores peculiares às células infectadas e/ou aos respectivos parasitos. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é possibilitar a obtenção de derivados potencialmente ativos como antimaláricos, antichagásicos, leishmanicidas e tuberculostáticos de ação específica. Espera-se, assim, contribuir com a busca de candidatos a fármacos que enriqueçam o arsenal terapêutico contra essas doenças negligenciadas.
Maiores informações: hajudan@usp.br


Fonte: Elizabeth Igne Ferreira (FCF/USP)



2. Bolsa de pós-doutorado em Síntese de Fármacos e Caracterização de Polímeros (PNPD/MCT/CNPq) - IPEN

O Grupo de Desenvolvimento em Fármacos/Nanotecnologia do IPEN está selecionando um Recém-Doutor com experiência na Área de Química, especificamente Polímeros, Nanotecnologia ou Orgânica. É desejável ao candidato experiência prévia com métodos de caracterização de sistemas poliméricos bem como noções de Nanotecnologia. O candidato selecionado desenvolverá atividades de pesquisa voltadas ao projeto intitulado "Nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de Radiofármacos” em especial com relação ao emprego de terras raras encapsuladas em biopolímeros. Os interessados devem enviar e-mail com o curriculo lattes para mbmazevedo@ipen.br.


Fonte: Mariangela de Burgos Azevedo (IPEN)



3. Vaga para professor adjunto no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) - UFRJ

Encontram-se abertas, até o dia 10/02/2011, as inscrições no concurso de provas e títulos para provimento de uma vaga para professor Adjunto 40h DE, no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN-UFRJ), no setor de Metodologias Analíticas para Prospecção da Biodiversidade. Maiores informações


Fonte: Gilda G. Leitao (NPPN-UFRJ)



4. Concurso público para carreira do magistério superior na Faculdade de Farmácia – UFBA/Campus Salvador

Estão abertas, de 04/01 a 02/02/2011, as inscrições de concurso público para carreira do magistério superior na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia - Campus Salvador.
Área de conhecimento: Química Farmacêutica.
Titulação exigida: Graduação em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas e título de doutor em áreas afins.
Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva.

O candidato aprovado terá papel fundamental no fortalecimento da química farmacêutica e medicinal na Bahia, atuando não só no ensino de graduação, mas também em um programa de pós-graduação jovem e bastante ativo.
Maiores informações ou através do e-mail: castilho@ufba.br

(Edital 06/2010 e retificação 01 (publicada em 03/01/2011).


Fonte: Marcelo S. Castilho (UFBA)








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299