.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1217

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



20/04/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para professor adjunto (Química Analítica Ambiental) - DCFS/CCA/UFPB/Campus II - Areia-PB

Encontram-se abertas as inscrições para a contratação de professor doutor para a área de Química Analítica Ambiental, para o Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), na Universidade Federal na Paraíba (UFPB), Campus II, em Areia - PB.

Mais Informações


Fonte: Sidney Ramos Santana (UFPB)


2. Processo seletivo de credenciamento de novos docentes para o programa de pós-graduação stricto sensu em ciências aplicadas a produtos para saúde - nível mestrado acadêmico - UEG

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPGCAPS) – nível: Mestrado – Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo (CCET) da Universidade Estadual de Goiás vem tornar público aos interessados que se encontram abertas as inscrições para a chamada de credenciamento de novos docentes para o PPGCAPS, no período de 18 de abril a 20 de maio de 2016, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 9:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas na Rodovia BR 153, Km 99, Quadra Área, Bloco IV 1º andar, Caixa Postal 459, CEP: 75132-903, Anápolis-GO, fone: (62) 3328-1162, e-mail: caps.unucet@ueg.br.

Mais informações


Fonte: Luciana Rebelo Guilherme (UEG)


3. Últimos dias para participar do processo seletivo para professor na área de Química Ambiental Marinha do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio

Os candidatos à única vaga disponível devem ter Doutorado

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para preencher uma vaga de Professor do Quadro Principal — regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva — na área de concentração em Química Ambiental Marinha. Os candidatos devem enviar de imediato um e-mail para diretoriaqui@puc-rio.br demonstrando seu interesse e as inscrições se encerram dia 24 de abril.

Será dada preferência a candidatos com interesse de pesquisa em avaliação, diagnóstico e monitoramento de contaminantes orgânicos em sistemas aquáticos (água, sedimento e biota), assim como no desenvolvimento e aplicação de metodologias analíticas relacionadas com o tema. É importante que o candidato tenha uma visão multi e transdisciplinar, permitindo estabelecer relações com demais áreas como Biologia, Ecotoxicologia, Geologia e Oceanografia.

Como pré-requisito, é preciso ter Doutorado em Química, Oceanografia Química ou Geoquímica. Fará diferença ter publicação científica consistente e atual — focada em revistas relacionadas com a área exigida e de impacto relevante, possuir experiência em docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e demonstrar capacidade para implementar um programa de pesquisa ativo, que envolva alunos de graduação e de pós-graduação, além de interagir com outros grupos de pesquisa na mesma área de concentração.

Processo seletivo será feito em duas etapas

A primeira etapa do processo seletivo consiste na avaliação do Curriculum Lattes e análise da proposta de um projeto de pesquisa com ênfase no tema descrito, incluindo detalhes sobre a viabilidade de sua implementação. Estes documentos devem ser enviados até dia 24 de abril para diretoriaqui@puc-rio.br e a divulgação do resultado desta primeira etapa será em 29 de abril.

Os aprovados para segunda etapa deverão enviar uma documentação complementar: cópia do Memorial Descritivo (CV documentado), carta de apresentação, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP. Nesta fase, cada concorrente selecionado irá apresentar uma aula didática de 50 a 60 minutos . O tema da aula será sorteado entre os listados no Anexo 1 e será o mesmo para todos os candidatos. Será preciso ainda uma apresentação oral do projeto de pesquisa e, por fim, haverá uma entrevista com a banca examinadora previamente determinada. Excepcionalmente, esta etapa poderá ser realizada via Skype.

Anexo 1 – Lista de temas para prova de aula

1. Origem e composição do petróleo
2. Fontes de hidrocarbonetos para ambientes marinhos
3. Impactos potenciais da exploração e produção de petróleo no mar
4. Uso de indicadores geoquímicos para caracterizar contaminação por hidrocarbonetos em compartimentos ambientais
5. Poluentes orgânicos persistentes: origem, classificação e efeitos
6. Dinâmica e destino de poluentes orgânicos persistentes no ambiente
7. Processos de bioacumulação de contaminantes orgânicos persistentes
8. Contaminantes orgânicos emergentes: definição e principais classes de compostos
9. Introdução à toxicidade de contaminantes orgânicos
10. Principais técnicas analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em amostras ambientais


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado - UNIFAL-MG

Encontram-se abertas, até 04/05/2016, as inscrições para a seleção de alunos para o Programa de Pós-graduação em Química (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), nas áreas de concentração: 1) Físico-química; 2) Química Analítica; 3) Química Inorgânica e 4) Química Orgânica.

Mais informações


Fonte: Cláudio Viegas Jr (UNIFAL-MG)


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsista Programa Inova Talentos - IEL / CNPq

Oportunidade em Indústria Química em Paulínia!

O INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro.

Estimular a indústria brasileira a manter-se competitiva, diversificada e inovadora é o caminho para o desenvolvimento sustentado do país. O Programa INOVA Talentos foi idealizado sobre esses conceitos, com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A ideia é simples: selecionar, capacitar e inserir no mercado profissionais para exercerem atividades de inovação.

Mais informações


Fonte: Paula Freire (UDN/IEL/CNI)


2. Oportunidade de Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras em São Carlos e Rio Claro

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro oferecem oportunidade de Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras com bolsas da FAPESP.

O prazo de inscrição encerra em 30 de abril.

Os bolsistas integrarão a equipe do projeto temático "ESTUDOS INTEGRADOS PARA O CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS", um auxílio à pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Mais informações

English Version


Fonte: João Batista Fernandes (DQ-UFSCar)



3. Chamada 001/2016 para o processo seletivo de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES - UEG

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (PPGCAPS) dispõe de uma (01) bolsa do Programa Nacional de Pós- Doutorado – PNPD, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mais informações


Fonte: Luciana Rebelo Guilherme (UEG)


4. Postdoctoral position in the group of Prof. Dr. Da-Gang Yu - College of Chemistry, Sichuan University, Chegdu-China

Postdoctoral position in the group of Prof. Dr. Da-Gang Yu (College of Chemistry, Sichuan University, Chegdu-China)

Group website

Prof. Da-Gang Yu's research group is looking for highly motivated postdoctoral researchers with experience in organic synthesis and organometallic chemistry to work in the development of new methodologies for CO2 activation and photoredox catalysis.

The position will be financed with $22,500 per year.

Nr of positions available: 2

Further information available by email: fazambuja@iqm.unicamp.br (Francisco de Azambuja)


Fonte: Francisco de Azambuja (IQ/UNICAMP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299