.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 965

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


3/2/2011


1. Bolsa de Doutorado Projeto Vale-Fapesp; Luz Sincotron

O projeto “Indicadores da Fitodisponibilidade de Elementos-Traço Visando a Avaliação de Risco Ecológico em Áreas Contaminadas” que faz parte da rede de pesquisa RECUPERAMINA (Universidade Federal de Lavras e Instituto Agronômico), financiado pela FAPESP-VALE, com início em março de 2011 e término em março de 2015, está necessitando de um aluno para iniciar o curso de doutorado no IAC e desenvolver pesquisas relacionadas ao projeto. Este aluno já terá a bolsa de doutorado da FAPESP (www.fapesp.br). O aluno deverá ter conhecimento em química, física, técnicas de raios X, metabolismo/nutrição de plantas. As atividades de pesquisa do projeto estarão relacionadas com a especiação e quantificação do As (III) e As (V) em planta, utilizando a técnica instrumental de espectroscopia de raios X (XAS), no Laboratório de Luz Síncrotron (LNLS). O aluno estará envolvido com as atividades acadêmicas em atendimento às exigências do curso de pós-graduação do Instituto Agronômico, Campinas, área de concentração Gestão de Recursos Agroambientais. Os interessados deverão enviar currículo para Cleide Aparecida de Abreu (cleide@iac.sp.gov.br) até 20/2/2011. No assunto do email informar bolsa de doutorado - síncroton


Fonte: Aline Renee Coscione Gomes (IAC)



2. Processo de seleção de 01 vaga para recém-doutores (Química de Materiais e áreas afins) - UEPG

O Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa abre processo de seleção de 01 (uma) vaga para recém-doutores (com título obtido há no máximo 5 anos) para atuar em atividades de pesquisa, extensão e docência na Área de Química de Materiais e áreas afins, nos termos do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (PRODOC), Edital MEC/CAPES 029/2010.
As inscrições deverão ser realizadas por e-mail pelos seguintes endereços eletrônicos: jrgarcia@uepg.br ou jarem.garcia@gmail.com. Serão aceitas inscrições no período de 21/1 a 4/2/2011. A seleção será realizada no dia 5/2/2011 e a divulgação dos resultados será realizada no dia 7/2/2011.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os interessados deverão enviar cópia dos seguintes documentos (documentos digitalizados e/ou arquivos eletrônicos):
a) cópia do diploma de doutorado;
b) cópia do CV Lattes atualizado;
c) cópia dos históricos escolares de graduação, mestrado e doutorado;
d) cópia da carteira de identidade e do CPF.

OBS: As inscrições deverão ser realizadas via e-mail pelos seguintes endereços eletrônicos: jrgarcia@uepg.br ou jarem.garcia@gmail.com.
Mais informações: (42) 3220-3731 ou (42) 9923-7710 com Jarem Raul Garcia.


Fonte: Jarem Raul Garcia (UEPG)



3. Vaga de bolsa de pós-doutorado (bolsa FAPESP) em projeto temático

O Projeto Temático "Aplicação da Cromatografia de Leito Móvel Simulado com Comprimento de Zona Variável (Varicol) na Obtenção de Enantiômeros de Compostos Biologicamente Ativos" tem uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado, bolsa FAPESP.
Apoiado pela FAPESP, o Projeto é conduzido na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e no Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas, sob a coordenação do professor Cesar Costapinto Santana da FEQ.
A oportunidade tem como objetivos gerais: 1) determinação de condições experimentais otimizadas para a separação de misturas racêmicas utilizando metodos analíticos e semi-preparativos, 2) determinação das isotermas de adsorção e curvas de Van Deemter para as fases móvel e estacionárias necessárias a operação do método de separação contínua, 3) emprego do sistema de cromatografia contínua Varicol na resolução de misturas racêmicas e enantioenriquecidas na escala de gramas/dia, avaliando aspectos de consumo de solventes e produtividade do sistema.
Busca-se candidatos com doutorado, formados nas áreas de engenharia química ou química, com experiência em processos cromatográficos para projeto de um ano, com possibilidades de renovação.
Os interessados devem enviar, até o dia 15 de fevereiro, currículo e duas cartas de recomendação para santana@feq.unicamp.br, colocando no assunto (subject): FAPESP 07/02872-4.


Fonte: Carlos Roque Duarte Correia (IQ-UNICAMP)



4. Concurso público de provas e títulos para professor de ensino superior – UEMS

Encontram-se abertas inscrições para o concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor de ensino superior do grupo profissional da educação superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
- Graduação em Engenharia Química e Doutorado em Química ou Engenharias ou Biotecnologia ou Ciências
01 vaga na cidade de Dourados
Maiores informações no site www.uems.br em Editais
Claudia Cardoso email: claudia@uems.br


Fonte: Claudia Andrea Lima Cardoso (UEMS)



5. Bolsa PNPD (Química Inorgânica e Química de Materiais) - UNIFAL-MG

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG está selecionando um bolsista, modalidade PNPD para atuar em atividades de pesquisa e docência na área de Química Inorgânica e Química de Materiais.
Título do projeto a ser desenvolvido: "Preparação e Caracterização de materiais amorfos e policristalinos óxidos para aplicação em óptica".
Contatos: gael.poirier@unifal-mg.edu.br


Fonte: Gael Yves Poirier (UNIFAL-MG)



6. Vaga para professor substituto de Química Geral - DQ-UFSCar

Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a contratação de professor substituto no DQ-UFSCar. As inscrições serão realizadas no período de 31/1 a 11/2/2011, exclusivamente via internet, no endereço www.concursos.ufscar.br.


Fonte: Arlene G. Correa (DQ-UFSCar)



7. Concurso Público para Professor Adjunto (Química Analítica) - UFS

Encontram-se abertas, até 2/3/2011, as inscrições para o Concurso Público para Professor Adjunto na área de Química Analítica, na Universidade Federal de Sergipe.
Anexo IV - pontos das provas por área.

Maiores informações


Fonte: Haroldo Silveira Dórea (UFS)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299