.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1109

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/2/2014


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para professor adjunto do Departamento de Química Orgânica - UFRJ

Estão abertas as inscrições até dia 17/02/2014 para os concursos para professor adjunto do Dep. Química Orgânica do IQ-UFRJ nos setores: Ensino de Química, Modelagem Molecular, Síntese Orgânica e Análise Orgânica por técnicas hifenadas. Maiores detalhes: http://www.pr4.ufrj.br - "link": concurso - "link": Edital Nº 460 e Editais anexos.


Fonte: Ligia M. M. Valente (IQ-UFRJ)

2. Instituto de Pesquisas em Bioenergia da UNESP contrata Pesquisadores

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos para contratação de Pesquisadores para o campus de Rio Claro. Os candidatos devem possuir grau de Doutor, e os selecionados serão contratados em regime de tempo integral (RTI), com remuneração mensal de R$ 9.184,94. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março. Os editais completos estão neste link, a partir da página 193.


Fonte: Luís Ricardo M. Oliveira (UNESP/Rio Claro)


3. Concursos (Química Inorgânica e Química Analítica) no Departamento de Química da UFPR

Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro de 2014, as inscrições para concursos públicos para a carreira do Magistério Superior nas áreas de Química Inorgânica (01 vaga) e Química Analítica (01 vaga), no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (DQUI/UFPR). Informações adicionais estão disponíveis no edital dos concursos, enquanto os programas podem se encontrados no link do departamento de Química da UFPR.


Fonte: Giovana Gioppo Nunes (UFPR)


4. Concurso para professor de química (DE) - UFRN

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará concursos para a classe de Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva, nas áreas de Química Inorgânica, Química Orgânica e Química do Petróleo.

As inscrições ocorrerão no período de 03 a 21 de fevereiro e as provas serão realizadas entre 30 de março a 27 de abril de 2014.

O Edital completo e os programas podem ser vistos nos endereços eletrônicos: http://www.progesp.ufrn.br/concursos ou http://www.quimica.ufrn.br

Maiores informações


Fonte: Ótom Anselmo de Oliveira (UFRN)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de PD em processos Redox em Biomedicina - IQ-USP

Vaga de pós-doutorado pelo período de 24 meses para investigar o possível papel de complexos biológicos de ferro-nitrosila de alto e baixo peso molecular em reações de S-nitrosação de peroxiredoxinas e de outras tióis proteínas. O projeto será desenvolvido no ambiente fortemente colaborativo do CEPID de Processos Redox em Biomedicina-Redoxoma do Instituto de Química da Universidade de São Paulo que conta com facilidades modernas para expressão, mutação e purificação de proteínas e instrumentos de ponta para estudos de cinética ultra-rápida, de espectroscopia de EPR e de espectrometria de massa. (http://www2.iq.usp.br/redoxoma/).

O candidato deve ter doutorado em química, bioquímica ou areas correlatas, e espera-se sólida experiência em estudos cinéticos e mecanísticos e familiaridade com técnicas espectroscópicas demonstradas pela publicação de artigos científicos. Experiência prévia com bioquímica de proteinas é desejável mas não é imprescindível.

Os candidatos interessados devem entrar em contato com o Coordenador do Projeto (Ohara Augusto) pelo e-mail oaugusto@iq.usp.br, enviando CV (ou link), nome de duas referências e uma carta de interesse.


Fonte: Ohara Augusto (IQ-USP)


2. Bolsa de pós doutorado (PDJ/CNPq) - Laboratório de Semioquímicos - UFPR

O Laboratório de Semioquímicos - UFPR está selecionando candidatos para uma bolsa de pós doutorado (PDJ/CNPq), para fazer parte de uma equipe multi disciplinar envolvida na identificação estrutural e síntese de feromônios de insetos e outros semioquímicos. O candidato deve ter formação em química, com experiência em síntese orgânica. A disponibilidade da bolsa é imediata, e a duração é de 18 meses (renovável!).O plano de trabalho está vinculado à Bolsa Pesquisador Visitante Especial - PVE/CsF/CNPq - do Prof. Wittko Francke (Univ Hamburgo - Alemanha).

Interessados entrar em contato com o Prof. Paulo Zarbin, Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (pzarbin@ufpr.br)


Fonte: Paulo Henrique G. Zarbin (UFPR)


3. Seleção de bolsista PNPD/CAPES - FURB

A Universidade Regional de Blumenau, por meio do Programa de Pós- Graduação em Química - PPGQ, torna público o Edital Nº.001/2014 – Seleção para bolsista de Pós-Doutoramento no Programa Nacional de Pós-doutorado – PNPD / CAPES.

Maiores informações


Fonte: Jürgen Andreaus (FURB)


4. Bolsa de PD em Química Orgânica e Química Analítica - UNESP/São Vicente

Oportunidade é no Câmpus do Litoral Paulista da Unesp, em São Vicente, SP

O Projeto Temático Fitoterápicos padronizados para o tratamento de doenças crônicas, apoiado pela Fapesp, tem uma vaga para pós-doutoramento no Câmpus do Litoral Paulista da Unesp, em São Vicente, SP.

O projeto tem, como objetivo, desenvolver a padronização de extratos vegetais que possam ser úteis para o tratamento de doenças crônicas, visando obter subsídios para auxiliar a Política Nacional de Fitoterápicos e a implementação de plantas medicinais no SUS.

O candidato ao pós-doutoramento deverá apresentar experiência em análises por cromatografia (líquida e gasosa), bem como análises espectrais (RMN, IV, UV e EM), com ênfase em Espectrometria de Massas, nas áreas de química analítica e orgânica.

O foco consistirá em subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo, envolvendo os temas: 1) Otimizar metodologias analíticas, baseadas em cromatografia líquida e espectrometria de massas, para a pré-concentração, detecção e quantificação de metabólitos secundários, presentes em extratos de origem vegetal; 2) Correlacionar a estrutura química de possíveis metabólitos com as atividades biológicas detectadas por ensaios realizados pelo grupo envolvido no projeto temático como, por exemplo, a mutagênica, antitumoral, antiulcerogênica, anti-inflamatória, fitoestrogênica, entre outras.

O grupo de pesquisadores envolvidos neste projeto conglomera conhecimentos multidisciplinares em áreas de fronteira de ciências exatas e biológicas, importantes para o avanço da área.

Os interessados deverão apresentar o curriculum vitae atualizado, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira no assunto, bem como duas cartas de apresentação/recomendação. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, Prof. Dr. Wagner Vilegas, do Câmpus do Litoral Paulista/Unesp, pelo e-mail: vilegasw@gmail.com.

O valor da bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp é de R$ 5.908,80 mensais e estará disponível por um período de 12 meses.

Bolsa de PD em Química Orgânica e Química Analítica
Área de conhecimento: Química de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas
Área de atuação: Química de produtos naturais
Pesquisador principal: Prof. Dr. Wagner Vilegas
Unidade/Instituição: Câmpus do Litoral Paulista (CLP/Unesp), em São Vicente/SP
Instituição Parceira: Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara


Fonte: Luciana de Ávila Santos (UNESP/São Vicente)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299