.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1196

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



12/11/2015



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso docente em Físico-Química Orgânica - IQ/Unicamp

As inscrições para o concurso docente na área de Físico-Química Orgânica, do IQ/Unicamp foram prorrogadas.

Inscrições até 21/12/2015.

Mais informações


Fonte: Elias Barbosa (IQ/Unicamp)


2. Concurso público com 4 vagas para professor Adjunto - Departamento de Química Fundamental, UFPE - Recife

Estão abertas no período de 16/11/2015 até 15/12/2015 as inscrições para o Concurso Público para o provimento de 4 vagas para Professor Adjunto no Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco.

Dois concursos estão abertos contando ao todo com 4 vagas para as áreas abaixo. Mais detalhes sobre o concurso podem ser encontrados na página da UFPE.

Os detalhes dos concursos específicos para Química estão nos editais complementares:
Química Inorgânica ou Química de materiais (2 vagas);
Química Analítica ou Físico-Química Experimental (2 vagas).

O Departamento de Química Fundamental da UFPE é um centro de reconhecimento nacional na área de química, contando com pesquisadores atuando em todas as subáreas tradicionais da Química, assim como novas áreas de interface com a Biologia e Materiais. O corpo docente do DQF conta atualmente com 32 docentes permanentes e 05 docentes aposentados que permanecem atuantes em diferentes atividades educacionais, Quatro membros do corpo docente do DQF são titulares da Academia Brasileira de Ciências e dez são bolsistas de produtividade do CNPq, sete deles em nível I. Vários docentes têm ocupado funções destacadas na comunidade, como membros e coordenadores de comitês assessores, ou posições na Universidade, como Reitor, Pró-Reitor, Diretor, em órgãos do Governo Estadual, como a Secretaria de Educação, a Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (FACEPE), e o Espaço Ciência, ou do Governo Federal, como a Secretaria de Políticas e Programas do MCT.

O DQF conta ainda com uma central analítica multi-usuário moderna, e tem em sua proximidade o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), e o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, uma unidade da Fiocruz, além de uma longa tradição de interdisciplinaridade e interações teoria-experimento.

Inscrições podem ser feitas no período de 16/11/2015 até 15/12/2015 através da Secretaria do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, localizado na Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n. Cidade Universitária, Recife-PE. CEP 50740-560.


Fonte: Gustavo de Miranda Seabra (UFPE - Recife)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. IQ/Unesp de Araraquara abre inscrições para pós-graduação em Química

Estão abertas até o dia 11 de dezembro de 2015 as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara.

São 30 vagas para o mestrado e 30 para o doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2016. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata. O exame de seleção será no período de 26 a 28 de janeiro de 2016 e será aplicado nas seguintes cidades: Araraquara/SP, Dourados/MS, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, São Cristóvão/SE, Teresina/PI, Ilhéus/BA, Gurupi/TO, Viçosa/MG, São Luís/MA, Pereira/Colômbia, Lima/Peru e Havana/Cuba.

O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e análise do curriculum vitae, histórico escolar e pré-projeto.

Edital


Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (IQ/UNESP/Araraquara)


2. Processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em Química no ano letivo de 2016 - UNESP/SJRP

Período de inscrição: 03/11/2015 a 15/01/2016

OBSERVAÇÃO: Preencher a inscrição online

Além de efetuar a inscrição online, o(a) candidato(a), obrigatoriamente, deverá apresentar a documentação para o protocolo.

Local: Entregar a documentação na Seção de Comunicações - PROTOCOLO do IBILCE - UNESP – CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Horário: das 9:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00 horas

Observação: O(A) candidato(a) residente fora de São José do Rio Preto, poderá enviar a documentação através dos Correios – via SEDEX para:
UNESP – CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A/C. DA SEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
RUA CRISTOVÃO COLOMBO Nº 2265 - JARDIM NAZARETH
15054 – 000 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP.

As inscrições enviadas pelos Correios serão aceitas desde que estejam na Seção de Pós-Graduação até às 15 horas do dia 15/01/2016.


Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP/SJRP)


3. Processo seletivo para mestrado e doutorado no PGrCEM/USP/São Carlos

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos da USP recebe, até o dia 22 de novembro, inscrições para seleção de até trinta e cinco alunos de mestrado e doutorado para ingresso no 1º semestre de 2016 no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Os interessados em participar devem encaminhar toda a documentação, listada no edital, digitalizada para o e-mail pgrcem@sc.usp.br.

A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 09 de dezembro. Para mais informações acesse este link. contato: pgrcem@sc.usp.br


Fonte: Victor Luiz Barioto (USP/São Carlos)


4. Processo seletivo (Mestrado e Doutorado) - PUC-Rio

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) faz saber aos interessados que, aé 13 de novembro de 2015, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Química (PPG-Qui), cursos de Mestrado e de Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2016.

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)


5. Instituto de Química da Unesp de Araraquara abre inscrições para pós-graduação

O Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, abriu inscrições para os programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e de Pós-Graduação em Química.

As inscrições para pós-graduação em Biotecnologia vão até o dia 27 de novembro; as do pós-graduação em Química encerram no dia 11 de dezembro.

Na Biotecnologia, são 30 vagas para mestrado e 20 para doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2016. Podem se inscrever portadores de diploma nas áreas de Ciências Exatas ou Biológicas em cursos recomendados pelo Ministério da Educação.

O exame de seleção, de 08 a 10 de dezembro, será aplicado nas cidades de Araraquara; em Pereira, Colômbia; e em Lima no Peru. Os candidatos de fora do Brasil podem escolher ter as questões da Prova Escrita em Português ou Inglês. As respostas das questões poderão ser feitas em Português, Inglês ou Espanhol.

Para o curso de mestrado haverá prova escrita abrangendo conhecimentos básicos de Bioquímica e Microbiologia e análise de curriculum vitae documentado.

Para o curso de doutorado/doutorado direto haverá análise do curriculum vitae documentado e análise, apresentação e arguição do pré-projeto.

O edital está disponível neste link.

Em Química, são 30 vagas para o mestrado e 30 para o doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2016. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção, de 26 a 28 de janeiro de 2016, será aplicado em Araraquara; Dourados, em Mato Grosso do Sul; Juiz de Fora e Viçosa, em Minas Gerais; Manaus, no Amazonas; São Cristóvão, em Sergipe; Teresina, no Piauí; Ilhéus, na Bahia; Gurupi, no Tocantins; São Luís, no Maranhão; Pereira, na Colômbia; Lima, no Peru, e Havana, em Cuba. O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e análise do curriculum vitae, histórico escolar e pré-projeto.

O edital está disponível neste link.


Fonte: Agência FAPESP



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado (CAPES) - IQ/UFG

Seleção de bolsista de pós-doutorado para atuação em projeto relacionado com os seguintes temas: microfluídica, análise de imagens e química forense.

Período da bolsa: 12 meses (prorrogável por mais 12).

Interessados: entrar em contato pelo e-mail wendell@ufg.br ou wendellcoltro@ufg.br


Fonte: Wendell Coltro (UFG)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299