.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1130

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/07/2014

  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Instituto de Química da USP seleciona professor doutor

O Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas, até 26 de agosto, para o concurso que visa preencher uma vaga de professor doutor na área de Química Geral, especificamente no tema Bioenergia.

O programa do concurso inclui conteúdos relacionados à força dos ácidos e bases e relações com a estrutura molecular, cinética química e aplicações mecanísticas, teoria da ligação de valência para moléculas poliatômicas, química verde, interações intermoleculares, soluções, entropia e energia de Gibbs em reações químicas, quiralidade, determinação da entalpia de processos químicos e eletroquímica.

O regime preferencial de contratação é o de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com salário de R$ 9.184,94.

Interessados devem se inscrever na Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos doIQ, no pavimento superior do bloco 6, sala 667, do Conjunto das Químicas da USP. O endereço é Avenida Professor Lineu Prestes, 748, Butantã, São Paulo.

Também é possível se inscrever pelos Correios, enviando a documentação descrita no edital por Sedex.

Mais informações pelo e-mail mbertott@iq.usp.br.


Fonte: Agência FAPESP


2. Concurso para professor doutor no IQ-UNESP - 1 vaga

Foi publicado no DOE do dia 05/07/2014, págs. 92/93, o Edital nº 43/2014- Abertura de Inscrições ao concurso público de Títulos e Provas para a contratação de 01 (um) PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR, emprego público em RDIDP, junto ao Departamento de Química Analítica – Instituto de Química do Câmpus de Araraquara-UNESP, nas disciplinas: &ldq uo;Química Analítica Qualitativa", "Química Analítica Quantitativa" e "Análise Instrumental".

O candidato deverá comprovar atuação em Química Analítica, especificamente em Técnicas Analíticas de Separação.

Período de inscrição: 14/07 a 12/08/2014

Mais informações


Fonte: Helena Redigolo Pezza (IQ-Unesp/Araraquara)


3. Concurso público para professor doutor - FCF-USP

Encontram-se abertas as inscrições ao Concurso de Títulos e Provas visando o provimento de um cargo de Professor Doutor em regime de dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), na área de Química Farmacêutica, junto ao Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Para maiores informações veja o edital na página da FCF-USP.


Fonte: Gustavo Henrique Goulart Trossini (FCF-USP)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. UNIFESP abre inscrições para pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

A UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) está com inscrições abertas no período de 07 de julho a 11 de agosto de 2014 para a oitava turma do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPG-CTS).

O PPG-CTS, em nível de mestrado, segue uma tendência mundial de cursos interdisciplinares, tendo como objetivo o estudo formal da sustentabilidade com fundamentação científica e tecnológica para um desenvolvimento sustentável. O formado será um profissional apto para atuar na academia, indústria, órgãos públicos reguladores e certificadores e organizações não governamentais, no trato competente e científico da sustentabilidade.

As inscrições devem ser realizadas conforme as orientações do Edital de Ingresso, disponível no endereço eletrônico do programa, http://www.unifesp.br/home_diadema/posgrad/cts/.

Maiores informações podem ser obtidas no site do programa ou pelo telefone (11) 3319-3511.


Fonte: Tereza da Silva Martins (UNIFESP)


2. Mestrado em Química na UFRR oferta 10 vagas

Os pedidos de isenção de taxa devem ser feitos entre 17 e 18/07/2014

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Roraima (PPGQ/UFRR) oferta 10 vagas para a nova turma do mestrado, com as aulas iniciando em agosto de 2014. As inscrições devem ser feitas entre os dias 21 e 25 de julho.

O curso se destina aos portadores de diplomas universitários em Química e cursos afins. As vagas estão divididas entre as áreas de concentração Química Ambiental e Química de Produtos Naturais. Os pedidos de isenção de taxa devem ser feitos entre 17 e 18/07/2014.

O processo seletivo para o ingresso 2014.2 terá as seguintes etapas: prova escrita, análise curricular e análise do conteúdo da prova escrita e da bibliografia. As inscrições serão realizadas no prédio do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia (NPPGCT), campus Paricarana, avenida Capitão Ene Garcez, 2314, Aeroporto, em horário comercial. As aulas terão início no dia 18 de agosto.

O edital está disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR.

OUTROS MESTRADOS - A UFRR também está com inscrições abertas para dois mestrados nas áreas de Recursos Naturais e de Física. 30 vagas são ofertadas para o ingresso no segundo semestre de 2014.

O Mestrado em Recursos Naturais é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat). As inscrições seguem até o dia 18 de julho. As aulas terão início no dia 25 de agosto. O edital pode ser lido no link http://is.gd/st5oU8.

O segundo edital é do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Em parceria com o Departamento de Física da UFRR, oferece 15 vagas.

Podem participar do processo seletivo os candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou superior ou em Ciências no nível fundamental e sejam portadores de diplomas de graduação em reconhecidos pelo Ministério de Educação ou estudantes do último semestre desses cursos Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos.

As inscrições podem ser realizadas através do endereço eletrônico www.sbfisica.org.br/mnpef até o dia 15 de julho. As aulas iniciarão no semestre 2014.2.


Fonte: UFRR, via Consecti



3. Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação do DQ/UFSC

Até 11 de julho de 2014, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão aos Cursos de Mestrado (09 vagas) e de Doutorado (05 vagas), para ingresso no segundo semestre do ano de 2014.

Maiores informações


Fonte: Marcus Mandolesi Sá (DQ-UFSC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para pesquisador de pós-doutorado - IQSC-USP

Vaga para pesquisador de pós-doutorado na área de síntese orgânica (projeto temático de química medicinal intitulado "Planejamento, Síntese e Atividade Tripanossomicida de Inibidores Covalentes Reversíveis da Enzima Cruzaína", de coordenação do Prof. Carlos Montanari). O pesquisador irá trabalhar com síntese de dipeptídeos e com a derivatização de aminoácidos.

Documentos necessários: carta de interesse, currículo, resumo do trabalho de doutorado (1 a 2 páginas) e uma carta de recomendação do orientador de doutorado.

Prazo de inscrição: 03/08/2014.


Fonte: Antonio Burtoloso (IQSC-USP)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299