.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 991

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/8/2011


1. Concurso para professor efetivo (Ensino de Química e Química) – Unespar/Fafiuv

O Departamento de Química da Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória informa que estão abertas as inscrições para o concurso publico para a contratação de Professor Efetivo nas áreas de Ensino de Química (assistente) e Química (adjunto). As inscrições poderão ser feitas por correspondência postada com Aviso de Recebimento, desde que dêem entrada no Protocolo Geral da Instituição, até 27/8/2011, ou pessoalmente, até as 21 horas do dia 31/8/2011.

Edital


Fonte: Lutécia Hiera da Cruz (Unespar/Fafiuv)



2. Concurso público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Engenharia Química e Química Inorgânica) - Ifes-Vila Velha

O campus Vila Velha, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, lança concurso público para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O campus oferece duas vagas para mestres e doutores, sendo uma para a área de Engenharia Química e a outra para a área de Química Inorgânica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8/9/2011, através do site.

Maiores informações


Fonte: Mauro Cesar Dias (Ifes-Vila Velha)



3. CTC/Puc-Rio abre mais de 840 vagas para o vestibular 2012

Centro Técnico Científico da PUC-Rio oferece vagas nas áreas de Engenharia, Informática, Matemática, Física, Química e Arquitetura

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da PUC-Rio. O Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio), que engloba as áreas de Informática, Matemática, Química, Física, Arquitetura e dez cursos de Engenharia, oferece 842 vagas, com a possibilidade de bolsa integral para os melhores colocados. Os candidatos poderão ingressar na universidade por meio do resultado no Vestibular 2012 ou da nota obtida no ENEM 2011. As provas serão nos dias 4 e 6 de novembro e a inscrição custa R$ 120,00 (cento e vinte reais). Os interessados podem obter mais informações e inscrever-se pelo site http://www.puc-rio.br/vestibular/.

O CTC/PUC-Rio, um dos mais importantes pólos de tecnologia, pesquisa e ensino do país, investe pesado em pesquisa e possui em torno de 140 laboratórios modernos e especializados e cerca de 190 professores, a maioria com pós-graduação no exterior, o Centro Técnico Científico oferece formação completa e contínua.

O curso de Engenharia Civil, por exemplo, acaba de ser incluído no QS World University Ranking, que define as 200 melhores universidades do mundo na área de "Civil & Structural Engineering". Em 175º lugar, com apenas duas universidades brasileiras no ranking, a conquista é inédita e insere a Engenharia Civil da PUC-Rio como a melhor do país e a terceira da América do Sul, perdendo somente para a PUC-Chile e a Universidade do Chile

Enade e CAPES confirmam excelência na formação dos alunos do CTC/PUC-Rio

Conforme os resultados do Enade 2008, exame que mede o desempenho dos estudantes de ensino superior, a PUC-Rio foi a que recebeu o maior número de notas máximas e está entre as cinco melhores do país. Entre os cursos do CTC, o destaque do Enade foi para as Engenharias Civil (1º lugar), Ambiental (1º lugar), Química (3º lugar), Arquitetura e Urbanismo (melhor particular e 4ª do país) e Engenharia de Petróleo (5º lugar). Esse resultado só é alcançado devido à seleção de estudantes feita por meio do vestibular e, paralelamente, à presença, em seu campus, de infraestrutura e ensino de qualidade.

Além da graduação, é possível aperfeiçoar-se em mestrados e doutorados nas áreas de interesse, além de ter acesso aos mais diversos cursos de especialização oferecidos pelos departamentos do CTC/PUC-Rio. De acordo com os resultados da CAPES no triênio 2007/2009, dos 11 cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio avaliados, dez receberam as notas 7 (máxima), 6 e 5, tornando-se referência de qualidade de ensino no Brasil e no exterior.

Possibilidade de estudar no exterior, amplo incentivo à pesquisa e elevada taxa de empregabilidade

Por ter parcerias com 17 universidades estrangeiras, entre elas a Écoles Centrales, na França, e a T.U. Braunschweig, na Alemanha, o CTC/PUC-Rio oferece não apenas cursos de curta duração no exterior, como também programas de dupla titulação. Esses programas agregam conhecimento e abrem inúmeras oportunidades de vida e trabalho para os participantes.

A existência de contratos entre o CTC/PUC-Rio e diversas empresas, como Petrobras, Vale, Gerdau, CSN, Oi, Usiminas, Ampla e Ecad, entre outras, garante o financiamento de projetos e pesquisas, que, além de estimularem os alunos, têm os resultados revertidos para a sociedade brasileira.

Estudar no CTC/PUC-Rio também significa ter acesso às melhores oportunidades de estágio e alta taxa de empregabilidade, em função do respeito que a PUC-Rio tem entre as maiores empresas do país. Google, Ambev, Ampla, Andima, Baker Hughes, IBM, Brasilcap, CHL, Furnas, Icatu Hartford, Light, Lojas Americanas, L´Oréal, Módulo, Mongeral, OI, ONS, Observatório Nacional, PricewaterhouseCoopers, Schlumberger, Souza Cruz, Subsea7, SulAmérica, Technip, TIM, Vivo, Braskem, Brookfield Incorporações, Construtora Odebrecht, FIRJAN, Grupo Boticário, Ipiranga, Johnson e Johnson, Mills, Novartis, P&G, Repsol Sinopec, SELEX Sistemi Integrati do Brasil, SHELL, Sondotecnica Engenharia de Solos S/A, Unilever e Vale são alguns exemplos das que buscam na universidade alunos capacitados, bem preparados e atualizados com o que há de mais moderno no mercado.

Parcerias acadêmicas também são oferecidas, como a existente entre o curso de Engenharia de Petróleo e a multinacional Chevron. São concedidas 12 bolsas para alunos de ponta que estejam cursando do 5º período em diante. No programa de Tutoria, os alunos contemplados contam com um orientador científico, professor da PUC-Rio, e um mentor da Chevron, permitindo a transferência de conhecimentos e experiência no desenvolvimento e capacitação dos estudantes.

Quem tem um perfil mais empreendor, pode criar sua empresa com a ajuda da Incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio, que acompanha e apoia os projetos, desde a confecção do protótipo. Ela oferece ainda a proximidade com os centros de pesquisa e laboratórios da PUC-Rio, a possibilidade de network com os demais empreendedores e incentivos fiscais. Atualmente, há nove empresas incubadas (processo que dura de dois a três anos) e 40 graduadas (que passaram pelo processo de incubação e desenvolveram habilidades e competências suficientes para poderem sair da incubadora e sobreviverem por sua conta no mercado), com linhas de ação das áreas do CTC (automação, energia e petróleo, logística, geoprocessamento, meio ambiente, tecnologia da informação e telecomunicações).

Sempre pioneira na busca por um ensino completo e de qualidade, a universidade lançou ano passado o curso de Engenharia em Nanotecnologia, o primeiro da América Latina. A antecipação mostra a importância de acompanhar as revoluções tecnológicas e estar sempre caminhando rumo à integração científica multidisciplinar.

Alunos do CTC/PUC-Rio participam de competições internacionais e voltam com medalhas para o Brasil

A equipe RioBotz, da PUC-Rio, que constrói robôs de combate, chegou ao recorde mundial de medalhas na competição com a conquista de dez medalhas na RoboGames 2011, a maior olimpíada mundial de robótica, em abril, na Califórnia, EUA. No total, foram duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Com esta premiação, a RioBotz chegou ao seu 36º título, sendo 26 nacionais e dez internacionais. A equipe é formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação.

O Departamento de Matemática acaba de conquistar o único ouro brasileiro e duas das cinco medalhas de prata do país na International Mathematics Competition for University Students 2011 (IMC). Com esses resultados, a PUC-Rio foi a melhor instituição brasileira e ficou em nono lugar entre todas as universidades da competição, passando à frente, por exemplo, da Universidade de Princeton (EUA), considerada uma das melhores do mundo na área de matemática.

Corpo docente do CTC/PUC-Rio conquista títulos e prêmios pelo mundo

No ano passado, sete pesquisadores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) foram contemplados com o Prêmio Inventor 2010 da Petrobras dado a quatro projetos criados na Universidade a partir de parcerias com a estatal e que, devido a seus resultados inovadores, tiveram suas patentes depositadas.

Outro destaque do CTC/PUC-Rio foi o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2010, conquistado pelo Departamento de Engenharia Civil, a partir dos resultados de um estudo, orientado pela Profª Michele Casagrande, sobre a utilização de cinzas de resíduo sólido urbano incinerado, para a utilização em base de pavimentos de vias urbanas e rodovias, quando misturadas ao solo. A nova técnica permite a redução de 20% dos custos de materiais para a estabilização de base de pavimentos, além de eliminar problemas de disposição de resíduos em lixões e aterros sanitários, dando um fim mais nobre a este material.

Ainda no cenário nacional, em dezembro do ano passado, a instituição também foi premiada com o "Profissional Destaque da Indústria de Petróleo e Gás", na categoria Formação de Recursos Humanos. A homenagem foi conferida ao Prof. Marcelo Gattass, coordenador do Laboratório Tecgraf/PUC-Rio. Trata-se de um reconhecimento aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento na Indústria de Petróleo e Gás brasileira, dada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP) e pela Society of Petroleum Engineers – Seção Brasil (SPE). "O prêmio reforça a contribuição do CTC/PUC-Rio à sociedade brasileira, com a formação de alunos de primeira linha, prontos para o competitivo mercado de trabalho na área de petróleo e gás", afirmou Marcelo Gattass.

O destaque internacional ficou por conta da entrega da medalha e do Diploma de Municipalidade ao Prof. José Carlos D'Abreu por sua "contribuición al conocimento de la Metalurgica em la Región", em virtude das orientações de mestrado e doutorado a engenheiros peruanos, no Departamento de Engenharia de Materiais do CTC/PUC-Rio. A homenagem foi dada pelo Alcalde Don Juan José Castillos Angeles, em novembro, em Lima, Peru. Estes reconhecimentos demonstram que a qualidade do ensino no CTC/PUC-Rio atravessa fronteiras.


Fonte: Maria Estrella (Approach)



4. Oportunidade de Pós-doutorado com bolsa PNPD (Síntese Controlada de Polímeros) - UFAL

Está aberta uma vaga para químico, engenheiro químico, farmacêutico ou formados em áreas afins para pós-doutorado (menos de 5 anos de obtenção do título) na Universidade Federal de Alfenas, para trabalhar em projeto que versa sobre síntese radicalar controlada de polímeros e estudo de propriedades selecionadas. Os interessados podem obter maiores informações pelo email do Prof. Fábio H. Florenzano (fhfloren@gmail.com), coordenador do projeto.


Fonte: Fábio Herbst Florenzano (UNIFAL)



5. Concurso para vaga em Química Inorgânica - UNIFESP-Diadema

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos para o Magistério de Ensino Superior, na UNIFESP-Diadema. O presente concurso objetiva o provimento de uma vaga na Classe de Professor Adjunto – Nível I, no regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais – Dedicação Exclusiva na área de conhecimento: Química Inorgânica, com título de Doutor em Ciências ou Química. No ato da inscrição deverá ser entregue projeto de pesquisa em uma das áreas constantes do Anexo II deste Edital.

Inscrição: Período de 26/7 a 23/9/2011, no horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas. .

Local: Campus Diadema, Rua Artur Riedel, 275 – Jardim Eldorado – Diadema


Fonte: Izilda A. Bagatin (UNIFESP-Diadema)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299