.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1177

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/07/2015



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Oportunidade para Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Química da UTFPR/Campus Curitiba

O professor deverá submeter a proposta juntamente com o Programa para análise da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Está publicado na página da PROPPG o EDITAL PROPPG 09/2015 – Professor Visitante 01 - Contratação de PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR (PVS).

Objetivo: selecionar 4 (quatro) candidatos, com vistas a contratar, em regime temporário, PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR doutor de reconhecida competência na sua área de especialidade, com pelo menos 10 anos de titulação, para desenvolverem atividades, em todas as áreas do conhecimento, objetivando a consolidação, excelência e internacionalização dos Programas de Pósgraduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Fonte: Fernando Molin (UTFPR)


2. Concurso para a área da físico-química - UNIFESP/Campus Diadema

A Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Campus de Diadema, está com as inscrições abertas para concurso público para a contratação, em regime de dedicação exclusiva, de um (01) físico-químico com perfil teórico (ver, no correspondente edital, Anexo I para os tópicos da prova escrita e didática). As inscrições se encerram no dia 20/07/2015, às 16h.

O processo de seleção basear-se-á na arguição do memorial, prova didática, prova escrita e prova prática (projeto de pesquisa).

Edital 121/122-2015


Fonte: Fabrício R. Sensato (UNIFESP)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para mestrado e doutorado em Química - PPGQ-UFF

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense comunica a todos que, até o dia 17 de julho de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e admissão aos cursos de mestrado (30 vagas) e doutorado (30 vagas) em Química do PPGQ/UFF, sediado em Niterói/RJ

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do Programa


Fonte: Ricardo Jorgensen Cassella (UFF)


2. Processo seletivo para mestrado e doutorado - UFRRJ

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) comunica aos interessados que se encontram abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado Acadêmico (EDITAL Nº 01 de 29/06/2015), nas áreas de Concentração Química Orgânica, Química Biológica, Físico-química e Química Analítica, para turma com início em agosto de 2015.

A inscrição para o processo de seleção será realizada na Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da UFRRJ, situada na sala 115 no Pavilhão Centra l (P1) do Campus Seropédica/RJ, de 29 de junho, das 9:00h às 11:30h e das 13:00h às 16:00h a 10 de JULHO de 2015.

Maiores nformações: http://www.ice.ufrrj.br/posgrad / email: cpqo@ufrrj.br


Fonte: Rosane Nora Castro (UFRRJ)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidade de bolsista Programa Inova Talentos - 4ª chamada

Oportunidade na modalidade de bolsista do CNPq, através do Programa INOVA Talentos.

O profissional atuará na área de Inovação, com pesquisa e desenvolvimento.

Mais informações

Folder


Fonte: Paula Freire (UDN)


2. Bolsa de Pós-Doutorado (PNPD) - UNIFAL-MG

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) informa que abriu inscrições no período de 29/06/2015 a 31/07/2015 para seleção de um Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-doutoramento - PNPD) para atuar em atividades de Pesquisa e Docência em uma das linhas de pesquisa do Programa.

Maiores informações


Fonte: Jerusa S. Garcia (UNIFAL-MG)



3. Bolsa de pós-Doutorado em Materiais Moleculares / Química de Coordenação - UFMG

Bolsa de pós-Doutorado em Materiais Moleculares / Química de Coordenação (post doctoral position - areas: molecular materials, inorganic chemistry, carbon nanotubes, magnetism)
Local: Laboratório de Química de Materiais Moleculares - LQMMol
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG -Departamento de Química - ICEx
Av. Antonio Carlos, 6627 Campus da Pampulha 31270-901 Belo Horizonte, MG - Brasil
Tel:(+55) 31 - 34095743 Fax:(+55) 31 - 34095700 E-mail: stumpf@ufmg.br

Bolsa disponível para início imediato (PNPD CAPES Research Fellowship for Postdoctoral Researchers).
Supervisor : Professor Stumpf, Humberto O.
Contato: Laboratory of Chemistry of Molecular Materials- LQMMol, Department of Chemistry, Federal University of Minas Gerais.
Av. Antonio Carlos 6627, CP 702.
31270-901 BELO HORIZONTE, BRAZIL
Phone + 55 (31)34095743 (31)34095732
Fax + 55 (31)34095700
e-mail: stumpf@ufmg.br; stumpfho@gmail.com
http://www.qui.ufmg.br/professores/professor/?professor_id=40


Fonte: Humberto Osório Stumpf (UFMG)



4. Bolsa de Pós-doutorado – PNPD/CAPES - UNIFAL-MG

Área: Eletroquímica – desenvolvimento de sensores eletroquímicos
Local: Universidade Federal de Alfenas
Coordenação: Profa. Dra. Alzira Maria Serpa Lucho
Contato: alzira.lucho@unifal-mg.edu.br ou alziralucho@gmail.com

Detalhes do Processo de seleção
A seleção será realizada através da análise do currículo.
Datas da inscrição: de 26 de junho a 26 de julho.
O resultado da seleção será divulgado em 07 de agosto.
Início da bolsa: em agosto de 2015

Edital 014/2015 - Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação – UNIFAL-MG


Fonte: Alzira Maria Serpa Lucho (UNIFAL - MG)



5. Bolsas da Fundação Bayer para Ciência e Educação na Alemanha

A Fundação Bayer para Ciência e Educação oferece oportunidades de bolsas na Alemanha para estudantes de todos os níveis, incluindo PhDs, nas áreas de engenharia agrícola, biologia, bioquímica, biotecnologia, engenharia de bioprocessos, química, engenharia química, medicina, farmácia, física, estatística/bioestatística e treinamento de professores na área de ciências.

O programa conta com um total de € 350.000 para apoiar estudantes alemães que planejam uma experiência no exterior ou estudantes de outros países que desejam um período de estudo na Alemanha.

O projeto a ser submetido deve estar inscrito em uma universidade no Brasil e contar com uma universidade ou instituição alemã disposto a aceitá-lo. O tempo de duração do projeto não deve ultrapassar um ano.

As inscrições encerram em 10 de julho. Um comitê científico independente premiará com financiamento os projetos selecionados no início de setembro de 2015.

Além das bolsas de estudo no setor acadêmico, a Fundação Bayer para Ciência e Educação oferece a Bolsa Hermann Strenger para apoiar jovens com interesse em ganhar experiência de trabalho no exterior. Esta bolsa destina-se a profissionais da área comercial, industrial, científica e médicos com treinamento concluído nos últimos dois anos.

Os formulários e mais informações estão disponíveis no endereço www.bayer-foundations.com.


Fonte: Agência FAPESP
Link da notícia



6. Pós-doutorado em Fotônica com Bolsa da FAPESP

O projeto de pesquisa "Grafeno: Fotônica e Opto-Eletrônica – Colaboração UPM-NUS", apoiado pela FAPESP, oferece oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da Fundação.

Conduzido pelo Centro de Pesquisa Mackgraphe, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em colaboração com o Graphene Research Center at the National University of Singapore (GC-NUS), o projeto propõe a construção e caracterização de uma família lasers Raman à fibra para geração de pulsos ultracurtos utilizando absorvedores saturáveis baseados em grafeno.

Na fabricação desse dispositivo serão utilizadas novas técnicas como Wet Transfer, Roll-to-roll e Dry Transfers para transferência do grafeno, esfoliado e/ou obtido por Chemical Vapor Deposition (CVD), para as fibras ópticas.

Serão exploradas as características de ganho não-ressonante do espalhamento Raman e as propriedades intrínsecas do carbono na construção de lasers que operem em regime de acoplamento passivo de modos (mode-locking) em qualquer banda de transmissão.

A bolsa será concedida por um período de 12 meses, com possibilidade de renovação.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae com a lista de publicações e nome e contato de dois doutores responsáveis por elaborar carta de recomendação do candidato para o professor Eunézio Antônio de Souza, o pesquisador principal do projeto, pelo e-mail thoroh@mackenzie.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/849.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.


Fonte: Agência FAPESP








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299