.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1144

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ




16/10/2014



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. UFABC abre inscrições para Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados

Estão abertas até o dia 07 de Novembro de 2014 as inscrições para o processo seletivo do programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados.
Mais informações em http://nano.ufabc.edu.br

Fonte: Wendel Andrade Alves (UFABC)


2. Mestrado e doutorado na Universidade Federal do ABC

Estarão abertas até o dia 4 de novembro deste ano as inscrições para o processo seletivo 2015-1 do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia / Química da Universidade Federal do ABC.

O edital pode ser encontrado no link a seguir:
http://ppgquimica.ufabc.edu.br/images/pdf/edital2_2014.pdf

Maiores informações podem ser obtidas também pelo correio eletrônico: ppg.quimica@ufabc.edu.br

Inscreva-se!

Fonte: Hugo Barbosa Suffredini (UFABC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado Jr. - FURB e LNEG

Estamos selecionando jovem doutor para atuar no projeto intitulado "Sustainable solventes – assisted transformation of biomass in the biorefinary concept", aprovado na chamada Pesquisador Visitante Especial-PVE, do Programa Ciência sem Fronteira. As atividades a serem conduzidas contemplam o uso de líquidos iônicos e fluidos supercríticos no pré-tratamento de material lignocelulósico objetivando a produção de biocombustíveis de segunda geração e de insumos, contribuindo com o desenvolvimento do conceito de biorefinarias.

Pesquisadores responsáveis: Rafal Marcin Bogel-Lukasik ! - Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, Lisboa, Portugal e Ricardo Andrade Rebelo, Departamento de Química-FURB, Blumenau, SC.

A bolsa terá duração de 12 meses e os trabalhos serão conduzidos nas instalações do Departamento de Química da FURB. O bolsista selecionado deverá iniciar suas atividades ainda em 2014.

Os interessados devem enviar currículo Lattes com a produção científica dos últimos 5 anos para ricardorebelo@furb.br e rafal.lukasik@lneg.pt e carta destacando sua experiência acadêmica/profissional para atuar neste projeto.

Para maiores informações: ricardorebelo@furb.br (Prof. Ricardo Andrade Rebelo) oujandr@furb.br (Prof. Jurgen Andreus).

Fonte: Ricardo Andrade Rebelo (FURB)



  OUTRAS VAGAS

1. UNIFAL-MG selecionam dois pós-doutores no âmbito do programa "Ciências sem Fronteiras"

O grupo de "Química de Estado Sólido e Novos Materiais" da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em colaboração com o "Grupo de Espectroscopia" da Universidade de Valência - Espanha selecionam dois (2) pós-doutores no âmbito do programa "Ciências sem Fronteiras" para atuarem no desenvolvimento de materiais multifuncionais a partir de matrizes óxidas.

Procuramos profissionais motivados que tenham espírito colaborativo, grande vontade de aprendizado e disponibilidades para viagens entre Brasil e Espanha. Os perfis desejados para os candidatos são:
1] Experiência em síntese e preparação de materiais a partir de rotas física e/ou químicas.
2] Experiência em caracterização estrutural (nas técnicas de DRX, XAS, microscopia eletrônica, RAMAN, Fotluminescência, etc.), ou em trasporte elétrico e magneto-transporte ou em caracterizações magnéticas.

Os interessados favor entrar em contato através do e-mail: bonette@unifal-mg.edu.br

Fonte: Hugo Bonette de Carvalho (UNIFAL-MG)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299