.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1257

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/02/2017



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público de provas e títulos para Pesquisador - UNICAMP

A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Diretoria de Administração de Pessoal, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, para preenchimento de 01 (uma) vaga na função de Pesquisador (Pq), nível C, junto à área de Química Analítica, da Divisão de Química Analítica do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA, da Universidade Estadual de Campinas.

As inscrições estarão abertas de 15 de fevereiro a 15 de março de 2017.

Mais informações


Fonte: Mary Ann Foglio (UNICAMP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidade de bolsa de pós-doutoramento - CNPq

Oportunidade de bolsa de pós-doutoramento - CNPq
Período; 7 meses
Agência: CNPq
Projeto: desenvolvimento de biocélulas a combustível
Doutores com formação em eletroquímica ou bioquímica
Início: 01/03/2017
Enviar curriculum para Profa. Dra. Adalgisa R. de Andrade (ardandra@ffclrp.usp.br)


Fonte: Adalgisa R. de Andrade (FFCLRP/USP)



  OUTRAS VAGAS

1. Participe de uma das maiores competições de comunicação científica do mundo!

Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Então, o FameLab é perfeito para você!

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil, em parceria com o CNPq, a Confap e a Fapesp.

Inspire-se com os participantes das edições anteriores e inscreva-se!

Mais informações


Fonte: FameLab Brasil


2. Unesco abre concurso de curta metragem sobre mulheres na ciência

A Oficina Regional de Ciências da Unesco para América Latina e Caribe está convocando produtores para um curta metragem animado que reflita a importância das mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática ( disciplinas STEM).

Os participantes terão a oportunidade de realizar um curta metragem utilizando diferentes técnicas de animação como desenhos animados, stop motion, rotoscopia, animação computadorizada, entre outras.

O curta metragem vencedor receberá um prêmio de três mil dólares e o segundo e terceiro colocados receberão um certificado da Unesco Montevideo.

Informações sobre como participar, especificações técnicas do filme e outras podem ser encontradas no edital.


Fonte: Ascom ABC


3. Preocupados com futuro da ciência, cientistas se organizam em Marcha em Washington

Com um desejo de trazer à tona a discussão sobre a ciência e pesquisa na sociedade e divulgar a importância do saber científico, cientistas, pesquisadores e simpatizantes da área vem se organizando na Marcha pela Ciência, que acontecerá no dia 22 de abril, em Washington.

A iniciativa começou com uma parceria entre Caroline Weinberg, escritora científica e educadora de saúde pública e Jonathan Berman, pesquisador da Universidade do Texas, que, preocupados com os rumos que a política americana vem tomando, acreditavam que a sociedade científica deveria se unir. Ainda que a motivação do tweet de Caroline que deu início à parceria tenha sido sua preocupação com os impactos das políticas de Trump na ciência, o grupo de organizadores defende que a Marcha não é partidária.

A dupla se uniu a Valorie Aquino, doutorando de antropologia e, num esforço de comunicação, conseguiu cerca de 300 mil seguidores na conta da Marcha no Twitter, um grupo no Facebook e um site onde vendem camisas para arrecadar fundos. O trio formou ainda um comitê que se organiza nas redes sociais para divulgar a marcha.

Importantes associações já mostraram apoio à ação como a Earth Day Network, a Sigma Xi, relevante sociedade de pesquisa, e a AAPA (Associação Americana de Antropólogos Físicos). Esta última cancelou, inclusive, a reunião do último dia de seu encontro anual, que aconteceria no mesmo dia da Marcha, para que os que estariam presentes no encontro pudessem mostrar apoio à ação.

O movimento se espalhou não só pelos Estados Unidos como também por outros países, principalmente da Europa, que se mobilizaram em torno da iniciativa e criaram suas próprias Marchas locais. No site da ação é possível se inscrever e localizar uma marcha em sua região ou se inserir em uma rede de contatos para que uma nova possa ser criada.


Fonte: Ascom ABC com informações da revista Science








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299