.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1148

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/11/2014



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor efetivo (Química Inorgânica/Química geral) - UFS/Campus de Itabaiana

Encontram-se abertas, até 09/12/2014, as inscrições pera o concurso público para professor efetivo na área de Química Inorgânica/Química geral, na Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana.

Mais informações podem ser obtidas no Edital 028


Fonte: Valéria P. de Barros (UFS)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Unesp de Araraquara abre inscrições para pós-graduação

Estão abertas até o dia 27 de novembro de 2014 as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e até o dia 12 de dezembro de 2014 as as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.

Em Química, são 30 vagas para o mestrado e 30 para o doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2015. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção será no período de 27 a 29 de janeiro de 2015 e será aplicado nas seguintes cidades: Araraquara/SP, Dourados/MS, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, São Cristovão/SE, Teresina/PI, Belém/PA, Ilhéus/BA, Ponta Grossa/PR, Lima/Peru e Pereira/Colômbia.

O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês. O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e análise do curriculum vitae, histórico escolar e pré-projeto.

Na pós-graduação em Biotecnologia, são 30 vagas para mestrado e 20 para doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2015. Podem se inscrever portadores de diploma nas áreas de Ciências Exatas ou Biológicas em cursos recomendados pelo MEC.

O exame de seleção será de 09 a 11 de dezembro de 2014. Para o curso de mestrado haverá prova escrita abrangendo conhecimentos básicos de Bioquímica (50%) e Microbiologia (50%), entrevista a critério da comissão de seleção e análise de curriculum vitae documentado.

Para o curso de doutorado haverá análise do curriculum vitae documentado, análise do pré-projeto, apresentação e arguição do pré-projeto e entrevista a critério da comissão de seleção.

Edital


Fonte: Wennia Limonti de Souza dos Santos (IQ-UNESP/Araraquara)


2. Inscrições para o Mestrado e o Doutorado em Química - UFMG

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFMG (nota 7 na CAPES), nas áreas de concentração de Química Analítica, Fisico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Inscrições de 03 a 28 de novembro de 2014 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até dia 26 de novembro de 2014. As provas de seleção para o Mestrado ou Doutorado poderão ser realizadas em outros Estados.

Maiores informações: http://www.qui.ufmg.br/pg (de onde pode ser baixado o Edital) ou pelo telefone (31) 3409-5732. O Programa possui disponibilidade de bolsas do CNP! q, CAPES e FAPEMIG para Mestrado e Doutorado. Fonte: Prof. Ângelo de Fátima - Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG.


Fonte: Alessandra Dinotte (UFMG)



3. Mestrado e Doutorado no IQSC/USP

Estão abertas até o dia 10 de dezembro as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em Química do IQSC/USP, São Carlos-SP.

Mais informações no site: http://spgr.iqsc.usp.br/ingresso/

Contato: cpg@iqsc.usp.br


Fonte: Gustavo Moraes (IQSC/USP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Instituto de Química de São Carlos, da USP, oferece bolsa de pós-doutorado

A comissão de pesquisa do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), recebe inscrições de candidatos a uma bolsa de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O bolsista selecionado atuará no projeto "Materiais para catálise e dispositivos optoeletroquímicos", coordenado pela professora Elisabete Assaf.

A bolsa tem valor mensal de R$ 4,1 mil e terá duração de um ano. As atividades começam em janeiro de 2015 e a primeira bolsa será recebida em fevereiro de 2015.

Os candidatos devem ter formação em Química, Engenharia ou áreas correlatas, com experiência para atuar na área de preparação e caracterização de catalisadores sólidos, reatores químicos e cinética. É desejável ter experiência na área de instrumentação.

As inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira (10/11) pelo e-mail eassaf@iqsc.usp.br.

Para mais informações, entrar em contato com a professora Elisabete Assaf pelo e-mail eassaf@iqsc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9918 ou com Karina, pelo e-mail copesq@iqsc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9937.


Fonte: Agência FAPESP


2. Vaga para pós-doutorado no Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do IQ-UFRJ

O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Instituto de Química da UFRJ está com seleção aberta para 1 vaga de pós-doutorado com possibilidade de bolsa válida por até 5 anos, com avaliação anual, no projeto "Uso da ressonância magnética nuclear (RMN) como ferramenta na identificação e avaliação de substâncias bioativas".

Candidatos devem enviar para os endereços eletrônicos kaiser@iq.ufrj.br e sabrinab@iq.ufrj.br os seguintes documentos:
a) carta de interesse;
b) CV ou link do Curriculum Lattes atualizados;
c) uma carta de referência.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros (com o visto apropriado para desenvolver atividades de pesquisa no Brasil).


Fonte: Sabrina Baptista Ferreira (UFRJ)



3. Bolsa de Pós Doutorado (PNPD-CAPES) - UFF

O Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense está com inscrições abertas para a seleção de 2 bolsistas de Pós Doutorado, dentro do âmbito do PNPD-CAPES.

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do Programa (www.uff.br/posquimica) ou por email (cassella@vm.uff.br)


Fonte: Ricardo Jorgensen Cassella (UFF)



4. Bolsa de pós-doutorado no âmbito do programa PNPD/CAPES - UEL

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Estadual de Londrina comunica que estão abertas as inscrições para uma (01) bolsa de pós-doutorado no âmbito do programa PNPD/CAPES. A bolsa tem duração de dois (02) anos, com início em fevereiro de 2015, e visa contemplar um(a) doutor(a) com experiência em uma das seguintes áreas:

Física de Polímeros
Filmes Finos

As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de janeiro de 2015. Maiores detalhes, bem como a ficha de inscrição, podem ser encontrados no site: http://www.uel.br/pos/fisica/ ou pelo telefone: (43) 3371-4266


Fonte: Thiago dos Santos Pereira (UEL)



  OUTRAS VAGAS

1. Vagas na Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos contrata: PESQUISADOR DE BIOTECNOLOGIA (PURIFICAÇÃO) para Itapira. Interessados cadastrar currículo em: http://www.vagas.com.br/v1010976

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos contrata: TÉCNICO DE LABORATÓRIO JR. (BIOTECNOLOGIA) para Itapira. Interessados cadastrar currículo em: http://www.vagas.com.br/v1059882

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos contrata: AUXILIAR DE PRODUÇÃO. (BIOTECNOLOGIA) para Itapira. Interessados cadastrar currículo em:: http://www.vagas.com.br/v1064386

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos contrata: ANALISTA DE BIOTECNOLOGIA JR para Itapira. Interessados cadastrar currículo em: http://www.vagas.com.br/v1067502


Fonte: Taísa Maria Bordignon (Cristália)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299