.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1149

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/11/2014



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor adjunto classe A - UFES

Encontram-se abertas de 17/11 a 16/12 as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de 1 vaga, em caráter efetivo, do cargo de Professor Adjunto Classe A da Carreira do Magistério Superior no Departamento de Química da Universidade Federal do Espírito Santo. A vaga é para a área Química do Petróleo (Edital 084/2014).

Maiores Informações: http://www.progep.ufes.br/


Fonte: Valdemar Lacerda Júnior (UFES)


2. Concurso público para Admissão de professores efetivos (Química) - UNICENTRO/PARANÁ

Encontram-se abertas, até 27/11/2014, as inscrições pera o concurso público para professor efetivo nas áreas de Química Inorgânica Materiais, Química Aplicada à Bioenergia e Química Orgânica, na Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava - Paraná.

Mais informações no site: www.unicentro.br / Edital 086/2014

Contato: Diretoria de Concursos - DIRCOAV (42) 3621-1084


Fonte: Neide Hiroko Takata (Unicentro)



3. Concurso público para professor adjunto (Química Inorgânica) - UERJ

Inscrições abertas para Concurso Público.

Cargo: Professor Adjunto 40h, na área de Química Inorgânica.
Departamento: Química Geral e Inorgânica.
Número de vagas: 03.

Período de Inscrição: 10/11/2014 a 19/11/2014; 24/11/2014 a 12/12/2014

Maiores informações


Fonte: Josane Alves Lessa (UERJ)



4. Concurso académico Instituto de Química de Recursos Naturales - Universidad de Talca Llamado

Universidad de Talca Llamado a concurso académico Instituto de Química de Recursos Naturales 02 Cargos: Doctor en Ciencias en alguna de las siguientes especialidades: Química Ambiental, Analítica, Bioquímica, Fisicoquímica, Inorgánica u Orgánica, para desarrollar actividades de investigación y docencia en pregrado y postgrado.

Requisitos: • Grado Académico de Doctor en la disciplina. • Experiencia Docente en Pregrado y/o Postgrado. • Alta productividad en revistas ISI (últimos 10 años) • Poseer una sumatoria de factor de impacto igual o mayor a 20 en publicaciones generadas en los últimos 5 años (en base ISI 2013). • Un proyecto FONDECYT o equivalente en calidad de investigador responsable durante los últimos 5 años. • Línea de investigación independiente. • Manejo avanzado del idioma Inglés y buen manejo del español. • Trayectoria demostrable en investigación para integrar Claustro Doctoral. • Capacidad para obtener financiamientos a través de concursos de proyectos de investigación.

Información referente al cargo: • Planta regular. • Jornada de trabajo: 44 horas semanales. • Jerarquía académica a definir según antecedentes curriculares. • Lugar de trabajo: Campus Talca.

Entrega de antecedentes y fecha límite de postulación:
Enviar antecedentes hasta el 30 de diciembre de 2014, 18:20 horas, a la Secretaría General de la Universidad de Talca, 2 Norte N° 685, Talca, Chile, indicando en sobre "Postulación Contratación de Académico Instituto de Química de Recursos Naturales". Consultas al Dr. Jorge Villaseñor F.: jvillase@utalca.cl Tel. (71) 2200272. Consultar bases en: http://www.utalca.cl/link.cgi//Concursos/Quimica Fecha entrega de los resultados del concurso: Enero 2015 La Universidad de Talca puede declarar desierto el concurso cuando ningún postulante obtenga el puntaje mínimo de selección declarado en las bases.


Fonte: Leonardo S. Santos (Universidad de Talca)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo (mestrado e doutorado em Química) - PPGQ/UFSC

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 01 a 30 de novembro/2014, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e admissão aos cursos de mestrado e doutorado em Química do PPGQ/UFSC, em Florianópolis/SC.

Informações detalhadas podem ser obtidas na página eletrônica do Programa: http://ppgqmc.posgrad.ufsc.br/


Fonte: Marcus Mandolesi Sá (DQ-UFSC)


2. Processo seletivo (mestrado) - UNESP-SJRP

Encontram-se abertas as inscrição para o processo seletivo para ingresso no curso de mestrado em Química no ano letivo de 2015, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / Câmpus São José do Rio Preto

Periodo de inscrição: 24/11/2014 a 15/01/2015

Maiores Informações


Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP - SJRP)



3. Processo seletivo de mestrado e doutorado - FURG

Encontram-se abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental, da Universidade Federal de Rio Grande/FURG.

Inscrições: de 14/11/14 à 06/01/15

Edital


Fonte: FURG



4. FEI abre inscrições para mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia e Administração

Os programas de mestrado e doutorado têm a finalidade de promover o conhecimento científico, formar docentes e pesquisadores

São Bernardo do Campo, 17 de novembro de 2014 – Estão abertas as inscrições para os programas de mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Mecânica e para os programas de doutorado em Administração e Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI.

Os cursos são voltados para os alunos que têm interesse em aperfeiçoar seu desenvolvimento profissional, promovendo o conhecimento científico com professores altamente capacitados, formar docentes e pesquisadores com qualidade e excelência acadêmica. As aulas são para aqueles com disponibilidade de dedicação em tempo integral e para profissionais que já estão no mercado.

As inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e para mestrado em Engenharia Mecânica e Engenharia Química devem ser feitas na secretaria do campus São Bernardo do Campo (Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972). Já o programa de mestrado e doutorado em Administração é ministrado no campus São Paulo (rua Tamandaré, 688).

Confira nas tabelas abaixo as áreas de concentração dos programas stricto sensu da FEI com inscrições abertas:


Fonte: Caroline Garcia (FEI)




5. Últimos dias para se inscrever em quatro cursos de pós-graduação no CTC/PUC-Rio

Centro Técnico Científico da PUC-Rio oferece turmas para Mestrado e Doutorado na área de exatas para ingresso no 1º semestre de 2015

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com processos seletivos abertos para mestrado e doutorado em quatro cursos da área de Exatas.

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, se necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção.

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do país e investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.200 alunos de pós-graduação. Com um corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com doutorado no exterior, o CTC/PUC-Rio oferece uma formação alinhada às necessidades do mercado.

Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/. Os editais podem ser consultados no link: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Post-Doctoral and scholarship with experience in mass spectrometry for microbiological application - DQ-UFSCar

Position available for a Post-Doctoral position and scholarship with experience in mass spectrometry (MALDI/TOF) for microbiological application. Funding by the São Paulo State Funding Agency (FAPESP), Brazil.

Area of research: Microbiology / Proteomics / Analytical Chemistry Main Project: "Metabolic components of the Biodiversity and its Characters, of Islands of Brazil - an Integrated Approach" (Proc. FAPESP Num. 2013/50228-8; Leading PI: Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck - IQSC-USP).

Summary: Candidates for a Post-Doctoral position, with experience in application of mass spectrometry techniques (MALDI/TOF MS) for microbial comparison and taxonomy, are invited to submit applications. The project deals with an interdisciplinary research, which involves the participation of several groups, investigating the distribution of microorganisms in association with plants and other organisms in oceanic islands, as well as potential biotechnological applications. The candidates must have a PhD degree in Chemistry or related specialties, with a very good background in mass spectrometry analysis, preferentially very familiar with MALDI/TOF MS analysis. The candidate should have at least ! three articles published related to this position, as well as a good academic performance. The post-doctoral researcher will work with the research teams att he Department of Chemistry, Federal University of São Carlos (LaBioMMi, Laboratory of Micromolecular Biochemistry of Microorganisms; http://bit.ly/11eneap) and the Chemistry Institute at São Carlos, Universidade de São Paulo (GQOPN, Group of Organic Chemistry of Natural Products; http://bit.ly/1EWc6xH). The project will begin in February of 2015. The candidates must send a CV, a publication list and two letters of recommendation via email, addressed to Prof. Dr. Edson Rodrigues Filho (e-mail: edinho@pq.cnpq.br).


Fonte: Edson Rodrigues Filho (DQ-UFSCar)


  OUTRAS VAGAS

1. Programa de Trainees CRODA 2015

Profissionais formados entre 2013 e 2014, em Química e Engenharia Química.

Inscrições até 19/01/2015 através do link www.bpc.com.br/crodabrasil


Fonte: Flávia Rezende







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299