.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1125

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


5/6/2014


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para professor doutor na área de Biologia Química - IQ-UNICAMP

Estão abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na área de Biologia Química, na(s) disciplina(s) QO-427 – Química Orgânica I e QO-651 - Bioquímica II, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química , da Universidade Estadual de Campinas.

Edital

Inscrições serão recebidas até o dia 01/07/2014.

Maiores informações pelo e-mail dqo@iqm.unicamp.br


Fonte: Izabel Ribeiro Filippi (IQ-UNICAMP)


2. Concurso para professor doutor na área de Catálise - IQ-UNICAMP

Estão abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na área de Catálise, nas disciplinas QG-564 - Química Orgânica e Inorgânica Experimental e QO621 – Química Orgânica III, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química , da Universidade Estadual de Campinas.

Edital

Inscrições serão recebidas até o dia 01/07/2014.

Maiores informações pelo e-mail dqo@iqm.unicamp.br


Fonte: Izabel Ribeiro Filippi (IQ-UNICAMP)


3. Concurso para professor substituto na área de físico-química - UFSCar/Campus Araras

Encontram-se abertas, até o dia 10/06/2014, as inscrições para o concurso para professor substituto na área de físico-química, UFSCar/Campus Araras.

Requisitos: graduação em Química e Título de mestre em Físico-química.

Maiores informações


Fonte: Robson Valentim Pereira (UFSCar)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais - UNIFESP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo referente ao ingresso no 2º semestre de 2014 nos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais oferecidos pela Universidade Federal de São Paulo. Este mestrado e doutorado ocorrerá simultaneamente tanto em Diadema como em São José dos Campos, basta o aluno escolher o orientador e a cidade onde pretende trabalhar e estudar.

DATAS IMPORTANTES

Dia 13.06.2014 - Último dia para o recebimento das inscrições para o processo de seleção do PPG- ECM (será considerada a data de postagem dos documentos no endereço citado no item 2.2);
Dia 17.06.2014 - Prova de Conhecimentos Específicos;
A partir do dia 01.07.2014 - Publicação da lista dos candidatos aprovados no processo seletivo; Período para apresentação de recursos: dois dias após a divulgação do resultado
Dias 28 e 29.07.2014 - Matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo

Maiores informações


Fonte: Izilda A. Bagatin (UNIFESP-Diadema)


2. Processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Química - UNIFAL-MG

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abriu inscrições no período de 20/05/2014 a 30/06/2014 para seleção de três Bolsistas de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-doutoramento - PNPD) para atuar em atividades de Pesquisa e Docência em uma das linhas de pesquisa do Programa.

Clique aqui para maiores informações ou através do email: pgquimica@unifal-mg.edu.br


Fonte: Jerusa S. Garcia Trevisan (UNIFAL-MG)


3. Processo seletivo para mestrado e doutorado – CENA-USP

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos para os cursos de Mestrado (até 18/07/2014) e Doutorado (até 31/07/2014) do Programa de Pós Graduação em Ciências do CENA-USP, em Piracicaba-SP. O PPG-Ciências do CENA tem conceito 7 na avaliação da CAPES e conta com áreas de concentração em Química, Biologia e Energia.

Maiores informações são disponíveis em http://www.cena.usp.br/pt/ensino.


Fonte: Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (CENA-USP)


4. UFABC abre inscrições para Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados

O aumento da importância e competitividade tecnológica no domínio de nanomateriais e na ciência de materiais é reconhecido como um dos grandes pilares do desenvolvimento científico, tecnológico e social no século XXI. A possibilidade de desenvolver moléculas e materiais que podem substituir os materiais tradicionais terá um profundo impacto em muitos aspectos do desenvolvimento de diversos produtos. O campo emergente de materiais funcionais é, portanto uma tecnologia estratégica para o futuro.

Diante desta realidade o programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC (UFABC) busca capacitar profissionais com formação interdisciplinar que apresente uma visão abrangente e diferenciada, qualificando-o para a pesquisa de ponta e as inovações tecnológicas nas áreas do programa.

As inscrições para o processo seletivo para o Mestrado e Doutorado estão abertas até o dia 24 de Junho.

Mais informações em http://nano.ufabc.edu.br.


Fonte: Wendel Andrade Alves (UFABC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado - LEM/IQ-USP

O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional em Fases Condensadas", apoiado pela FAPESP, 2012/13119-3, procura candidatos para Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP, em São Paulo, LEM/IQ-USP.

O projeto será na área de simulação de líquidos iônicos pelo método de dinâmica molecular (MD). Os principais objetivos das simulações MD serão o estudo de efeitos dinâmicos decorrentes das nano-heterogeneidades estruturais em líquidos iônicos.

A Bolsa de Pós-Doutorado será oferecida no período 01/08/2014 – 01/08/2016 durante o Projeto Temático. Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae e indicações de duas referências até o dia 08/06/2014 para o Prof. Dr. Mauro C. C. Ribeiro (mccribei@iq.usp.br).


Fonte: Mauro Carlos Costa Ribeiro (IQUSP)


2. Edital de vaga para Bolsa PNPD - UFS

O Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Sergipe, está recebendo inscrições de candidatos para 01 (uma) bolsa PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES) no período de 30/05/2104 a 20/06/2014.

Maiores informações


Fonte: Sandro Navickiene (UFS)


3. Seleção para bolsa Pós-Doc (CAPES) - UFF

Estamos aceitando candidaturas para concorrer a 1 (uma) bolsa de pós-doutorado no âmbito do Programa Ciências sem Fronteira-CAPES, cujo trabalho será desenvolvido no Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), em parceria com a Universidade de Almería (Espanha) no período de 1 ano (prorrogável).

A pesquisa aborda os temas indicados no título do projeto "Novas moléculas funcionalizadas que integram heterociclos nitrogenados, fosforamidatos e derivados de ácidos fosfínicos: estudo de propriedades antileishmania, uso como catalisadores em síntese orgânica e na síntese de compostos magnéticos moleculares", possuindo uma perspectiva multidisciplinar (química, física, farmácia, etc.), o que proporcionará ao pós-doutorando uma projeção ampla de sua formação. É desejável experiência em síntese orgânica e disponibilidade de 40 horas semanais de trabalho.

Os interessados deverão ter sólida motivação para o trabalho de pesquisa em Química Orgânica e Organometálica e sua incorporação ao grupo será imediata.

Contato e informações com o Prof. Marcos Costa de Souza (Coordenador Técnico do projeto) pelo e-mail: gqomarc@vm.uff.br ou pelos telefones (021)2629-2230 e (021)2629-2358.


Fonte: Marcos Costa de Souza (UFF)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299