.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1229

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/07/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para professor de magistério superior (Adjunto A) – UnB

Nível: 1
Classe: A
Área de Conhecimento: Ensino de Química.
Requisito Básico: Graduação em Bacharelado ou Licenciatura em Química e Doutorado em Ensino de Química ou Educação Química ou Doutorado em Ensino de Ciências ou Doutorado em Educação ou Doutorado em Química.
Departamento de Lotação: Instituto de Química – IQ.
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva-DE.
Vagas: 01 (uma) vaga.

Nível: 1
Classe: A
Área de Conhecimento: Ensino de Química.
Requisito Básico: Graduação em Bacharelado ou Licenciatura em Química e Mestrado em Ensino de Química ou Educação ou Mestrado em Ensino de Ciências ou Mestrado em Educação ou Mestrado em Química.
Departamento de Lotação: Instituto de Química – IQ.
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva-DE.
Vagas: Caso haja disponibilidade de código de vaga e havendo se esgotado a lista de classificados para o cargo de Adjunto "A", poderão ser convocados os candidatos dos cargos subsequentes.

Mais informações


Fonte: Ricardo Gauche (UnB)


2. Concurso para professor de química (DE) - UFRN

O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará concurso para a classe de Professor Adjunto – A, em regime de dedicação exclusiva, cuja área de atuação e o perfil requerido dos candidatos sãos seguintes:

Área: Química Orgânica
Nº de vagas: 01
Perfil dos candidatos: Licenciatura ou Bacharelado em Química ou em Química Industrial, com doutorado em Química.

Oprofessor contratado atuaráprincipalmente nos Bacharelados de Química e de Química do Petróleo, na Licenciatura em Químicae no Programa de Pós-Graduaçãoem Química, e disporá de boas possibilidades para desenvolver atividades de pesquisa e de extensão, especialmente integrando-se àgrupos já existentes no Instituto, podendo enriquecê-los com novas linhas de pesquisa ou com outras ações acadêmicas.

OInstituto de Química conta atualmente com 54 professores e dispõe de uma Central Analítica, em cujos laboratórios existem equipamentos para microscopia eletrônica; fluorescência e difração de raios X; cromatografia líquida e gasosa; técnicas termoanalíticas (DSC, DTA, TGA e TMA); espectroscopia por emissão de plasma (ICP-OES); espectrometria de massa (ICP-MS); espectrofluorimetria; espectroscopias de absorção atômica, de infravermelho, e de visível e ultravioleta; aparelhos para eletroquímica e eletroanálise; e outros instrumentos de uso rotineiro em laboratórios. Espera-se que em pouco tempo, o IQ disponha de equipamentos para espectroscopia Raman e de RMN (300 e 600 MHz), já havendo projetos aprovados para aquisição desses equipamentos.

Candidatos que ainda não concluíram o doutorado poderão participar do concurso, uma vez que a apresentação do diploma correspondente, apesar de ser o de maior pontuação na prova de títulos, só será obrigatória no ato de posse dos candidatos aprovados.

As inscrições ocorrerão no período de 20 de julho a 18 de agosto de 2016 e as provas serão realizadas entre 16 de outubro e 18 de novembro de 2016.

O Edital No 006/2016 completo e os programas podem ser vistos nos endereços eletrônicos: http://www.progesp.ufrn.br/concursos ou http://www.quimica.ufrn.br

Contatos: Telefones 84 33422323, ramais 131 ou 134.

Email: instituto@quimica.ufrn.br


Fonte: Ótom Anselmo de Oliveira (IQ-UFRN)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Programa CAPES de Duplo Diploma com Case Western Reserve University

Estão abertas as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides entre Case Western Reserve University (Departmentof Macromolecular Science andEngineering, CWRU, EUA, (http://engineering.case.edu/emac/macro-capes)e uma dentre as seguintes instituições brasileiras:

• PUC-Rio (PEM - PPG em Engenharia Mecânica)
• UFRJ (TPQB - PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos)
• UFSCar (PPGCEM - PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
• UFRGS (PPGQ - PPG em Química)

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. Nesta parceria entre CWRU e algumas Instituições de liderança no Brasil, será oferecido um programa de Duplo Doutorado de excelência internacional onde serão exploradas as potencialidades de cada Instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia.

O programa admite alunos com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU (EUA) e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a Tese. Os alunos aceitos receberãobolsa de estudo da CAPES. As disciplinas serão realizadas no Brasil, e a língua oficial e única do programa é o inglês.

Candidatos que já tenham título de doutorado não poderão participar do programa, assim como aqueles que já tenham recebido bolsa de doutorado de agência de fomento brasileira, seja na modalidade plena ou sanduíche, no Brasil ou no Exterior.

A inscrições serão realizadas entre 10 de junho e 30 de julho de 2016, para início em 29 de agosto de 2016. A documentação necessária, a ser fornecida exclusivamente em Inglês, é:
1. Formulário de inscrição de CWRU
2. Formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência
3. Carta de intenção do candidato
4. Currículo Lattes do candidato
5. Três cartas de recomendação
6. Grau mínimo de 90 obtido no Exame TOEFL,até 31 de dezembro de 2016

Os resultados serão divulgados até 10 de agosto de 2016.

Esta documentação tem que ser enviada diretamente para o coordenador do Programa em CWRU, através dos e-mails: joao.maia@case.edu e tac77@case.edu. Mais informações podem ser obtidas em: http://engineering.case.edu/emac/macro-capesou pelo e-mail: joao.maia@case.edu.


Fonte: Paulo Henrique Schneider (UFRGS)



  OUTRAS VAGAS

1. Vaga para Pesquisador II - Linha de Luz CARNAUBA do SIRIUS/LNLS

Descrição de atividades:

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está projetando e construindo em Campinas uma nova Fonte de Luz Síncrotron (Sirius) que será uma das mais brilhantes do mundo na sua faixa de energia. As linhas de luz em construção para o Sirius/LNLS baseiam-se em tecnologias avançadas em diversas áreas de engenharia e de técnicas sincrotron. A linha CARNAUBA está sendo desenhada para produzir um feixe de raios x coerente focalizado em dimensões nanométricas. Ela será dedicada ao estudo de uma ampla gama de materiais utilizando técnicas de difração, absorção e fluorescência de raios x.

Mais informações


Fonte: Elisa Turczyn (LNLS)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299