.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 963

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/1/2011


1. Concurso público para professores colaboradores (Bioenergia) - Unesp-Araraquara

Estao abertas as inscrições para Concurso Público para contratação de 03 (três) Professores Colaboradores no Instituto de Química do Campus de Araraquara para atuação em Bioenergia.
Maiores informações


Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (Unesp-Araraquara)



2. Processo seletivo para docentes - magistério superior (Química Orgânica) - USF

Encontram-se abertas, até 19/1/2011, as inscrições no processo seletivo para docentes - magistério superior, na área de Química Orgânica, do curso de Química Industrial da Universidade São Francisco - campus de Bragança Paulista.
Maiores informações.


Fonte: Silmara Neves (USF)



3. Bolsa de Doutorado Projeto Vale-Fapesp; desenvolvimento de métodos analíticos

O projeto “Indicadores da Fitodisponibilidade de Elementos-Traço Visando a Avaliação de Risco Ecológico em Áreas Contaminadas” que faz parte da rede de pesquisa RECUPERAMINA (Universidade Federal de Lavras e Instituto Agronômico), financiado pela FAPESP-VALE, com início em março de 2011 e término em março de 2015, está necessitando de um aluno para iniciar o curso de doutorado no IAC e desenvolver pesquisas relacionadas ao projeto. Este aluno já terá a bolsa de doutorado da FAPESP (www.fapesp.br). O aluno deverá ter conhecimento em química analítica e experiência em laboratório, pois exercerá atividades de pesquisa objetivando otimizar os métodos da resina, do AB-DTPA, do biosensor e o de tiras de papel com óxido de ferro impregnado para predizer o As e Cd fitodisponíveis em solos contaminados. O aluno estará envolvido com as atividades acadêmicas em atendimento às exigências do curso de pós-graduação do Instituto Agronômico, Campinas (www.iac.sp.gov.br), área de concentração Gestão de Recursos Agroambientais. Os interessados deverão enviar currículo para Cleide Aparecida de Abreu (cleide@iac.sp.gov.br) até 20/2/2011. No assunto do email informar bolsa de doutorado - métodos


Fonte: Aline Renee Coscione Gomes (IAC)



4. Vaga para pós-doutorando com experiência na área de Espectrometria de Massas de Proteínas (MALDI-TOF)

Oferece-se uma bolsa de pós-doutoramento (PDJ-CNPq) na área de Espectrometria de Massas para Identificação de Micro-organismos. Essa é uma pesquisa interdisciplinar, a qual conta com vários grupos no país, envolvidos com estudos de Ecologia e Biotecnologia Microbiana. Os interessados devem ter o título de doutor em Química, Biologia ou área correlata, com especialidade em espectrometria de massa, preferencialmente familiarizados com equipamentos MALDI-TOF. Essa experiência deverá ser verificada pelas suas publicações recentes em revistas especializadas, e pelo bom desempenho acadêmico. O projeto terá início, em Março/Abril de 2011. Os candidatos devem enviar CV, lista de publicações e duas cartas de recomendação via e-mail, endereçadas ao Prof. Dr. Edson Rodrigues Filho - DQ/UFSCar (edinho@pq.cnpq.br).


Fonte: Edson Rodrigues Filho (DQ-UFSCar)



5. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química - UFMG

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFMG (nota 6 na CAPES), nas áreas de concentração de Química Analítica, Fisico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.
Inscrições de 03 a 31/1/2011 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até dia 28/1/2011. Provas para o Mestrado poderão ser realizadas em outros Estados.
Maiores informações: http://www.qui.ufmg.br/pg (de onde pode ser baixado o Edital). O Programa possui disponibilidade de bolsas do CNPq, CAPES, CAPES/REUNI e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado (a maioria com taxas de bancada).


Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)



6. Concurso público para professor adjunto e professor assistente (várias áreas) - UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana está com inscrições abertas, até 26/1/2011, para concurso de professor adjunto em Química Geral e Analítica (1 vaga), Química Geral e Orgânica (1 vaga), Geoquímica Ambiental (1 vaga) e para professor assistente em Química Geral e Ensino de Química (1 vaga). O edital completo encontra-se na página da UEFS.


Fonte: Angélica Maria Lucchese (UEFS)



7. Aberto o novo processo seletivo para o Curso de Mestrado em Química Aplicada - UNEB

Candidatos interessados em ingressar no Curso de Mestrado em Química Aplicada da Universidade do Estado da Bahia, poderão se inscrever para o processo seletivo entre 17/1 e 15/2/2011 na secretaria do Programa situada no Prédio Especial do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB na Rua Silveira Martins 2555, Cabula, Salvador, Bahia. O processo seletivo constará de prova escrita sobre tópicos de Química Geral, a qual terá caráter eliminatório e que será aplicada no dia 20/02/2011e de entrevista nos dias 24 e 25/02/2011. Informações mais detalhadas (como a documentação, os pontos selecionados para a prova escrita, entre outros) podem ser obtidas diretamente na secretaria do Programa ou no sítio eletrônico www.pgqa.uneb.br.


Fonte: Mauro Korn (UNEB)



8. Bolsa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química - UFPR

O laboratório de RMN da UFPR dispõe de uma bolsa de mestrado para atuar no projeto Determinação da percentagem de biodiesel no diesel convencional através de RMN de baixo campo, sob coordenação do professor Dr. Andersson Barison.
Os candidatos interessados deverão acessar o site www.quimica.ufpr.br, ir no link pos-graduação e fazer a inscrição no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR.
Mais Informações, entrar em contato com o Prof. Andersson Barison em andernmr@ufpr.br


Fonte: Andersson Barison (UFPR)



9. Vaga para Química Analítica e Química Inorgânica - UNEB

Encontram-se abertas, no período entre 19/1 e 14/2/2011, as inscrições para o concurso público para docência em Química Analítica (1 vaga) e Química Inorgânica (1 vaga) no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET). Esse DCET está situado no campus de Salvador da Universidade do Estado da Bahia. Os candidatos devem ter doutorado em Química, como consta do edital supracitado.
Outras informações e maiores detalhes podem ser obtidos consultando o portal da UNEB ou no site www.concursodocente.uneb.br

Fonte: Mauro Korn (UNEB)









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299