.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1174

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/06/2015



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Processo seletivo para professor de Química (Físico-Química) - PUC-Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro inicia processo de seleção para contratação de docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

Inscrições abertas até 22/06/2015.

Mais informações


Fonte: PUC-Rio


2. Concurso público para professor adjunto (Oceanografia Química)- CEM-UFPR

Área de Conhecimento: Oceanografia Química
Lotação: Centro de Estudos do Mar / Setor de Ciências da Terra / UFPR
Denominação: Adjunto A, Nível 1
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva (Remuneração Total: R$ 8.639,50)
Titulação Mínima Exigida: Graduação em Bacharelado em Oceanografia, ou Ciências Biológicas, ou Química, ou Engenharia; com Doutorado em Ciências, ou Oceanografia, ou Química, ou Sistemas Costeiros e Oceânicos, ou Geociências, ou Ecologia, obtidos na forma da lei.
Período de inscrições: 21/05/2015 até 19/06/2014.

Edital
Guia para elaboração de CVitae
Programa do concurso

Informações adicionais:

O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR) está localizado no munícipio de Pontal do Paraná, no balneário Pontal do Sul, a 90 min de Curitiba e 75 min do Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), com bom acesso através da rodovia duplicada BR-277. Pontal do Sul é um balneário com cerca de 2.000 habitantes e relativo baixo custo de vida (por ex. moradia).

O CEM/UFPR abriga atualmente os cursos de Bacharelado em Oceanografia, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, além da Pós graduação (MS/DR) em Sistemas Costeiros e Oceânicos, com ênfase na área ambiental.

Em relação a área de Química, possui consolidada estrutura para pesquisa e os seguintes equipamentos para diferentes estudos na área de Oceanografia:

1. Cromatógrafo com detector de ionização de chama (GC-FID)
2. Cromatógrafo com detector de captura de elétrons (GC-ECD)
3. Cromatógrafo acoplado a espectrômetro de massa (GC-MS)
4. Cromatógrafo Líquído de Alta Performance acoplado a espectrômetro de massa triplo quadrupólo (LC-MS/MS-APCI) e detectores de Diode-Array, Indice de Refração e Fluorescência.
5. Espectromêtro de Emissão Óptica (ICP-OES)
6. Analisador de CHN
7. Microscópio eletronico de varredura (MEV)
8. Sonar de Varredura Lateral
9. Grânulometro a Laser


Fonte: César de Castro Martins (CEM-UFPR)



3. Concurso público para professor adjunto (Química Inorgânica e Química Analítica) - UDESC - CCT/Campus Joinville

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério superior, adjunto 1, para as áreas de Química Inorgânica e Química Analítica no Departamento de Química da Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciência Tecnológicas - CCT - Campus Joinville.

As inscrições estão abertas até o dia 11/06/2015.

Mais informações


Fonte: Rogério Aparecido Gariani (UDESC)



4. Concurso público para professor adjunto (Ensino de Química) - UDESC - CCT/Campus Joinville

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério superior, adjunto 1, para a área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciência Tecnológicas - CCT - Campus Joinville.

As inscrições estão abertas até o dia 11/06/2015.

Mais informações


Fonte: Rogério Aparecido Gariani (UDESC)



5. Concurso público para professor adjunto - UDESC - CESFI/Campus Balneário Camboriú

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério superior, adjunto 1, para a área de Química no Departamento de Engenharia de Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI - Campus Balneário Camboriú.

As inscrições estão abertas até o dia 11/06/2015.

Mais informações


Fonte: Rogério Aparecido Gariani (UDESC)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química - UFABC

Encontram-se abertas, até 30/06/2015, as inscrições para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC.

O edital pode ser encontrado neste link. Maiores informações a respeito do curso podem ser encontradas no site ppgquimica.ufabc.edu.br


Fonte: Hugo B. Suffredini (UFABC)


2. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado - UFSC

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 25 de maio a 26 de junho de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e admissão aos cursos de mestrado (20 vagas) e doutorado (20 vagas) em Química do PPGQ/UFSC, em Florianópolis/SC.

Informações detalhadas podem ser obtidas na página eletrônica do Programa.


Fonte: Marcus Mandolesi Sá (DQ-UFSC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Pós-Doutorado em Ecologia Química com Bolsa da FAPESP

O Projeto Temático "Dimensões da Biodiversidade US-Biota São Paulo: Interações multitróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos", apoiado pela FAPESP, dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto integra o Programa BIOTA-FAPESP e o acordo de cooperação da FAPESP com a National Science Foundation (NSF) e seu programa Dimensions of Biodiversity.

O Temático envolve o estudo das interações entre espécies de Piper (plantas), herbívoros e seus parasitoides por meio de estudos de campo, laboratório e aplicação de métodos estatísticos.

Ele se desenvolve no IQ-USP e no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa será realizada em diversas Unidades de Conservação, onde serão feitos estudos intensivos visando quantificar as ocorrências por meio de protocolos de coleta.

Os estudos de laboratório envolverão a determinação da diversidade metabólica e taxonômica, estudos de herbivoria, sequestro e biotransformação durante processos digestivos.

Os candidatos podem ter doutorado em biologia, química, bioquímica e áreas correlatas e experiência em sistemática ou ecologia de insetos, ecologia química, metabolômica e/ou biologia molecular.

A data-limite para inscrições é 30 de junho de 2015. Informações adicionais podem ser obtidas com os pesquisadores principais do projeto temático: Massuo Jorge Kato (majokato@iq.usp.br ou www2.iq.usp.br/docentes/majokato) e André Victor Lucci Freitas (baku@unicamp.br ou www.ib.unicamp.br/pos_ecologia/baku).

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/814. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.


Fonte: Agência FAPESP


  OUTRAS VAGAS

1. Concurso público para Pesquisador IV - Unesp/Campus Rio Claro

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público para contratação de Pesquisador na área de Bioinformática para Bioenergia, que atuará junto ao Instituto de Pesquisa em Bioenergia - IPBEN/UNESP, em Rio Claro-SP.


Fonte: Luís Ricardo Martins de Oliveira (Unesp - Rio Claro)


2. Seleção Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI comunica a abertura de processo de seleção de um novo Diretor para o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Mais informações


Fonte: Ana Maria Comini Curi (MCTI)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299