20/05/2015
CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES
1. Concurso para Ensino de Química na UFMG
2. Concurso público para professor (Química Orgânica) - UFPR
O Departamento de Química da UFPR seleciona professor para área de Química Orgânica. O período de inscrição: 13/05 a 11/06/2015.
Maiores informações poderão ser obtidas neste link ou pelo email: dqui@ufpr.br
Fonte: Ana Luísa Lacava Lordello (UFPR)
PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
1. Doutorado em Inovação Tecnológica recebe inscrições até 4 de junho
São 16 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2015
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PGDITM) publicou edital de processo seletivo para doutorado em associação entre as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), da Paraíba (UFPB), do Ceará (UFC) e Rural de Pernambuco (UFRPE).
São 16 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2015. Os candidatos devem se inscrever até o dia 4 de junho. As inscrições são feitas online no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) na aba Strictu Sensu > Processos Seletivos.
Para validar as inscrições, os candidatos devem entregar a documentação descrita na seção 2.1 do edital em uma das secretarias locais do programa ou enviá-la por via postal expressa (será considerada a data da postagem) para um dos endereços informados na seção 2.2 do edital. A documentação também deve ser enviada em formato digitalizado no ato da inscrição no SIGAA (Questionário Complementar para Processos Seletivos > Documentação Processo Seletivo DITM e Informações Adicionais).
O candidato sem mestrado pode concorrer desde que comprove experiência de cinco anos na docência do ensino superior ou de atuação profissional na cadeia produtiva do medicamento.
Para mais informações, acesse a página oficial do programa na UFRN ou entre em contato pelo e-mail posmedicamentos@nuplam.ufrn.br.
Fonte:
Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN
BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE
1. Pós-Doutorado em Química Orgânica com Bolsa da FAPESP
O Projeto Temático "Componentes da biodiversidade, e seus caracteres metabólicos, de ilhas do Brasil – uma abordagem integrada", apoiado pela FAPESP no âmbito do programa BIOTA-FAPESP, dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
O Temático é coordenado pelo professor Roberto Berlinck. O bolsista selecionado atuará no projeto de pesquisa "Isolamento de Metabólitos Bioativos Polares".
O candidato deve ter experiência em química de produtos naturais, particularmente na separação, purificação e identificação de metabólitos inéditos e/ou microrganismos e no isolamento de metabólitos solúveis em água ou extremamente polares, com amplo conhecimento em eliminação de sais e na seleção de estratégias apropriadas para separação e purificação.
É necessário conhecimento no emprego de diferentes fases estacionárias de cromatografia de permeação em gel, adsorção polimérica, cromatografia de troca iônica e de fase reversa por HPLC.
O bolsista deverá desenvolver projetos de isolamento de metabólitos bioativos a partir de invertebrados marinhos e microrganismos. Assim, são necessários conhecimentos de microbiologia, incluindo a purificação de linhagens microbianas, a seleção de condições adequadas de crescimento microbiano, armazenamento e preservação de linhagens microbianas em condições adequadas para a realização de múltiplos experimentos de crescimento, bem como conhecimento de técnicas tradicionais de manipulação microbiológica.
Para a inscrição, os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos: curriculum vitae sumarizado (máximo de quatro páginas), duas cartas de recomendação, e um plano de trabalho, de uma página, de proposta a ser desenvolvida pelo candidato, objetivando a descoberta de produtos naturais bioativos. Essa proposta deve ser apresentada considerando a utilização e/ou aplicação de pelo menos um dos seguintes grupos de ensaios biológicos: anti-parasíticos (Leishmania sp. e Trypanosoma sp.), anti-fúngico (patógenos humanos), anti-bacteriano (resistente a antibióticos), anti-cancer ou anti-inflamatório.
A inscrição e documentação deverá ser encaminhada para o professor Roberto Berlinck (rgsberlinck1010@hushmail.com).
A data-limite para inscrição é 30 de junho de 2015. A oportunidade de bolsa, com a relação dos documentos necessários para inscrição, está publicada em http://fapesp.br/oportunidades/819.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
Fonte: Agência FAPESP
|