.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1176

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/06/2015



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para professor adjunto A1 - UFSCar/Campus de São Carlos-SP

01 (uma) vaga para a sub-área de "Catálise por complexos de metais de transição com ênfase em Química Inorgânica", no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus de São Carlos-SP.

Pré-requisito: Título de Doutor em Ciências ou em Química ou em áreas afins.

Período de inscrição: 22/06/2015 a 12/08/2015

Mais informações


Fonte: Jean Marcel R. Gallo (UFSCar)


2. Concurso público para professor titular-livre no Departamento de Química Fundamental - UFPE

Estão abertas até 29/07/2015 as inscrições para o Concurso Público para o provimento de cargos isolados de Professor Titular-Livre do Magistério Superior no Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco, localizada em Recife, PE.

O concurso está aberto para as áreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química de Materiais, Química Orgânica, Química Biológica e Química Medicinal.

Mais detalhes sobre o concurso podem ser encontrados aqui. e os detalhes do concurso específico para Química estão no edital complementar, neste link.

O Departamento de Química Fundamental da UFPE é um centro de reconhecimento nacional na área de química, contando com pesquisadores atuando em todas as subáreas tradicionais da Química, assim como novas áreas de interface com a Biologia e Materiais. O corpo docente do DQF conta atualmente com 32 docentes permanentes e 05 docentes aposentados que permanecem atuantes em diferentes atividades educacionais, Quatro membros do corpo docente do DQF são titulares da Academia Brasileira de Ciências e dez são bolsistas de produtividade do CNPq, sete deles em nível I. Vários docentes têm ocupado funções destacadas na comunidade, como membros e coordenadores de comitês assessores, ou posições na Universidade, como Reitor, Pró-Reitor, Diretor, em órgãos do Governo Estadual, como a Secretaria de Educação, a Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (FACEPE), e o Espaço Ciência, ou do Governo Federal, como a Secretaria de Políticas e Programas do MCT.

O DQF conta ainda com uma central analítica multi-usuário moderna, e tem em sua proximidade o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE, http://rene.mct.gov.br/index.php/content/view/549.html), e o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, uma unidade da Fiocruz, (http://www.cpqam.fiocruz.br/), além de uma longa tradição de interdisciplinaridade e interações teoria-experimento.

Inscrições podem ser feitas até 29/07/2015 através da Secretaria do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE (http://www.ufpe.br/ccen), localizado na Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n. Cidade Universitária, Recife-PE. CEP 50740-560.


Fonte: Gustavo de Miranda Seabra (UFPE)



3. Concurso docente na área de Ressonância Magnética Nuclear - IQ-Unicamp

Encontram-se abertas as inscrições para o concurso docente na área de Ressonância Magnética Nuclear, no Instituto de Química da Unicamp

Inscrições até 03/08/2015

Edital e-mail: elias@iqm.unicamp.br


Fonte: Elias Barbosa (IQ-Unicamp)



4. Concurso público para professor na área de química orgânica - UFLA

Aberta a inscrição para concurso para professor na área de química orgânica, junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras.

O Edital correspondente poderá ser encontrado neste link.

Data limite para inscrição: 20/07/2015


Fonte: Denilson Ferreira de Oliveira (UFLA)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Química – UFSC (últimos dias para inscrição)

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 25 de maio a 26 de junho de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e admissão aos cursos de mestrado (20 vagas) e doutorado (20 vagas) em Química do PPGQ/UFSC, em Florianópolis/SC.

Informações detalhadas podem ser obtidas na página eletrônica do Programa.


Fonte: Marcus Mandolesi Sá (UFSC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa Pós-Doc (Química Inorgânica) - UFF

Projeto: Materiais moleculares multifuncionais.
Contato: Profa Maria G. F. Vaz - IQ-UFF.
Email: mariavaz@vm.uff.br
http://www.uff.br/magmol/


Fonte: Maria G. F. Vaz (UFF)


2. Oportunidade de bolsa de pós-Doutorado no Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CTNanotubos)

O Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CTNanotubos) está realizando um processo de seleção para bolsista de pós-Doutorado na área de Caracterização. O foco do CTNanotubos é o desenvolvimento tecnológico – de produtos, processos e serviços – a partir dos naotubos de carbono, material de destacada importância estratégica para a competitividade de múltiplas indústrias. A visão do CTNanotubos é servir como plataforma para a contínua geração de sociedades empresárias, a partir da transferência de tecnologia.

Detalhes sobre o processo:
- Área de atuação: Caracterização
- Regime: Bolsista Pós-Doutorado
- Pré-requisito: Doutorado
- Valor da Bolsa: R$ 4.176,00
- Vigência: 36 meses

As técnicas a serem utilizadas inicialmente são:
- Espectroscopias ópticas (Raman, IR, UV-vis)
- Microscopia eletrônica de varredura (MEV)
- Microscopia de força atômica (AFM)
- Análise termogravimétrica (TGA)
- Difração de raios X

Procuramos por profissionais com doutoramento completo que possuam experiência prévia em pelo menos três das técnicas descritas acima (não necessariamente especialistas). As funções a serem exercidas pelo profissional são:

- Realização de ensaios e análises
- Confecção de relatórios
- Confecção de projetos de pesquisa
- Acompanhamento e atuação em em órgãos relacionados à padronização (ABNT, ISO, VAMAS, NANOREG, outros).
- Atuação junto ao INMETRO para processos de acreditação.

Os interessados devem enviar um email para cancado@fisica.ufmg.br, contendo uma breve carta de apresentação (máximo de duas páginas) e link para o CV Lattes. A data limite para a inscrição é 20/07/2015. Os candidatos pré-selecionados serão convidados para uma entrevista junto à Coordenação do CT-Nanotubos. Previsão de contratação para Agosto/2015.


Fonte: Luiz Gustavo Cançado (UFMG)



3. Vaga de pós-doutorado, bolsa CNPq, em síntese orgânica

Vaga de pós-doutorado, bolsa CNPq, em síntese orgânica. O projeto (em conjunto com o CTBE, laboratório nacional de ciência e tecnologia do bioetanol) visa a preparação de modelos simples de lignina (dímeros e trímeros, contendo ligações b-O-4) para estudos de degradação química (clivagem de ligação C-C) e biológica.

O trabalho será realizado majoritariamente na USP São Carlos. Bolsa disponível para início imediato ou em Agosto-setembro. Interessados, que tenham doutorado na área de síntese, enviar carta de apresentação e currículo para antonio@iqsc.usp.br


Fonte: Antonio C. B. Burtoloso (IQSC-USP)



  OUTRAS VAGAS

1. Vaga de Tecnologista em Síntese Química - IBMP

Vaga de Tecnologista em Síntese Química no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), para trabalho no estado do Paraná.

Interessados encaminhar currículo atualizado para o email: contato@ibmp.org.br / Título do email: Vaga Síntese

Maiores informações


Fonte: Carolina Bandeira (IBMP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299