.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1113

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


6/3/2014


  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação (Doutorado-PhD e Pós-Doutorado em Química) - Lehigh University (USA)

O Departamento de Química da Lehigh University (U.S.A.), está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação (Doutorado-PhD e Pós-Doutorado em Química). O Departamento de Química na Lehigh University possui um grupo que desenvolve pesquisas de alto nível que vem resultando em publicações nas melhores revistas do ramo em um ambiente marcado por infraestrutura de primeira classe (ver em www.lehigh.edu/chemistry).

O Departamento interage largamente com outros departamentos e centros, incluindo o Departamento de Ciências Biológicas, o Departamento de Física, o Departamento de Engenharia e Ciência de Materiais, o Departamento de Engenharia Química, o Centro para Materiais Avançados e Nanotecnologia e o Centro de Tecnologia Ótica. As sinergias resultantes criam uma comunidade de excelência científica no campus e geram oportunidades para pesquisas colaborativas que ampliam o acesso ao estado da arte em instrumentos e equipamentos especializados para alunos e professores na Universidade.

Nosso corpo docente altamente qualificado e diversificado oferece programas de estudo de pós-graduação em química orgânica, inorgânica, bioquímica, física e analítica, assim como em áreas inter e transdisciplinares como química de nanomateriais e de superfície. Dessa maneira, nosso programa de PhD e Pós-Doutorado explora um vasto leque de interesses tipicamente disponíveis apenas nas maiores universidades, com a vantagem de que aqui também o tratamento entre professores e alunos é mais personalizado.

No Grupo de Pesquisa que eu coordeno, exploramos, essencialmente, a interface entre a Química Orgânica e a Biologia. A combinação dos dois domínios nos permite investigar, com rigoroso controle, o sistema biológico, sintetizando moléculas adequadas às nossas necessidades de averiguação. Com este objetivo, estamos, atualmente, desenvolvendo metodologias para induzir a associação de proteínas em células vivas com o uso de luz. Em outro projeto, estamos desenvolvendo moléculas que habitam seletivamente a superfície de bactérias com o objetivo de desencadear uma resposta imunológica para impedir infecções bacterianas.

Mais informações acerca dos projetos em andamento da minha equipe podem ser encontradas em http://www.lehigh.edu/~map311 e, no final desta mensagem, você encontrará minha lista de publicações.

Na seleção dos candidatos ao programa de Doutorado são considerados os seguintes requisitos: a) as notas obtidas no curso de graduação e, se for o caso, no mestrado; e b) as notas obtidas nos testes GRE e TOEFL. Adicionalmente, pela necessidade de viabilizar recursos para custear despesas com mensalidades, manutenção, auxílio-deslocamento, seguro-saúde etc., recomenda-se que, antes da submissão ao Programa de PhD de Lehigh, os interessados busquem a chancela do Programa Ciência Sem Fronteiras. O suporte desse Programa - ou de outro programa institucional que provenha bolsas de estudo com essa finalidade – facilita consideravelmente as chances de aceitação no Programa de Doutorado pela Universidade. Pelo fato de eu ter nascido no Brasil, terei o máximo empenho e satisfação em pessoalmente orientar e auxiliar conterrâneos nesse processo, que também contarão como o apoio que usualmente é ofertado por Lehigh a todos os candidatos de outros países.

Para os proponentes ao programa de Pós-Doutorado o procedimento é diferente e muito mais simplificado, estando disponíveis vagas para candidatos brasileiros. Nesse caso, o processo começa com o Doutor candidato me encaminhando diretamente proposta descrevendo seus interesses de investigação. Não há aplicação a ser feita para Lehigh. Uma vez convidado para integrar a equipe do nosso laboratório, o candidato entra em contato com o Programa Ciência Sem Fronteiras. Esse programa, então, determina a alocação da bolsa para o Doutor por dois anos, que cobrirá as mensalidades, manutenção, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e seguro-saúde. A escolha para integrar o laboratório é normalmente baseada no histórico de produção científica e tecnológica, que inclui: lista de publicações em periódicos, livros ou capítulos de livros; as aplicações dos resultados de pesquisa por governos e/ou empresas, e, acima de tudo, informações sobre quais as técnicas de laboratório que já trabalhou e o nível de domínio das mesmas.


Fonte: Marcos Pires (Lehigh University)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. University of Birmingham Brazil Scholarships

The University of Birmingham is pleased to announce that it will be offering 10 full fee scholarships for Brazilian PhD students to study at Birmingham, commencing their studies in 2014. The scholarships will be available for three years.

More information


Fonte: Paramaconi Rodriguez (University of Birmingham)


2. Visiting Fellows Scheme

We are pleased to announce the launch of the Brazil Visiting Fellows Scheme 2013/14. The scheme will provide 10 early career university lecturers or post-doctoral researchers currently working at recognised universities in Brazil the opportunity to spend three months at the University of Birmingham carrying out identified research projects.

More information


Fonte: Paramaconi Rodriguez (University of Birmingham)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299