.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1143

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




09/10/2014



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para Magistério Superior, áreas: Química Orgânica, Físico-Química e Química Analítica - UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, está com vagas abertas para concursos nas áreas de Química Orgânica, Físico-Química e Química Analítica. Os pré-requisitos são graduação em química e doutorado com tese na área do concurso. As inscrições são de 6 a 26 de outubro no site http://unila.edu.br/conteudo/concursos-publicos-para-carreira-magisterio-superior-20142. As provas ocorrerão nos dias 3 a 7 de novembro de 2014.

Maiores informações podem ser solicitadas para janine.padilha@unila.edu.br

Fonte: Janine Padilha Botton (UNILA)


2. Concurso público para as áreas de Química Analítica, Físico-Química e Química Orgânica na Universidade Federal da Integração Latino-America

Concurso público para as áreas de Química Analítica, Físico-Química e Química Orgânica na Universidade Federal da Integração Latino-America, que ocorrerá entre os dias 03 e 07 de Novembro de 2014. As inscrições estão abertas entre 06 e 26 de Outubro.

Mais informações no link unila.edu.br/conteudo/concursos-publicos-para-carreira-magisterio-superior-20142

Fonte: Marcela Boroski (UNILA)


3. FURB – Universidade Regional de Blumenau lança editais de concurso público

FURB – Universidade Regional de Blumenau (www.furb.br) lança editais de concurso público para professor efetivo nas áreas de Química Analítica (1 vaga) e Físico-Química (1 vaga) para lotação no Departamento de Química, para atuação em atividades de ensino de graduação, pós-graduação (Mestrado em Química) e pesquisa. Inscrições de 01 a 24 de outubro de 2014.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO No 66/2014 – Área Físico-Química
Link: http://www.furb.br/concurso/index.php?cd_edicao=280&tipo=2

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO No 67/2014 – Área Química Analítica
Link: http://www.furb.br/concurso/index.php?cd_edicao=281&tipo=2

Informações adicionais sobre o regime de trabalho, carga horária total, atividades, credenciamento no programa de pós-graduação e infraestrutura de pesquisa podem ser obtidas através do contato com os professores: Ricardo Andrade Rebelo (ricardorebelo@furb.br) , Jürgen Andreaus (jandr@furb.br) , Ivonete Oliveira Barcellos (iob@furb.br) , Iêda Maria Begnini (ieda@furb.br) e Mauro Scharf (mscharf@furb.br) , ou pelo telefone (47) 3321-0276.

Fonte: Mauro Scharf (FURB)


  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo 2015/1 de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado do TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015/1 de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado do TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ.

O TPQB é um dos 6 Melhores Programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado da área de Engenharia Química, na Grande Área de Engenharias II.

São oferecidas 40 vagas no Mestrado Acadêmico e 25 vagas no Mestrado Profissional (ênfase em Biocombustíveis), obedecida a pontuação mínima a ser definida pela Comissão de Avaliação do Programa.

As inscrições são gratuitas e encerram no dia 31/10/2014. O Edital, os Critérios de Seleção e o Formulário Eletrônico de Inscrição podem ser acessados a partir da página abaixo:

http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/

Fonte: TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ


2. Seleção 2015 do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas da Unioeste (PCF-UNIOESTE), nível Mestrado Acadêmico, do campus de Cascavel-PR, comunica que as inscrições para processo seletivo 2015 estarão abertas no período de 13 a 30/10/2014. Informações sobre o processo podem ser obtidos nos editais 026 e 027/2014 disponíveis no site http://www.unioeste.br/pos/cienciasfarmaceuticas, opção “Seleção e Editais”.

O programa possui área de concentração em Ciências Farmacêuticas, com duas linhas de pesquisa: 1) Prospecção de Microrganismos e Substâncias Bioativas com Aplicações em Saúde; e 2) Fármacos e Medicamentos. Seu público alvo são os graduados em Farmácia, Química, Ciências Biológicas, Biomedicina, Ciência e Tecnologia de Alimentos, e demais áreas afins.

Fonte: Eduardo Borges de Melo (UNIOESTE)


3. Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Campus Sorocaba da UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Campus Sorocaba da UFSCar recebe, de 13 a 24 de outubro, inscrições no processo seletivo para o curso de mestrado acadêmico, com início no 1° semestre de 2015. O PPGCM possui as áreas de concentração "Materiais Funcionais e Polímeros! de Fontes Renováveis" e "Nanociência e Nanotecnologia de Materiais", das quais derivam diversas linhas de pesquisa. A seleção acontecerá em três etapas: análise da documentação, prova escrita sobre conhecimentos específicos e arguição de currículo. O formulário de inscrição, assim como todo o procedimento necessário e o calendário, estão disponíveis no edital do processo seletivo. Mais informaçõ! ;es pelo telefone (15) 3229-5941 e pelo email ppgcm@ufscar.br.

Fonte: Marystela Ferreira (UFSCar)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Master of Chemical Sciences

The Master of Chemical Sciences program is the first of its kind in the Ivy League. We created the degree in response to increasing demand by current and aspiring chemistry professionals for a new kind of chemistry education — a rigorous course of study that would prepare your students to lead in their chosen careers in a compact time frame.

The Master of Chemical Sciences program allows students to pursue a curriculum that meets their needs at one of the top research universities in the nation. We’ve designed the program to be flexible, so students can select courses to enhance their current level of expertise. Preparative courses in English are also offered, allowing foreign students to acclimate to the language before engaging in chemistry courses. Whether your students are seeking to do research, gain industry experience or study a particular branch of chemistry, we offer students the world-class resources, industry connections and individualized support they need to achieve their professional goals.

We're proud to offer this program to outstanding students and practitioners of chemistry, and excited to see where it could take your students. We would appreciate it if you could distribute copies of the attached brochure to interested students in your Department. If you have questions about how the Master of Chemical Sciences could fit into your or your students' future, please don’t hesitate to contact us.

More Informations

Fonte: Ana-Rita Mayol (Associate Director of the Masters of Chemical Sciences)


2. Programa Capes - Embrapa 2014

Instituição sede da bolsas: Instituto Agronômico de Campinas.

2 projetos de Mestrado, 2 projetos de Doutorado e um projeto de pos-doc com bolsas aprovadas.

Alunos de Mestrado precisam prestar o exame de seleção do IAC. Ver datas na pagina: http://www.infobibos.com/pgiac/

Doutorados e pos-doc em fluxo continuo. Inicio: Fevereiro de 2015.

Enviar e-mail para a coordenadora do projeto: aline@iac.sp.gov.br com CV ou link para o Lattes e justificativa para o seu interesse. A coordenadora e os orientadores avaliarão o seu CV.
  • Mestrado 1:
       - Título: Compartimentos de nitrogênio e taxa de mineralização deste nutriente em fertilizantes orgânicos simples e resíduos urbanos adicionados a diferentes solos
  • Mestrado 2:
       - Título: Compartimentos de nitrogênio e taxa de mineralização deste nutriente em compostos orgânicos adicionados a diferentes solos
  • Doutorado 1:
       - Título: Validação de métodos laboratoriais de estimativa da taxa de mineralização de nitrogênio de fertilizantes orgânicos adicionados a diferentes solos
  • Doutorado 2:
       - Título: Disponibilidade de nutrientes (P, K, S, Cu e Zn) adicionados ao solo via fertilizantes orgânicos
  • Pós-doutorado:
       - Título: Uso de modelos matemáticos para representar e para predizer a disponibilização de nitrogênio adicionado a solos via fertilizantes orgânicos



  • Fonte: Aline Renee Coscione Gomes (Instituto Agronômico)



      OUTRAS VAGAS

    1. Vaga para o Programa Jovem Pesquisador PROPe/UNESP

    A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP torna público o edital do Programa Jovem Pesquisador PROPe/UNESP, que visa contribuir para absorção de jovens talentos que venham implementar linhas de pesquisa qualificadas e inovadoras na UNESP, disponibilizando uma vaga para atuar junto ao Instituto de Pesquisa em Bioenergia, em Rio Claro-SP.

    O candidato à bolsa deve ter concluído projeto de pesquisa na modalidade Jovem Pesquisador ou Pós-Doutorado. O candidato não pode ter vínculo empregatício, nem receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza.

    A bolsa, no valor de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais), por mês, será oferecida para o contemplado, por um período de 10 (dez) meses.

    As inscrições serão aceitas até o dia 25/10/2014. Maiores informações através do site www.ipben.unesp.br.

    Fonte: Luís Ricardo Martins de Oliveira (Instituto de Pesquisa em Bioenergia)







    Contador de visitas
    Visitas

    SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299