.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1199

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/12/2015



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor substituto - UFRJ

O Departamento de Química Orgânica do Inst. Química da UFRJ conta com duas vagas novas para Prof. Substituto-2016 (contrato de um ano, 20h).

O edital será publicado no DOU no dia 03/12/2015 e as inscrições acorrerão de 04 a 10/12/2015.

O processo seletivo será de 13 a 15/01/2016.


Fonte: Ligia M. M. Valente (IQ-UFRJ)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para mestrado e doutorado - PPQUI/UFU

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção para ingresso no primeiro semestre de 2016 no programa de pós-graduação em química, níveis mestrado e doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia – PPQUI, FAZ SABER que estarão abertas as inscrições e o processo de seleção para candidatos classificados como regulares e especiais, para o PPQUI, modalidades Curso de Mestrado Acadêmico em Química e Doutorado em Química, para ingresso no primeiro semestre de 2016.

O processo seletivo será regido por este edital, pelas resoluções 013/2012, 12/2008, 19/2009 e 02/2011 do CONPEP, pela portaria R 134 (http://www.cpgquimica.iq.ufu.br) e pelo Estatuto e Regimento geral da UFU. O período de inscrições será de 08 a 10/12/2015 e o atendimento aos interessados será em dias úteis, de 08 a 10/12/2015, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30.


Fonte: Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz (UFU)


2. Processo seletivo para o Programa de Pós Graduação em Química - UFVJM

Abertas as inscrições para o Curso de Mestrado (áreas de concentração em Química Analítica, Físico-Química e Química Orgânica)

Vagas para Diamantina e Teófilo Otoni - MG.

Processo Seletivo 2016/1: Inscrições até dia 07 de dezembro.

Mais informações


Fonte: Manoel José Mendes Pires (UFVJM)


3. Processo seletivo 2016 para Mestrado e Doutorado em Química - UNESP/SJRP

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP - Campus de São José do Rio Preto torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química. Serão oferecidas 29 vagas de Mestrado e 14 de Doutorado distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa:

- Bioenergia e Bioprocessos
- Desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos
- Química dos Materiais e Nanotecnologia
- Química e Toxicologia Ambiental
- Química Verde e Medicinal

Período de seleção de candidatos
1. Inscrição: 03/11/2015 a 15/01/2016
2. Divulgação das inscrições deferidas/indeferidas: 19/01/2016
3. Prova de conhecimentos específicos: 22/01/2016
4. Análise e pontuação do currículo (ver Título IV deste Edital): 25/01/2016 a 27/01/2016
5. Resultado Final na página: 27/01/2016

Informações detalhadas podem ser obtidas neste link.


Fonte: Camila de Almeida Melo (UNESP/SJRP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para Pos-Doc - Instituto de Química/USP

CEPID Redox processes in biomedicine- Redoxoma

Título do projeto: Espectroscopia do desbalanço redox induzidos por radiação UVA e visivel em fibroblastos XPC e em melanócitos.

Área de atuação: Bioquimica

Pesquisador principal: Paolo Di Mascio e Mauricio S. Baptista

Unidade/Instituição: Departamento de Bioquímica, Instituto de Química USP

Data limite para inscrições: 15/02/2016

Resumo: A proteção da pele humana contra a exposição solar é uma questão complexa que envolve aspectos ambivalentes da interação da luz com os tecidos. Tanto a radiação UVA quanto a visível provoca desequilíbrio redox, que leva a danos em organelas e a DNA mitocondrial e genômica. Nem os cromóforos envolvidos na absorção de luz nestas faixas de comprimento de onda nem os intermediários reativos gerados são bem conhecidos. Neste projeto usaremos modelos celulares com cromóforos naturais super-expressos ou miméticos destes que serão internalizados por endocitose em conjunto com equipamentos de microscopia/espectroscopia resolvida no tempo para identificar a localização intracelular dos cromóforos e os intermediários que são gerados. Características do candidato: experiência com espectroscopia de fluorescência resolvida no tempo, microscopia confocal e bioquímica celular.

Seleção: Baseada na análise de currículo e nas cartas de recomendação.

Documentos para candidatura: Carta justificando interesse pelo projeto , cv , cópia da certidão de doutorado, cartas de recomendação .

Enviar candidatura para: Tsai Araujo - Email: admcepid@iq.usp.br


Fonte: Tsai Wen I Araujo (USP)


2. Bolsas de pós-doutorado PNPD - IQSC-USP

O Programa de Pós-Graduação em Química, do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, está recebendo inscrições de candidatos para bolsas de pós-doutorado PNPD (Programa Nacional de Pós- Doutorado/CAPES), para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de concentração de Físico-Química, Química Analítica e Inorgânica, e Química Orgânica e Biológica.

Data limite para envio dos documentos: 01 de fevereiro de 2016 (até às 24 horas)

Mais informações


Fonte: Serviço de Pós-Graduação do IQSC/USP


3. Pós-Doutorado em Síntese Orgânica na USP São Carlos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições estão abertas até o dia 6 de dezembro.

O candidato selecionado atuará na área de Química Medicinal, sob a supervisão do pesquisador Antonio Burtoloso e no âmbito do Projeto Temático Planejamento, síntese e atividade tripanossomicida de inibidores covalentes reversíveis da enzima cruzaína.

O objetivo do estudo é sintetizar e avaliar novas entidades químicas que agem para validar o alvo cruzaína no tratamento da doença de Chagas.

A doença de Chagas é endêmica na América Central e do Sul e se espalhou para outras regiões do planeta. Considerando que as duas drogas disponíveis (nifurtimox e benznidazol) têm efeitos secundários graves, novas entidades químicas são necessárias. Atualmente, a equipe do IQSC/USP trabalha em uma série de novas classes de peptidomiméticos.

Para concorrer à vaga, é preciso ter doutorado em Química Orgânica Sintética ou Química Medicinal Sintética.

Declaração de interesse, duas cartas de recomendação e currículo devem ser encaminhados para antonio@iqsc.usp.br. Entrevistas por Skype poderão ser solicitadas.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/964.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.


Fonte: Agência FAPESP







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299