.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 993

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/9/2011


1. CTC/PUC-Rio e CAPES oferecem bolsa para pós-doutorado em química

Interessados devem enviar documentação até 15 de outubro e valor total da bolsa chega a quase cinco mil reais

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio de seu Departamento de Química, está com processo seletivo aberto para uma vaga de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), da CAPES. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro.

Para candidatar-se, o interessado deve ter concluído o doutorado há, no máximo, cinco anos. Além disso, é preciso demonstrar conhecimento na elaboração de trabalhos na área de Nanotecnologia, estar interado com os grupos de pesquisa inseridos no Departamento de Química da universidade, possuir experiência em docência e ter disponibilidade de horário integral.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, considerada eliminatória, serão avaliados o currículo e o projeto de pesquisa apresentados pelos candidatos. A segunda fase será composta por uma entrevista com a banca do concurso e uma apresentação oral da pesquisa.

Os interessados devem apresentar duas cartas de referência, projeto de pesquisa (junto com o plano de trabalho) e cópias dos seguintes documentos: currículo Lattes atualizado na internet; artigos científicos publicados em revistas da área; diplomas e certificados dos cursos concluídos; carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP.

A documentação deve ser enviada até 15 de outubro para a Diretoria do Departamento de Química da PUC-Rio, no seguinte endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Sala 772ª, Edifício Cardeal Leme, Gávea, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22451-900.

Para mais informações, envie um e-mail para: falmeida@puc-rio.br.


Fonte: Maria Estrella (Approach)



2. Concurso público para professor adjunto (Química Orgânica) - UEPG

Encontram-se abertas até 26/9/2011, as inscrições para concurso público para professor adjunto nas áreas de Química Orgânica, Química Geral e Inorgânica e Química Geral e Bioquímica da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maiores informações


Fonte: Maria Elena Payret Arrúa (UEPG)



3. Inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química - UFVJM

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFVJM leva ao conhecimento dos interessados que estão abertas as inscrições, até 9/9/2011, para seleção de 1 (um) recém-doutor para atuar no projeto "Produção de bioetanol, celulases e amilases a partir da glicerina e resíduos ou co-produtos sólidos derivados da cadeia produtiva do biodiesel" aprovado no Edital nº 001/2010 MEC/Capes. A bolsa terá duração de até 2 anos (24 meses).

Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail: ppgq@ufvjm.edu.br


Fonte: Alexandre Soares dos Santos (UFVJM)



4. Inscrições abertas para as provas "Desafios 2011" do CTC/PUC-Rio

Exames nas áreas de Matemática, Física e Química revelarão talentos e distribuirão bolsas integrais para cursos de graduação. Para concorrer, alunos também devem ser aprovados pelo Vestibular 2012 ou ENEM 2011

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio dos Departamentos de Física, Química e Matemática, acaba de abrir inscrições gratuitas para as provas "Desafios 2011". A iniciativa acontece pelo quarto ano consecutivo e é destinada a alunos que queiram seguir uma das três carreiras. As provas exclusivas de cada matéria acontecerão nos dias 15 e 16/10 e os dois melhores colocados em cada uma receberão bolsa integral para estudar na PUC-Rio, nos cursos de graduação. As inscrições se encerram no dia 10/10.

As provas "Desafios 2011" visam a descobrir e aperfeiçoar jovens talentos focados em cada uma das disciplinas. As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.puc-rio.br/desafios/ e os candidatos podem se inscrever em quantas provas quiserem. Para ter direito à bolsa, os alunos também devem ser aprovados no Vestibular 2012 em uma das três carreiras ou no ENEM 2011.

Os exames seguem o mesmo padrão adotado nas olimpíadas nacionais, com exercícios desafiadores e dinâmicos. O CTC/PUC-Rio está em busca de alunos com elevado potencial: competitivos, estudiosos e dispostos a enfrentar — e se destacar — em uma das três exigentes carreiras. Os bacharelados de Física, Matemática, e Química do CTC/PUC-Rio conquistaram nota cinco (5) na avaliação do Enade 2005/2006 e também nota máxima (cinco estrelas) no Guia do Estudante 2008.

Além das bolsas integrais, os vencedores das provas "Desafios 2011" poderão receber benefícios adicionais — dependendo do desempenho acadêmico —, como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e projetos de Iniciação Científica. Além dessas oportunidades, cada curso dispõe ainda de uma bolsa integral adicional para medalhistas nas respectivas Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática e Química, independentemente do candidato ter participado ou não da prova "Desafios 2011".

Ganhadores de 2010 têm participação acima da média

Na Matemática, o jovem Matheus Secco, 19 anos, hoje no segundo período, participou das provas do Desafio de Matemática e Química, em 2010, e ganhou medalhas de ouro e prata, respectivamente, o que lhe garantiu a bolsa. Em 2011, resolveu participar da International Mathematics Competition for University Students 2011 (IMC), realizada em julho deste ano, e voltou com uma das cinco medalhas brasileiras de prata da competição.

O destaque da Química fica por conta do estudante Wilian Augusto Cortopassi Coelho, de 21 anos, mineiro, que trocou dois anos de estudo no Instituto Militar de Engenharia (IME) pela PUC-Rio, depois do primeiro lugar na prova Desafios 2010. O estudante já trabalha com modelagem molecular para fármacos e conquistou o Prêmio High-Tech na 34ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) pelo painel "Estudos por modelagem molecular de potentes candidatos a inibidores do receptor do fator de crescimento epidérmico".

Na Física, os dois premiados em 2010 estão satisfeitos com os resultados deste primeiro ano de universidade. Simon Rozenberg Travancas, de 18 anos, está cursando o segundo período de Física, na turma A, destinada especialmente aos melhores colocados e bolsistas do Vestibular 2010, com aulas diferenciadas, provas mais difíceis e uma turma menor, de apenas 15 a 20 alunos. Simon, que pretende seguir as áreas de pesquisa e docência, já é monitor da disciplina de Mecânica Newtoniana, que é a base de grande parte da Física.

Na mesma turma, Leonardo Chataignier Moreira da Rocha, de 19 anos, está realizado com o curso, que atendeu suas expectativas de qualidade. Com a intenção de seguir carreira acadêmica, hoje, já está com um projeto de iniciação cientifica em Física de Partículas (área que busca entender os constituintes fundamentais da matéria) e em breve poderá colaborar em trabalhos para o CERN, o maior laboratório de físicas de partículas, localizado na Suíça.


Fonte: Maria Estrella (Approach)



5. Seleção pública simplificada para contratação de Professor Substituto da FUNECE

A inscrição na presente Seleção terá início no primeiro dia útil após decorrido o prazo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data de circulação do Diário Oficial que publicar este Adendo ao Edital, ficando abertas por um período de 10 (dez) dias úteis. Para inscrever-se via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.uece.br/cev durante o período de inscrições.

Maiores informações


Fonte: José Ossian Gadelha de Lima (UECE)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299